O que é valor agregado O que é valor agregado

Descubra o que é valor agregado e por que ele é importante para o seu negócio!

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Muito se fala sobre a importância da experiência do cliente na jornada de compra e o diferencial de agregar valor aos produtos e serviços oferecidos. No entanto, você sabe o que é valor agregado e como esse conceito pode ser aplicado em seu negócio?

De forma resumida, podemos dizer que o valor agregado é um benefício que vai além das finalidades da mercadoria ou do serviço comprado pelo consumidor. A cortesia no atendimento, a qualidade do item comercializado ou qualquer outro elemento associado, que possa ser traduzido pelo cliente como algo positivo, que contribui para a fidelização e impulsiona os resultados da empresa

Quer descobrir como criar esse valor agregado e encantar os clientes? Então, continue a leitura de nosso post!

Entenda melhor o que é valor agregado

Como explicamos, esse valor vai além do preço (monetário) do produto ou serviço. É algo bastante subjetivo, que o cliente percebe como um benefício ou diferencial exclusivo.

Apesar de o bom atendimento agregar valor à sua marca ou produtos, é importante destacar que só isso não basta. Afinal, gentileza e educação ao lidar com os clientes é indispensável. Assim, as empresas precisam ir além e verdadeiramente surpreender o público. 

Quer um exemplo simples para ilustrar? Um mesmo presente, entregue em uma embalagem comum com o logotipo da loja tem menos efeito do que o mesmo item, em uma caixa bonita, com um laço brilhante e um cartão, não é? 

Isso acontece, porque o estímulo visual chama a atenção e desperta a curiosidade de quem está recebendo o presente, enquanto o cartão faz com que a pessoa se sinta especial — principalmente se for personalizado. 

Essa lógica vale para vários produtos e serviços e foi aplicada por muitas empresas, durante a pandemia, para estabelecer vínculos com os consumidores. Entregas delivery com um bilhetinho escrito a mão para cada cliente e o envio de uma cortesia não solicitada (como amostras grátis ou um código promocional para compras futuras) foram algumas estratégias aplicadas. 

Ao ser surpreendido de forma positiva, o consumidor tende a valorizar mais a marca e o fornecedor, voltando a comprar novamente, ou seja, tornando-se fiel. Independentemente do preço pago pelo item, aquela mercadoria ou serviço passa a ter mais valor aos olhos de quem a adquire ou contrata.

Descubra como agregar valor à sua marca

Existem várias estratégias para isso, que se misturam e podem ser utilizadas em conjunto, com o objetivo de encantar o cliente e garantir uma boa experiência de compra. Confira algumas dicas!

Invista em treinamento

É importante que o atendimento seja o melhor possível, em qualquer etapa da jornada de compras do cliente. Ou seja, desde o momento em que ele procura informações até a etapa do pós-venda. 

Para isso, a equipe precisa de inspiração e motivação. Estabeleça metas, envolva os colaboradores nos projetos da empresa, valorize o desempenho de cada um e faça com que tenham afinidade com os propósitos da empresa. O uso de gamificação, por exemplo, é uma estratégia inovadora para promover o engajamento.

Ofereça vários canais de atendimento 

Muitas empresas são criticadas por consumidores por não ofertarem um bom serviço de pós-venda ou meios de contato claros. Para evitar esse erro, informe claramente aos consumidores o telefone, e-mail, redes sociais ou outros canais disponíveis de atendimento. 

Crie um ambiente agradável

O ambiente do ponto de venda faz toda a diferença para melhorar a experiência de compra. Organização dos produtos, escolha adequada de cores, climatização e música, por exemplo, ajudam a tornar os consumidores mais receptivos e interessados. 

No e-commerce, ofereça boa navegabilidade e use a tecnologia para entender melhor o comportamento de compra e surpreender o cliente. Por exemplo, por que não mostrar na mesma página mercadorias semelhantes? Uma pessoa que tenha comprado um vestido de festa pode se interessar por anúncios de calçados ou acessórios para esse tipo de ocasião. 

Entenda o perfil do cliente e antecipe-se às suas necessidades

Perceber algumas características do consumidor é um diferencial muito importante. Há pessoas, por exemplo, que frequentam lojas de departamento porque não se sentem à vontade com um vendedor ao lado oferecendo sugestões, enquanto outras preferem a sensação de atendimento exclusivo. Alguns clientes gostam de conversar e outros buscam agilidade. Entender esse comportamento contribui para melhores resultados.

Crie uma comunidade em torno de seu produto ou marca

Por que tantos consumidores preferem iPhones caríssimos enquanto existem dispositivos com as mesmas funcionalidades de outras marcas (algumas, inclusive, com fábricas no Brasil), com um preço mais interessante? Ou, por que muitas pessoas preferem comprar determinadas marcas, usadas por artistas e influencers?

Em parte dos casos, a resposta disso é status. Todos querem ter acesso ao item que, supostamente, é o preferido por pessoas famosas ou com maior poder aquisitivo. Mas as pessoas também querem se envolver com a marca, fazer parte de um grupo com os mesmos interesses.

Assim, criar uma comunidade em torno de seus produtos é uma estratégia para cativar mais clientes engajados com os propósitos da sua empresa. Para tanto, é preciso investir no canal de marketing certo, que faça com que seu público-alvo veja sua empresa e mercadorias como objeto de desejo, ou que se sintam parte de uma mesma “tribo”.

Surpreenda

Que tal enviar uma sobremesa junto à pizza pedida em seu delivery? Ou uma amostra grátis de um produto de seu portfólio? Em muitos casos, esse pequeno mimo, que não representa um aumento exorbitante de custos operacionais, contribui para que o cliente passe a enxergar a sua marca de maneira positiva.

Peça feedbacks

Além de colocar essas ações em prática, ouça o que o consumidor tem a dizer sobre seus produtos ou serviços. Isso pode ajudar na resolução de problemas, que muitas vezes não são identificados pelo gestor, e gerar empatia com o cliente. Pergunte se gostou, se tem alguma sugestão ou crítica.

Uma boa ideia para incentivar o consumidor a avaliar a sua empresa é por meio da oferta de pequenas recompensas, como um brinde ou desconto em uma próxima compra.

Saiba valorizar a experiência do cliente

Ao pedir feedbacks e colocar em prática as ações sugeridas, será mais simples entender o comportamento do consumidor e medir quais ações geram melhores resultados. Esse trabalho precisa ser contínuo, feito com criatividade e inovação. Quanto maior o diferencial oferecido, maior a possibilidade de conquistar o cliente. 

A experiência de compra é um grande diferencial no processo de decisão. Por isso, é importante integrar a tecnologia com a humanização, aliando o bom atendimento com boas práticas de marketing. Quanto mais você surpreender e encantar o cliente, mais fácil ele entenderá o que é valor agregado, colocando sua marca em outro patamar. 

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