A importância da tomada de decisão assertiva para o líder

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O processo de tomada de decisão assertivo traz reconhecimento ao líder, pois ao conduzir o negócio para atingir os objetivos planejados o gestor se apresenta confiante e torna-se um espelho para sua equipe.

Confira esse conteúdo que preparamos para ajudar os líderes a tomar decisões de forma assertiva e como isso impacta na empresa e em sua carreira profissional. Boa leitura!

A  importância da assertividade na tomada de decisão

A tomada de decisão em empresas se dá em escolhas importantes que impactam na operação e nos resultados futuros, além de influenciar a forma como o negócio é visto e se posiciona no mercado.

Esse processo requer que o líder possua conhecimento sobre o assunto abordado, além de usar suas habilidades e experiência. Para uma tomada de decisão mais objetiva, é importante analisar todos os riscos envolvidos no problema e estudar a melhor solução.

Assim, o líder deve observar alguns critérios para chegar à resolução ideal e para se desenvolver como um gestor analítico e mais experiente.

Uma boa prática é usar a análise de dados para tomar decisões, eles ajudam a diminuir os possíveis riscos e garantem maior segurança para criar respostas. Assim, é essencial haver um bom controle de informações sobre a operação da empresa para que o processo seja feito corretamente.

O processo de tomada de decisão

Listamos alguns critérios importantes no processo de tomada de decisão que podem ser úteis para ajudar os líderes ao realizarem esse processo:

Identifique o problema e analise as possibilidades

O primeiro ponto é conhecer a fundo o problema que precisa ser resolvido. Analise com clareza as causas da questão e o impacto negativo que está trazendo para a empresa.

Após isso, realize uma análise das possíveis soluções para o problema observando todos seus pontos positivos e negativos, assim como os possíveis impactos futuros que trarão ao negócio.

Recorra ao planejamento estratégico

Quando são tomadas decisões importantes, o gestor deve sempre considerar os objetivos da empresa, sua missão, os produtos, clientes e até mesmo a concorrência.

O planejamento estratégico é o documento detalhado e com objetivos claros para guiar o futuro do negócio, durante sua execução os líderes devem usá-lo como um guia que seja preventivo contra possíveis desvios da rota traçada, e que os auxilie no processo decisório.

Conheça todas as áreas da empresa

Muitas vezes, algum problema surge em determinada área da empresa e o líder busca soluções sem considerar o negócio como um todo. Isso pode ser arriscado, porque há situações em que um problema pode estar atrelado a outras áreas da organização indiretamente, e a sua solução pode impactar de forma a apenas mudar o problema de lugar.

Se comunique com os líderes de outras áreas, realize reuniões e esteja sempre atento aos impactos sobre a empresa como um todo. Aqui, a análise e compartilhamento de informações entre departamentos são muito importantes.

Explorar o problema, conversar com outros líderes e analisar o impacto do gargalo e solução em outros setores vai ajudar o gestor a ter uma visão global do negócio e a propor uma resolução conjunta e assertiva.

Avalie os resultados para melhorar o desempenho

O acompanhamento dos resultados deve ser feito de forma analítica e ampla, usando indicadores próprios para isso e considerando também o impacto em toda a organização, como comentamos.

Essa etapa é importante para acompanhar o desempenho ao longo da aplicação da solução definida, permitindo tomar novas decisões caso o resultado não esteja dentro do esperado.

Seguindo esses passos o líder tem maior chance de realizar uma tomada de decisão mais assertiva e com isso se apresentar com confiança se tornando uma inspiração para toda a sua equipe.

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