Como capacitar sua equipe e montar um time de alta performance

7 minutos para ler

Um dos maiores desafios na gestão de um negócio é a capacitação da equipe. E para montar um time de alta performance, o gestor encara um duplo desafio: encontrar profissionais que atendam às necessidades da empresa e aprimorar as competências da equipe já existente. 

Não é por acaso que o investimento em capacitação tem sido empregado como uma estratégia competitiva na hora de inovar no negócio. Afinal, colaboradores qualificados que atuam de acordo com as necessidades da empresa contribuem com ótimos resultados para sua organização.

Selecionamos algumas ações que vão ajudar você. Não perca!

O que é uma equipe de alta performance?

Um time de alta performance pode ser entendido como um grupo de pessoas com competências e talentos complementares. São profissionais que estão comprometidos e alinhados com um objetivo comum: o sucesso do seu negócio. Esses colaboradores têm ainda:

  • visão clara dos objetivos e metas da empresa;
  • motivação e comprometimento;
  • ações alinhadas com o objetivo de promover seu negócio;
  • habilidade na resolução de problemas e no gerenciamento de conflitos;
  • aptidão para lidar com a cultura digital;
  • comunicação eficaz e boa relação no ambiente de trabalho.

Essas competências são o ponto de partida para você construir um time de alta performance. Existem outras características que variam de acordo com as demandas de cada empresa.

E como é possível aprimorar sua equipe para que ela atinja esse nível de excelência? É o que você vai descobrir a seguir.

Quais são as ações essenciais para a capacitação da sua equipe?

Apesar de ser um desafio, a gestão de pessoas permite que você consiga capacitar seus colaboradores de acordo com o planejamento estratégico do negócio. Selecionamos sete ações que você pode adotar em sua empresa agora mesmo. Confira:

1. Faça um diagnóstico da equipe

Antes de implementar qualquer medida de capacitação de sua equipe, você precisa entender qual o perfil profissional adequado para atender às necessidades de seu negócio.

Em seguida, faça uma análise do perfil de seus atuais colaboradores e identifique quais as habilidades precisam ser melhor desenvolvidas. A partir disso, é possível identificar as melhores soluções para que seus colaboradores atinjam a alta performance.

2.Fique atento ao processo de recrutamento

Durante o diagnóstico inicial, você conseguiu identificar as competências ideais para montar um time de alta performance em seu negócio. Essas informações são valiosas também durante o processo de seleção de novos colaboradores.

Procure por profissionais com excelência naquilo que fazem, mas que tenham habilidades que complementam os talentos que já fazem parte da empresa. Esse futuro colaborador também deve se mostrar alinhado à missão e aos valores do seu negócio. Quanto mais ele se mostrar identificado ao perfil da sua empresa, maior será o engajamento e o comprometimento desse profissional com o trabalho.

3. Ofereça cursos e treinamentos

A qualificação é a chave para o aumento da produtividade e estímulo à inovação que antecipa as mudanças de mercado. Assim como você procura se preparar para encarar os desafios do seu negócio, a sua equipe também necessita desse investimento.

Ofereça cursos e treinamentos de capacitação profissional e incentive aqueles colaboradores que vêm buscando aperfeiçoar suas habilidades por conta própria.

Investir no capital intelectual de seus profissionais faz com que eles percebam ainda o quanto são importantes para o sucesso do negócio. Como consequência, há uma maior motivação para a busca de resultados.

4. Estabeleça metas objetivas

Metas eficientes são aquelas capazes de estimular a equipe na busca de soluções. Pensando nisso, no momento em que estiver traçando os propósitos do negócio, você precisa desenvolver um plano de trabalho coerente, com metas objetivas e claras. Não se esqueça de definir prazos e dividir as responsabilidades.

Quando for definir um norte para o controle financeiro, não se contente em dizer que espera diminuir 20% dos gastos. Estabeleça como essa redução de despesas deve ser realizada em um mês, por exemplo. Desse modo, a equipe é capaz de pensar em soluções para atingir essa meta com mais precisão e dentro do prazo estipulado.

5.Priorize as ações coletivas

O trabalho em equipe estimula o engajamento dos colaboradores no cumprimento das metas e na busca por soluções inovadoras com maior rapidez e eficiência. Por isso, para montar sua equipe de alta performance, é necessário priorizar mais as ações coletivas. 

A gamificação tem sido uma ferramenta importante no estímulo e no desenvolvimento do trabalho em equipe nas empresas. Em linhas gerais, ela utiliza conceitos do mundo dos games para incentivar a equipe a atingir determinado objetivo. Além de estimular a cooperação entre os colaboradores, a gamificação pode tornar o ambiente de trabalho mais agradável e divertido.

6. Desenvolva a cultura do feedback

Muitos gestores se sentem desconfortáveis em compartilhar suas impressões sobre determinado membro da equipe. Quando o fazem, concentram-se apenas nos aspectos negativos do seu desempenho. Com isso, o destinatário desse feedback pode ficar na defensiva, levando a crítica para o lado pessoal, o que prejudica o ambiente de trabalho e a motivação desse colaborador.

A melhor maneira de acabar com esse problema é instituir um programa de feedback. Em vez de esperar um deslize ou dificuldade para falar sobre a performance da equipe, estabeleça sessões regulares para conversas sobre o desempenho. 

O importante é que o feedback seja empregado como uma ferramenta de desenvolvimento desses profissionais e não uma forma de punição e constrangimento. Ao conduzi-lo, lembre-se de:

  • ser breve;
  • destacar os pontos positivos;
  • apoiar seu comentário com fatos concretos;
  • focar sempre no resultado, nunca na pessoa. Evite dizer: “Você não conseguiu atingir a meta de vendas”. Prefira: “Percebi que a meta de vendas ainda não foi alcançada.”;
  • evite o emprego de palavras como: sempre, nunca, tudo ou nada;
  • abra espaço para que o colaborador comentar o feedback recebido;
  • ofereça ajuda.

7. Desempenhe seu papel de líder

O comportamento de um time é o reflexo das ações de seu gestor. Logo, um time de alta performance só existe sob uma liderança também de alta performance.

Seja uma inspiração para seus colaboradores! Mostre comprometimento e engajamento pelos resultados e colabore com um bom ambiente de trabalho, buscando aprimorar as suas competências.

Outra característica de uma boa liderança é o diálogo constante com a equipe. Mostre-se aberto às opiniões dos profissionais. Eles estão em contato diário com os processos do seu negócio e podem ser capazes de identificar o que precisa ser melhorado. Por fim, não deixe de incentivar a inovação e o desenvolvimento de novos projetos. 

Contribuir para a capacitação da equipe resulta na formação de um time de profissionais de alta performance. Esses colaboradores conseguem otimizar o tempo de trabalho, são mais engajados e encontram alternativas criativas para a resolução dos problemas do seu negócio. 

Gostou deste artigo? Então compartilhe essas dicas de gestão de pessoas em suas redes sociais!

Posts relacionados

Deixe um comentário