Inteligência coletiva: saiba o que é e como estimular a sua equipe

6 minutos para ler

Você sente sua equipe sem harmonia e sem foco nos objetivos em comum? Essa é uma preocupação comum entre gestores e, por isso, muitos buscam conceitos e estratégias que possam ajudar a mudar esse cenário. Neste artigo, mostraremos como a inteligência coletiva é um dos caminhos para potencializar a performance dos times de talentos.

O engajamento dos profissionais com a empresa e com a própria equipe é um dos temas mais falados atualmente. Tanto é que existe um aumento da procura por pessoas com “mente de colmeia” para integrar os times.

Vamos compartilhar com você o que significa essa expressão e como ela é aplicada no contexto organizacional. Você vai descobrir como estimular os colaboradores a buscarem um senso de coletividade. Continue a leitura e entenda!

O que é inteligência coletiva?

A ideia de inteligência coletiva parte do princípio de que cada indivíduo tem em si partículas de diversos conhecimentos. As ideias, as experiências, as percepções, as linguagens e os saberes que cada um tem dentro de si têm valor. E, quando várias pessoas se conectam e compartilham esses fragmentos, existe a construção de um conhecimento sólido.

Um dos autores responsáveis por delinear o conceito de inteligência coletiva foi Pierre Lévy, que estudou como as tecnologias de informação passaram a expandir as possibilidades de troca de conhecimento entre pessoas de todo o mundo.

Para Thomas Malone, professor do Massachusetts Institute of Technology (MIT), a inteligência coletiva acontece quando indivíduos agem coletivamente de forma inteligente. Ele traz esse conceito para o ambiente corporativo e afirma que, para prosperar, empresas precisam adotar sistemas mais democráticos e menos hierárquicos, valorizando também o resultado positivo da integração entre pessoas e ferramentas de inteligência artificial.

Como essa ideia se aplica em empresas?

Um estudo feito pela Universidade de Stanford mostrou que pessoas que têm a possibilidade de atuar em grupo apresentam maior motivação, prazer em realizar as tarefas e persistência. Além disso, a pesquisa mostrou que a performance de um indivíduo que se sente parte de uma equipe é mais satisfatória.

Pesquisas como essa e questões apontadas por especialistas passaram a mostrar aos gestores que o trabalho em equipe é um fator decisivo no sucesso de um negócio. Por isso, pensar em inteligência coletiva na organização é também pensar em como unir as mentes dos colaboradores em prol de um mesmo objetivo.

Existem dois conceitos que valem a pena levar em conta quando falamos de comportamentos de grupos. Um deles é chamado de “efeito de manada”, quando as pessoas vão repetindo ações umas das outras, sem planejamento, sem direção e, na maioria das vezes, apenas focando o benefício próprio.

Pensando em uma manada, ao se sentirem ameaçados, os animais correm todos para a mesma direção por instinto. Muitos podem nem entender qual é a ameaça e outros podem acabar se esquecendo de proteger os que ficam. Na organização, esse comportamento não é desejado, já que pode potencializar problemas como desmotivação, competitividade e individualismo.

Já o conceito de “mente de colmeia”, também chamado de “mente grupal”, é muito mais atrativo para o ambiente corporativo e pode ser melhor associado à inteligência coletiva. Assim como em uma colmeia de abelhas, onde todas colaboram para o bem comum, uma equipe com essa mentalidade tem colaboradores com visão macro das necessidades da organização.

Cultivando um pensamento de colmeia, os profissionais conseguem se reunir para compartilhar saberes e construir conhecimentos valiosos para a empresa. As decisões são mais bem pensadas e os projetos obtêm resultados mais satisfatórios por conta da união do potencial dos diversos talentos que integram o time.

Como estimular a inteligência coletiva?

Você com certeza já percebeu que fomentar a inteligência coletiva nas equipes pode transformar o desempenho. Separamos algumas iniciativas que podem ajudar a estimular isso em sua empresa. Veja abaixo.

Incentive uma comunicação aberta

A comunicação é uma ferramenta fundamental no processo de busca por coletividade. É preciso que haja um espaço aberto para que profissionais se sintam à vontade para compartilhar seus conhecimentos e propor soluções para a equipe. O ambiente de trabalho precisa ser um espaço de trocas saudáveis para que mudanças positivas ocorram.

Transforme o modo de liderar

Alguns modelos de liderança acabam desencorajando uma participação mais engajada e integrada por parte dos colaboradores. Líderes extremamente autoritários, por exemplo, não dão espaço para que os talentos levantem ideias e exercitem a criatividade. Já lideranças mais democráticas valorizam as experiências de cada um e entendem que a partir da troca é possível alcançar uma inteligência coletiva.

Crie programas de compartilhamento

Uma iniciativa que muitas empresas têm adotado para promover a construção de conhecimento na coletividade são os programas de compartilhamento de saberes. Neles, cada profissional é incentivado a dividir com os colegas algo que possa acrescentar na vivência individual e da equipe. Dessa maneira, informações que antes estavam limitadas a apenas um colaborador são espalhadas por toda a empresa.

Estimule a criatividade

As reuniões de brainstorming, que são características da publicidade, são um método interessante para estimular a criatividade na equipe. Nelas, todos os integrantes são convidados a sugerir ideias para algum projeto, sem restrições ou julgamentos. Esses momentos são valiosos para a inteligência coletiva, já que um pensamento pode complementar o outro para criar a solução ideal que está sendo buscada.

Valorize as individualidades

Outro fator essencial para gestores que desejam estimular a inteligência coletiva na organização é a valorização das individualidades. É necessário entender que cada colaborador carrega consigo uma bagagem cultural e profissional que pode agregar ao time. Em um cenário que várias gerações se cruzam no ambiente corporativo, a diversidade pode ser um trunfo para o processo de construção de conhecimentos.

Um time de talentos com mente de colmeia é o que você procura? Esperamos que esse artigo tenha ajudado você a entender o que é inteligência coletiva e como é possível conduzir sua gestão de modo a fomentar esse comportamento. Assim, você terá uma equipe engajada nos objetivos da empresa e consciente da importância do trabalho em equipe.

O Sebrae Alagoas pode ajudar você a delinear as melhores estratégias para potencializar a gestão do seu negócio. Entre em contato conosco e conheça as soluções para empreendedores e empresas!

Posts relacionados

Deixe um comentário