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Time de alta performance: qual sua importância e como estruturá-lo?

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Contar com uma equipe de colaboradores altamente qualificados, comprometidos e engajados às metas da empresa faz toda a diferença para que a organização se destaque no mercado, qualquer que seja o seu porte. Assim, mesmo que você tenha poucos funcionários, vale a pena formar um time de alta performance para impulsionar os negócios. 

Esse termo (equipe de alta performance) é usado quando todos os colaboradores têm habilidades complementares e as usam para garantir os melhores resultados para a empresa. Para conseguir formar esse time, a contratação criteriosa, os programas de treinamento e motivação e a sabedoria do líder, ao lidar com as pessoas sob seu comando são fundamentais.

Quer entender como colocar isso em prática? Então acompanhe em nosso post quais as habilidades necessárias para estruturar uma equipe com essas características!

Entenda o conceito de time de alta performance

Quando se fala em equipe de alto desempenho, ou alta performance, a ideia principal é a de sinergia entre todos os colaboradores. Em muitos casos, as empresas contratam profissionais altamente qualificados, mas que têm dificuldades em se integrar ao restante dos funcionários.

Em outras situações, esse profissional não sente que suas habilidades estão sendo valorizadas, o que leva à desmotivação. E isso acaba resultando em sua saída da empresa, trazendo diversos problemas, como a necessidade de nova contratação e treinamento, custos trabalhistas e até a sensação de insatisfação dos demais membros da equipe. 

Assim, o conceito de time de alta performance está relacionado ao trabalho em equipe, na qual todos os integrantes têm habilidades complementares e se sentem motivados e alinhados aos propósitos da empresa

Além disso, é fundamental que esses colaboradores tenham confiança uns nos outros e reconheçam seu trabalho como importante para os resultados da empresa. Algumas características individuais de profissionais que integram times de alto desempenho são:

  • compreensão e alinhamento aos valores da empresa;
  • flexibilidade para se adaptar a diferentes ambientes e circunstâncias;
  • empatia nos relacionamentos e capacidade de gerenciar conflitos;
  • curiosidade para aprender e inteligência emocional para entender críticas construtivas, que possam levar à melhoria dos resultados;
  • proatividade e comprometimento.

Descubra como formar uma equipe de alta performance

Como é possível perceber em qualquer tipo ou porte de empresa é possível ter uma equipe sólida que consiga executar as tarefas com sinergia e tenha como objetivo melhorar os resultados. Mesmo um pequeno comércio consegue fazer isso, motivando seus vendedores e profissionais administrativos a cumprirem metas comuns e reconhecendo tanto os esforços individuais quanto os do grupo.

Para isso, é necessário que o líder da equipe tenha uma visão integrada do negócio e saiba inspirar os colaboradores, direcionando o trabalho de maneira gentil, antecipando possíveis conflitos e propondo metas motivadoras. Veja algumas dicas para conseguir estruturar um time assim em sua empresa!

Saiba contratar

Certamente a qualificação do candidato é essencial, especialmente no caso de negócios ou cargos que demandem mais conhecimento técnico. No entanto, como explicamos, os profissionais precisam ter outras características que permitam a sua integração à equipe.

Observe questões como flexibilidade, empatia, educação e desejo de aprender. Além disso, analise se o profissional tem habilidades complementares aos demais membros da equipe. 

Por exemplo, é possível contratar um vendedor que tenha conhecimentos de marketing e desenvoltura para conversar com os clientes e outro com excelente capacidade de escrever, que possa fazer propostas mais elaboradas e criar materiais capazes de converter novos clientes.  

Durante a seleção, ainda, é possível propor uma situação de conflito, para avaliar como o candidato a resolveria. Se houver a possibilidade de uma dinâmica de grupo, melhor ainda, pois será possível observar como a pessoa se comporta em uma equipe. 

Tenha atenção ao perfil dos profissionais

Para conseguir desenvolver o potencial de cada profissional, é importante conhecer as características e perfil comportamental de cada um. Confira como reconhecer:

  • quem tem o perfil executor, geralmente, é uma pessoa objetiva, capaz de cumprir prazos e manter o foco nas prioridades do negócio;
  • já o perfil do comunicador se refere a pessoas com maior capacidade de interagir com o grupo e, com isso, conquistar a confiança da equipe e desenvolver novas habilidades;
  • pessoas com maior capacidade analítica costumam ser detalhistas e perfeccionistas, o que resulta em pouca flexibilidade. Por isso, o ideal é que esse profissional seja inserido em um grupo com outros perfis de comportamento;
  • quem tem habilidade de planejamento costuma ser aquele colaborador que garante confiança à equipe. Porém, também é importante que esteja inserido em um grupo com outros perfis, para garantir a comunicação, o cumprimento de metas e de prazos e a fluidez do trabalho.

Estimule os colaboradores

Não basta contratar corretamente e ter um time coeso, com habilidades e comportamentos complementares. A equipe precisa, constantemente, se sentir motivada. Para tanto, o estabelecimento de metas e a valorização dos comportamentos positivos é essencial. 

Várias ações podem ser colocadas em prática para demonstrar o reconhecimento: uma promoção, um prêmio ou mesmo uma nova oportunidade de aprendizado, como a participação em um curso ou workshop. No entanto, lembre-se de que esse processo deve ser entendido como um benefício e não outra obrigação. 

Saiba como interagir com cada funcionário

Há pessoas que preferem receber instruções por escrito, pois conseguem ler com calma as orientações, antes de colocá-las em prática. Outras, gostam de ser orientadas sobre suas tarefas durante uma conversa, já esclarecendo todas as dúvidas e mostrando os seus pontos de vista. 

Ao perceber qual a melhor forma de contato com cada membro da equipe, o relacionamento se torna melhor e os resultados são atingidos mais facilmente. Por isso, tenha atenção ao perfil e características de cada indivíduo. Procure estabelecer a comunicação de forma que promova uma relação de empatia com os demais. Isso ajuda a eliminar barreiras de comunicação.

Evite alguns erros comuns na contratação e motivação de colaboradores

Para garantir o sucesso e o bom desempenho da equipe, além de seguir todas essas dicas, é fundamental que os colaboradores se identifiquem com os propósitos da empresa. Por isso, a liderança deve ser transparente acerca dos projetos, metas e posicionamento da empresa. Para ilustrar, um profissional vegano dificilmente conseguirá ver algum propósito em uma indústria de couro. 

Assim, o alinhamento da equipe, a motivação pelos resultados do negócio e o bom direcionamento fazem toda a diferença para estruturar um time de alta performance, no qual todos se sintam satisfeitos e tenham capacidade para atingir todo o seu potencial.

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