Mudanças organizacionais: como passar confiança ao time?

3 minutos para ler

Mudanças organizacionais nada mais são que alterações que a empresa precisa fazer para se manter competitiva no mercado e melhorar os resultados. Uma organização precisa passar por isso principalmente quando ela pretende otimizar processos, aumentar a produtividade e se atualizar no mercado.

Levando isso em consideração, é muito importante contar com uma equipe alinhada aos objetivos do negócio para fazer com que essas mudanças sejam eficazes o suficiente para deixar os concorrentes para trás.

Mas para ter esse resultado é preciso passar confiança ao seu time. Não sabe como fazer isso? Neste artigo listamos algumas dicas indispensáveis para colocar essa estratégia em prática. Acompanhe!

Melhore a comunicação com a equipe

Saber como se comunicar com o seu time — sem intimidá-lo — é essencial para melhorar a comunicação. Isso porque durante as mudanças organizacionais as falhas na comunicação precisam ser evitadas ao máximo para não prejudicar o processo.

Faça com que as decisões tomadas cheguem tranquilamente aos seus colaboradores, seja por meio de murais de avisos ou por meio de e-mails.

Receba bem os feedbacks

Outro ponto que merece atenção são os feedbacks de seus colaboradores. Essa questão é importante, pois são eles que estão diretamente ligados à rotina das atividades executadas.

Ninguém melhor que sua equipe para indicar os pontos de atenção, ou seja, quais processos podem ser otimizados, quais exigem um uso maior da tecnologia etc.

Esteja aberto tanto aos feedbacks bons quanto aos ruins, dessa forma, é possível criar estratégias mais eficientes para se destacar no mercado.

Mostre onde a empresa quer e vai chegar

Deixar claro para os colaboradores onde a empresa pode chegar é essencial para motivá-los a melhorar a produtividade. Eles também enxergarão novas oportunidades para o crescimento profissional, uma vez que a organização terá mais recursos para investir em treinamentos, aumento de salários, entre outros benefícios.

Todos poderão trabalhar para encontrar soluções mais eficientes para alcançar tal objetivo.

Mostre a importância da equipe para as mudanças

É necessário que você enfatize a importância que cada colaborador tem dentro das mudanças organizacionais. Tenha em mente que eles são peças fundamentais para construir o sucesso do seu negócio. Quanto mais eles se sentirem valorizados, mais vão se dedicar a construir um futuro melhor para a sua empresa.

Participe da rotina de trabalho da equipe

Ao participar da rotina da sua equipe, você conseguirá observar de perto quais são as dificuldades do dia a dia e terá melhores ideias que contribuem para uma mudança organizacional eficiente.

Além de conhecer a realidade de cada atividade exercida, você poderá otimizar o relacionamento com seus colaboradores, alinhando da melhor forma possível os objetivos dessas alterações com os valores de cada um deles.

A partir do momento que você nota que a sua empresa está perdendo market share (fatia de mercado), que a satisfação dos seus clientes está diminuindo ou até mesmo a sua lucratividade não tem sido positiva, é hora de realizar as mudanças organizacionais.

O Sebrae Alagoas oferece apoio aos pequenos negócios de todo o país. Se você precisa de ajuda, entre em contato conosco agora mesmo e saiba o que podemos fazer pela sua empresa!

Posts relacionados

Deixe um comentário