Como formar uma equipe de alta performance: veja 5 estratégias!

3 minutos para ler

Não tem erro: toda empresa precisa investir na qualidade dos funcionários para decolar no mercado. Mas nessa hora é comum pensar em como formar uma equipe de alta performance. Para resolver a questão, este artigo apresenta 5 dicas que ajudam a alinhar o rendimento dos colaboradores.

A seguir, conheça algumas estratégias necessárias para os gestores formarem uma equipe de peso e alcançarem resultados positivos. Boa leitura!

Que 5 dicas ajudam a ter uma equipe de alta performance?

1. Invista no desenvolvimento dos colaboradores

O mercado está em permanente mudança e, por isso, os funcionários devem se manter atualizados. Assim, quem deseja ter uma equipe de alta performance precisa incentivar os colaboradores a se capacitarem, seja ocupando novas funções, seja aperfeiçoando-se com a ajuda de cursos.

2. Implemente uma cultura de feedback

O feedback é um passo crucial para harmonizar a equipe, apontando para os membros aspectos que podem ser revistos no cotidiano. Essa etapa deve ser encarada com leveza e responsabilidade pelo gestor, para que o retorno não seja levado para o lado pessoal, mas incida sobre o comportamento do profissional.

Por isso, o retorno sobre o trabalho dos colaboradores da empresa não deve ser encarado pela gestão como uma repreensão, mas, sim, uma oportunidade para a equipe rever ações e repensar posturas conjuntamente.

3. Tenha um time diverso

A alta performance da sua equipe depende também da seleção dos candidatos, uma vez que é preciso priorizar perfis com a capacidade de assumir funções distintas. Para isso, o gestor deve garantir que os recrutados correspondam a alguns critérios, além de terem um comportamento que respeite a cultura empresarial.

4. Tenha uma gestão transparente

Gestão transparente é aquela que consegue manter um canal de comunicação aberto com os funcionários, explicando a eles como e por que as decisões são tomadas.

5. Dê autonomia aos funcionários

Toda empresa tem alguma linha hierárquica que comporta as posições dos funcionários, mas é preciso investir em autonomia para ter uma equipe de alto desempenho. Nesse sentido, identifique o potencial de cada pessoa e deixa-a mais livre para sugerir opiniões e resolver demandas.

Quais são os erros mais comuns?

Para trabalhar apenas com pessoas competentes, você deve se desviar de alguns erros ao alinhar o desempenho da equipe. Primeiramente, a comunicação interna e externa à empresa deve ser bastante clara, pois o rendimento do negócio depende da compatibilidade entre colaboradores e público externo, evitando ruídos e mal-entendidos.

Outro erro é não definir as metas, que servem como uma espécie de bússola para o crescimento da marca. Ao mesmo tempo, o plano administrativo guia a equipe e deixa evidente para os funcionários o que eles têm de fazer para alcançar os objetivos em determinado tempo.

Nesse artigo, você identificou como formar uma equipe de alta performance a partir do desenvolvimento e da autonomia dos funcionários, de um time diversificado e da gestão transparente. Mas, para melhorar esse desempenho, tenha cuidado ao elaborar metas e comunicar-se internamente com os colaboradores.

Esse artigo foi útil para você? Para investir em uma equipe de alta performance, conte com a ajuda de quem entende desse assunto. Entre em contato com o Sebrae Alagoas pelo telefone 0800-570-0800 ou pelo WhatsApp (82) 99999-5519, e cresça o seu negócio!

Posts relacionados

Deixe um comentário