como manter a produtividade como manter a produtividade

4 dicas para manter a produtividade e a motivação da equipe no pós-pandemia

4 minutos para ler

A pandemia do novo coronavírus trouxe algumas mudanças organizacionais. Muitos negócios foram obrigados a fechar as portas, enquanto outros seguiram à procura de estratégias para garantir o funcionamento e a eficiência das operações. Nesse contexto, um dos maiores desafios para as lideranças foi pensar em como manter a produtividade e a motivação da equipe.

O home office foi uma das estratégias adotadas para as equipes atenderem às demandas profissionais durante o período de isolamento social. No entanto, é preciso lembrar que esse modelo de trabalho também é uma alternativa que pode ser adotada por sua empresa para que ela saia mais forte dessa fase.

Você confere a seguir os impactos do trabalho remoto no ambiente pós-pandemia. Reunimos também quatro dicas que podem motivar os seus funcionários e, ao mesmo tempo, ajudar na manutenção da produtividade do seu negócio. Vamos lá?

O impacto do home office na dinâmica e no trabalho 

O trabalho remoto não fazia parte da estratégia de muitas empresas antes da pandemia, o que exigiu das lideranças uma reflexão sobre como orientar o trabalho da equipe à distância. À medida que esse modelo foi adotado, esses empreendedores perceberam que essa ferramenta pode atender diferentes tipos de negócios e áreas de atuação trazendo benefícios, como:

  • redução de custos operacionais e logísticos;
  • alinhamento do negócio às novas estratégias de gestão e operação;
  • atração e retenção de talentos que buscam novos modelos de trabalho;
  • melhoria da qualidade de vida dos colaboradores;
  • aumento da produtividade da equipe. Uma pesquisa apontou que funcionários, em regime remoto, trabalham mais de três semanas adicionais por ano em comparação com os colegas que vão para a empresa.

Por isso, as empresas têm visto essa alternativa como uma maneira de manter a produtividade e a motivação da equipe do home office no pós-pandemia. Trouxemos 4 dicas que podem ser adotadas em seu negócio.

1. Avalie o esquema de trabalho remoto

Em conjunto com a equipe, construa uma estratégia que funcione para todos. Se o home office já foi adotado, investigue se as ferramentas e as ações adotadas até agora ajudaram a manter a produtividade.

Se for iniciar esse esquema de trabalho, é preciso pensar sobre os métodos para a colaboração e a comunicação da equipe, bem como o tipo de acompanhamento das atividades e o suporte que a empresa irá oferecer aos colaboradores.

2. Flexibilize os horários de trabalho

Funcionários em home office nem sempre conseguem manter a rotina normal de 8 horas – divididas em dois blocos – especialmente se têm filhos em casa.

Para manter uma equipe de alta performance, faça uma lista das tarefas a serem realizados pelo time, sinalizando também os prazos de entrega, mas permita que cada um organize o horário de trabalho de acordo com as necessidades individuais.

Isso permite que eles consigam atender as demandas pessoais sem afetar a produtividade.

3. Alinhe a missão, visão e valores da empresa 

Reserve um momento da reunião para relembrar esses elementos, mostrando como eles estão presentes em todas as atividades realizadas pelo time.

Os reforços desses valores conferem a identidade da empresa e ajudam o profissional a entender que, mesmo à distância, ele continua fazendo parte de uma equipe.

Esse reconhecimento é um recurso importante para a empresa e faz com que o profissional se sinta mais estimulado e disposto a trabalhar. 

4. Ofereça feedbacks frequentes

O home office deixou muitos profissionais inseguros com essa nova dinâmica. Nesse sentido, o feedback constante é uma maneira de mostrar à equipe como ela tem se saído trabalhando remotamente.

Antes de apresentar os pontos a melhorar, é importante reconhecer os esforços do time na adaptação a esse novo regime de trabalho.

Para crescer na crise, as empresas precisam se adaptar. O home office é uma ferramenta com impactos positivos para os negócios e que também atende as demandas dos empreendedores, além de manter a produtividade e a motivação da equipe durante e após a pandemia.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe o artigo nas redes sociais e ajude outros empreendedores a tornarem os colaboradores mais motivados e produtivos.

Posts relacionados

Deixe um comentário