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Confiança da equipe: entenda os motivos para começar agora essa cultura

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Nada é melhor do que trabalhar em um ambiente seguro, no qual todos podem colaborar e contribuir com ideias e ações práticas. Ter voz e ser ouvido pelos demais é o que torna o trabalho prazeroso e gratificante. Para conquistar esse nível de cooperação, é preciso promover a confiança da equipe e a união entre os colaboradores.

Já pensou no quanto o investimento na cultura de confiança é ingrediente essencial para o sucesso do seu negócio? Uma das grandes reclamações dos gestores é a falta de comprometimento dos seus funcionários com o desenvolvimento da empresa, mas nem sempre existem ações para que os colaboradores se sintam parte das decisões e para que se enxerguem como elementos importante para o negócio.

A reciprocidade é componente que fortalece as relações, aprimora a transparência, reforça o senso de equipe e incentiva a participação de todos nos processos da empresa e na melhoria das entregas para o cliente.

Gostaria de entender mais sobre como criar uma cultura de confiança por parte da equipe? Acompanhe!

Incentivar a transparência

Criar uma cultura de confiança na equipe é um incentivo à transparência para as ações dos colaboradores. É um alinhamento importante para que todos se enxerguem como time e desenvolvam uma mentalidade colaborativa em prol dos objetivos do negócio.

Situações, como: assumir a responsabilidades por problemas, antever dificuldades futuras e avisar os colegas, apontar falhas nos processos e auxiliar na melhoria dos procedimentos são circunstâncias que se tornam rotineiras, quando se encoraja a transparência.

Para conquistar esse nível de comprometimento por parte da equipe é preciso apostar numa gestão igualmente transparente, abrindo para o time quais são as metas da empresa, onde a empresa está e pretende chegar. Afinal, quando nos sentimos parte de algo, a relação naturalmente se torna recíproca.

Reforçar o comprometimento da equipe

Enquanto caminho de duas vias, a confiança promove uma relação de comprometimento mútuo. Ao mesmo tempo que o colaborador vai apostar suas fichas no sucesso da empresa, contribuindo com o seu trabalho pelo alcance dos objetivos, você também vai saber que pode contar com ele.

Começamos afirmando tal caminho, pois muitos gestores afirmam que há dificuldade em encontrar colaboradores comprometidos com o crescimento da empresa. Muitas vezes, isso acontece porque os gestores são resistentes em colocar as fichas numa gestão aberta e inclusiva, o que dificulta o estabelecimento da confiança da parte dos funcionários.

O comprometimento da equipe nasce do conhecimento sobre qual é o seu papel no processo de crescimento do negócio e quais caminhos deve seguir para contribuir com o alcance de metas e com o sucesso da empresa.

Envolver a equipe nos processos da empresa

Você pode estar há anos na mesma empresa, mas, ainda assim, é importante consultar os colaboradores sobre a viabilidade dos processos. Afinal, eles é que estão na linha de frente, realizando os procedimentos e identificando técnicas que podem ser aprimoradas.

Criar uma cultura de confiança proporciona participação dos colaboradores nas decisões sobre quais procedimentos e processos podem ser aprimorados e alterados, quando necessário. Além de deixá-los confortáveis para experimentar novos esquemas de trabalho que viabilizem as entregas para os clientes.

Realizar feedback

A cultura do feedback é bem-vinda para a empresa, pois cria dispositivos para que os colaboradores entendam quais são as expectativas de seus gestores e de seus colegas em relação ao seu trabalho.

Feedback é uma palavra bastante utilizada no meio empresarial, sendo encontrada até em dicionários de sinônimos da língua portuguesa. Do inglês ‘comentários’, a palavra ganhou sentido de retorno, de receber uma resposta em relação a algum aspecto da execução dos trabalhos.

Evite basear o seu parecer sobre a atuação dos colaboradores em indiretas e comentários que chateiem a equipe. Veja-os como parceiros e estruture a política de feedback de forma que o colaborador possa se autoavaliar e avaliar a empresa.

Se estiver em dúvidas sobre como aplicar um sistema de feedback, considere o seguinte procedimento:

  1. Identifique quais são os valores da empresa, isso é, características que são essenciais no time e que se refletem no atendimento ao cliente.
  2. Crie um questionário com o qual o colaborador pode se autoavaliar e indicar como ele se enxerga dentro do negócio.
  3. Em reunião individual ou, se preferir, junto ao Recursos Humanos (RH), apresente a avaliação do profissional e converse com ele sobre o motivo pelo qual ele se deu cada nota e como a empresa o avaliou. Nada de confronto. A reunião é uma exposição de ideias e de visões de cada um.
  4. Aponte os aspectos positivos sobre a conduta do colaborador e identifique o que pode ser melhorado para benefício da empresa.

Fortalecer a conexão entre as pessoas

Não é por acaso que chamamos o quadro de funcionários de “time” ou de “equipe”. Assim como em alguns esportes, um grupo de pessoa deve atuar, cada qual em sua posição, para que todos atinjam o objetivo final: a vitória.

Quando não há um alinhamento entre as pessoas e a cooperação mútua dentro do grupo, cada colaborador vai trabalhar com objetivos muito pessoais e particulares, o que pode não ser os mesmos do negócio. A máxima continua valendo: se ninguém sabe para onde ir, qualquer lugar serve, sendo que você deve encaminhar o time para colaborar com o crescimento da empresa.

As ações para o fortalecimento da conexão entre as pessoas podem ser simples, como realizar festas para comemorar os aniversariantes do mês e/ou promover reuniões diárias de alinhamento para que todos saibam como estão caminhando as tarefas. Por meio de ações que promovam o envolvimento, você garante, inclusive, maior controle sobre o andamento dos processos da empresa.

A confiança da equipe se constrói pelo aprimoramento das relações entre os membros do time e de um ambiente livre para que todos possam falar, ouvir e compreender o outro, por meio de canais de comunicação eficientes e da avaliação constante de sua postura e de suas capacidades, fortalecendo, dessa forma, a relação ganha-ganha.

Gostaria de saber mais sobre como construir a confiança da equipe e ter colaboradores alinhados aos objetivos da empresa e comprometidos com as suas metas? Assine nossa newsletter e receba as novidades do blog Sebrae Alagoas!

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