Como fazer planejamento estratégico Como fazer planejamento estratégico

Aprenda a fazer o planejamento estratégico da sua empresa

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Você sabe o que é um planejamento estratégico? Ele se refere a uma ferramenta que busca mapear o que deve ser feito para alcançar os objetivos da empresa. De forma resumida, funciona como um roteiro que mostra onde o seu negócio está, aonde ele precisa chegar e quais as ações necessárias para alcançar determinado fim.

O planejamento estratégico é muito importante porque ajuda a antecipar problemas e criar soluções eficientes para que eles não voltem a acontecer. Além disso, facilita o monitoramento do progresso de qualquer projeto.

Percebeu por que você deve implementá-lo na sua empresa? Continue a leitura deste artigo e saiba como fazer isso de maneira efetiva.

Faça um diagnóstico da empresa

Antes de tudo, você precisa entender a atual situação da sua empresa. Para isso, é preciso fazer um diagnóstico do seu negócio a fim de avaliar a sua posição financeira, o desempenho dos processos, a construção da marca, a qualidade dos serviços ou produtos, a satisfação dos colaboradores etc.

Existe um método que pode ajudar bastante nesse momento: a análise SWOT. Assim, será possível analisar alguns pontos muito importantes da sua empresa, como:

  • Strengths (Forças): pontos fortes e vantagens sobre a concorrência;
  • Weaknesses (Fraquezas): pontos fracos da empresa e vulnerabilidades;
  • Opportunities (Oportunidades): eventos e situações que podem favorecer a empresa no mercado;
  • Threats (Ameaças): fatores externos que têm impacto negativo sobre o seu negócio.

Trace os objetivos

Sem objetivos bem definidos você não conseguirá chegar a lugar nenhum. O ideal é que eles possam ser divididos em metas, as quais serão atingidas por períodos. Assim, ficará mais fácil chegar aonde você deseja.

Dê preferência para aquelas metas que podem ser quantificadas. Por exemplo, um aumento de 15% no valor do seu ticket médio. Dessa forma, você consegue identificar se todos os esforços estão sendo suficientes para atingi-la.

Além disso, lembre-se de considerar um prazo para alcançar suas metas e, por fim, seus objetivos —, mas atenção: esse prazo precisa ser tangível para não impactar negativamente na sua motivação e produtividade.

Tenha um cronograma

Depois de definir seus objetivos, metas, ações e estratégias, é hora de organizar um cronograma para que nada seja deixado para trás, destacando a função de cada colaborador dentro do planejamento estratégico.

Esse cronograma é importante para garantir que tudo o que foi planejado seja colocado em prática. Sendo assim, nele é preciso estar todas as metas, as ações a serem executadas e os responsáveis por cada uma delas, bem como os prazos de execução e outras informações que considerar relevantes.

Para que todos da empresa tenham acesso a esse cronograma de maneira eficaz, é interessante que ele seja criado por meio de uma ferramenta online para facilitar a visualização, como o Trello, RunRunit, Asana, entre outros.

Envolva a equipe

Fazer um planejamento estratégico demanda muito trabalho. Por isso, é importante que você envolva sua equipe para não se sobrecarregar. Até porque o trabalho coletivo beneficia — e muito — o surgimento de insights valiosos para o bom desenvolvimento da empresa.

Seus colaboradores se sentirão importantes para o crescimento do negócio. Com isso, há um aumento na produtividade e na disposição em ajudar e se dedicar mais aos projetos da organização — tanto os antigos quanto os novos.

Faça a escolha certa das ferramentas

A escolha correta das ferramentas pode agilizar a conclusão do seu planejamento estratégico e, ainda, otimizá-lo para obter melhores resultados. Entre as principais delas, podemos citar:

  • Business Intelligence (BI): oferece informações confiáveis a respeito do negócio, auxiliando em uma tomada de decisão mais eficaz, uma vez que as análises serão mais acertadas e qualificadas;
  • Performance Management: permite gerenciar a performance do seu planejamento, administrando os KPIs e indicando as ações que devem ser feitas;
  • Gerenciamento de Projetos: refere-se às ferramentas que auxiliam no gerenciamento das atividades e responsabilidades, possibilitando que os trabalhos sejam monitorados com mais facilidade;
  • Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED): por meio de portais que permitem a guarda de documentos do seu planejamento estratégico. Eles controlam o acesso às versões dos documentos para oferecer mais segurança e transparência à sua gestão.

Motive os colaboradores

Como mencionado, a participação dos seus colaboradores é essencial para que o planejamento estratégico seja eficiente. Sendo assim, é fundamental motivá-los para que eles possam se empenhar 100% na execução dessa tarefa.

Dessa forma, é possível fazer com que o colaborador entenda o momento pelo qual a organização está passando, valorizando, assim, esse processo tão importante. Portanto, ofereça benefícios para quem atingir as metas e, inclusive, para aqueles que demonstram uma maior dedicação ao planejamento.

Não esqueça de se reunir com sua equipe para avaliar o que pode ser mudado e otimizado ao longo do processo, além de ouvir o que cada um tem a acrescentar.

Avalie o desempenho da sua empresa

As avaliações de desempenho são essenciais para que você possa entender se o planejamento estratégico está na direção certa. Por meio delas, você consegue estabelecer parâmetros para mensurar cada meta definida — eles também são chamados de KPIs (Indicadores-chave de Desempenho).

Por exemplo, se sua meta é aumentar o número de clientes, o indicador a ser usado é aquele que aponta o número de novos clientes conquistados em um determinado período.

Agora, se a meta é aumentar os lucros do negócio, será necessário monitorar outros indicadores, como rentabilidade, lucratividade e margem líquida, para, então, saber se todos os esforços estão sendo suficientes.

Percebeu como o planejamento estratégico é importante para a empresa? Pode acontecer de você, como gestor, não ter toda a expertise necessária para colocar essa estratégia em prática, e isso é perfeitamente normal. O que você não pode negligenciar é o pedido de ajuda a quem entende do assunto.

Um profissional da área poderá orientar tanto você quanto os seus colaboradores sobre o que é preciso fazer para montar um planejamento estratégico eficiente.

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