As incertezas do mercado são frequentes, afinal, tudo está em constante mudança no mundo dos negócios. Essa situação pode acabar causando insegurança em muitos empreendedores.
Portanto é sempre importante saber como lidar quando as incertezas começarem a aparecer. O comportamento do gestor frente a isso é muito importante para transmitir confiança para os funcionários, além de demonstrar seu entendimento como empresário.
Se você está interessado em saber como se portar quando a insegurança empresarial chegar, leia o artigo a seguir!
Entenda: nenhum plano é definitivo
Para lidar com as incertezas do mercado, o primeiro passo a ser tomado é fortalecimento mental. É necessário entender que o seu planejamento não é definitivo e imutável. É preciso permitir que ele sofra alterações para se adaptar ao cenário de negócios em vigor.
Não é possível delimitar que um planejamento empresarial seja fixo em um mercado tão volátil quanto o nosso. Hoje, as tendências vêm e vão muito rapidamente, e o empreendedor precisa se adaptar ao que for interessante para o seu empreendimento com rapidez.
Se um influenciador do seu nicho criar uma tendência agora, amanhã, já será necessário se adaptar a isso. Essa prática vai exigir algumas mudanças em seu planejamento, o que já demonstra que o seu plano não pode ser seguido à risca a todo momento. Ele deve ser um guia, não uma sentença definitiva.
É claro que é necessário ter um bom planejamento estratégico, afinal, você precisa ter metas para gerenciar o seu negócio. No entanto, é importante entender que nem tudo está ao nosso controle, e que é preciso saber mudar quando o mercado exigir isso.
Busque entender a causa da incerteza
Outro ponto para te ajudar a lidar com as incertezas do mercado é buscar entender o que está causando esse sentimento. Fazer uma análise dos seus concorrentes, comparar com a sua empresa, pode ser de grande auxílio para entender o que esta gerando insegurança.
Seu concorrente começou a atrair os seus clientes, é preciso ser autocrítico com o seu negócio. Por exemplo, o serviço dele passou a ser prestado de maneira mais rápida. Ao analisar essa situação, você percebeu que ele conta com um novo software que dá mais agilidade para ele em comparação à sua empresa.
Aqui, você conseguiu entender que a causa da sua incerteza é o medo de perder os outros clientes por conta disso. O seu plano de ação agora deve ser focado em superar essa diferença, implementando as mudanças necessárias em seu empreendimento, mas não necessariamente copiando a solução.
A implementação de tecnologia semelhante para melhorar a sua atuação pode ser uma solução interessante. Porém, para que isso aconteça e você não acabe piorando a situação da empresa, é necessário saber utilizar a nova ferramenta.
Para isso, é preciso investir em qualificação profissional, o que sempre traz um bom retorno financeiro para a empresa. Isso pode não acontecer de maneira imediata, porém, aos poucos, serão notadas melhorias que, antes, pareciam distantes.
É necessário calma para lidar com a situação
Por mais que pareça óbvio, é sempre necessário frisar que é preciso ter calma para lidar com situações de incertezas. Cenários do tipo acontecem a todo momento, não sendo possível escapar disso dentro do universo do empreendedorismo.
Porém, é preciso ter inteligência emocional para que a situação seja contornada da melhor forma possível. É necessário entender como o problema começou e ter a frieza necessária para resolver qualquer ponto que esteja atrapalhando o seu negócio.
Entender a causa da incerteza, já apresentada em nosso artigo, te ajuda a pensar de maneira mais racional. Por isso, não subestime os estudos de mercado e passe a olhar para o mundo dos negócios com um olhar mais crítico, visando o futuro para não ser pego de surpresa.
As estratégias precisam ser revistas periodicamente
Para não enfrentar maiores dificuldades em relação às incertezas é necessário estar sempre revendo as estratégias e forma de atuação da empresa. Como dissemos, adaptar-se é uma pré-requisito para conseguir sobreviver no mercado.
Por isso, nada de acomodação, e de achar que o seu empreendimento já conta com um plano bom o suficiente. As mudanças acontecem em uma velocidade muito grande e o que serve hoje, no dia seguinte, já pode estar ultrapassado.
Por essa razão, é muito importante estar sempre atento ao mercado para verificar quais são as movimentações dos principais nomes do seu ramo. Acompanhar influenciadores, escritores especializados, e os seus concorrentes, é o mínimo a ser feito.
Dessa forma, nenhuma mudança brusca pega o seu empreendimento totalmente desprevenido, afinal, você já estava antenado sobre possíveis mudanças. Isso te ajuda a enxergar a situação com um olhar mais crítico, além de tomar decisões mais acertadas.
As suas estratégias podem precisar de mudanças com certa frequência, e devem estar alinhadas com o que o mercado exige em cada situação. Nada de manter um planejamento fixo, pois isso pode acabar representando dificuldades reais para sua empresa. Porém, isso não quer dizer que você não pode ter um plano pré-determinado: é preciso ter um plano que sirva como guia, mas que não seja imutável.
Concentre-se no planejamento a longo prazo
No mais, para lidar com as incertezas do mercado, o mais recomendado é agir com foco nos seus objetivos a longo prazo. As mudanças, como vimos, podem ser necessárias.
Porém, é preciso que as mudanças de planejamento não desviem o seu empreendimento do grande objetivo dele. A tarefa não é simples, porém, com estudo de mercado, é possível tomar as decisões corretas, para evitar as incertezas.
Contudo, é claro, o seu plano a longo prazo também pode sofrer alterações, afinal, tudo é mutável. No entanto, é necessário que os seus objetivos estejam voltados sempre para o amanhã, afinal, é isso que vai garantir a sobrevivência do seu negócio.
As estratégias devem estar alinhadas com o momento político que passamos, além da economia, comportamento do consumidor. As alterações para o ambiente digital, por exemplo, são uma tendência que se acelerou nos últimos anos.
Se você sabe que as pessoas estão, cada vez mais, presentes na internet, não existe motivo para não pensar em planos de longo prazo nesse cenário. Ter uma presença consolidada em ambiente digital, hoje, é um requisito para tornar o seu negócio rentável.
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