como fazer planejamento financeiro como fazer planejamento financeiro

4 dicas para fazer o planejamento financeiro de sua empresa!

4 minutos para ler

Aprender a gerenciar finanças é o primeiro passo para que sua empresa tenha boa saúde financeira. Afinal, todo negócio de sucesso precisa ter dinheiro em caixa. Mas como fazer planejamento financeiro e garantir que será eficiente?

Um dos aspectos que fazem parte do planejamento é obter controle do dinheiro, evitando gastos desnecessários e dívidas que comprimam o orçamento da empresa. Acompanhar as oscilações do mercado e conhecer os custos são só algumas das formas de se construir uma receita positiva e, com isso, fazer investimentos que aproximem você dos objetivos previstos em seu planejamento estratégico.

Para tomar decisões mais acertadas em relação ao futuro de sua empresa, é preciso fazer uma gestão financeira correta. Confira as dicas!

1. Faça previsão de orçamento para um bom planejamento financeiro

A previsão do orçamento é uma antecipação do faturamento, mas principalmente dos gastos que a empresa vai custear no próximo mês. O planejamento financeiro deve sempre partir dessa estimativa, com a qual vai construir um guia para controlar as suas despesas.

Faça um levantamento das contas básicas de sua empresa, considerando custos fixos (aluguel, internet etc.) e variáveis (matéria prima, comissões de vendas, taxas de entrega etc). Considere faturamento de meses e anos anteriores e, sobretudo, as oscilações do mercado. Seja extremamente realista em sua previsão orçamentária e factível com a realidade que está vivendo.

A previsão de orçamento deve contemplar um período que vai acompanhar regularmente. Uma dica é prever os custos do próximo trimestre e, consequentemente, estabelecer metas para honrar com as suas estimativas. Lembre-se de que o planejamento pode ser alterado, caso haja alguma mudança no cenário, mas coloque foco total em atingir seus objetivos.

2. Compreenda seus custos

O estudo de sua planilha de custos deve ser uma ação realizada constantemente. É preciso identificar gastos simples, considerados inofensivos, mas que, no montante, podem determinar se você vai conseguir bater suas metas orçamentárias.

De acordo com a realidade de seu negócio, avalie, por exemplo, a possibilidade de contar com fornecedores que ofereçam condições de pagamento condizentes com a realidade de seu negócio. Considere também a possibilidade de contratar colaboradores terceirizados, nos casos em que tenha uma demanda extra de trabalho.

A possibilidade de realizar mudanças nos custos da empresa só pode ser feita com análise detida de seus gastos e compreensão da dinâmica do seu negócio.

3. Elabore metas considerando o planejamento estratégico

Todo negócio depende de propósitos definidos para atingir o sucesso. Afinal, cada meta elaborada é um passo a mais que sua empresa dá rumo ao alcance de seu objetivo maior. Por isso, as metas orçamentárias devem estar alinhadas com o trajeto que definiu.

Uma meta orçamentária vai auxiliá-lo a realizar objetivos maiores, como abrir uma filial de sua empresa em outra cidade ou até lançar um produto novo. Dentro de sua realidade, defina, entre outras metas se:

  • deseja encerrar o ano no azul;
  • pagar as contas em dia;
  • reduzir custos fixos;
  • elevar a participação no mercado etc.

4. Crie um plano de ação eficiente

Após ter em mãos a previsão orçamentária dos próximos meses, de ter compreensão dos seus custos e das metas que quer atingir, é hora de criar um plano de ação com base nos objetivos de sua empresa.

O que vai direcionar o seu plano de ação são as metas estabelecidas. Vamos supor que você queira fechar o ano no azul. Em seu plano de ação, verifique a possibilidade de renegociar dívidas, negociar formas de pagamento com fornecedores ou, ainda, prospectar novos clientes.

Seja qual for a ação selecionada, estabeleça quem vai realizar, quando, como e com quais recursos. Essa definição é importante para que os objetivos não se percam e os resultados não se realizem, com o passar do tempo.

Gostou de saber mais sobre o planejamento financeiro? Confira nosso curso EAD sobre como gerenciar as finanças da sua empresa!

Posts relacionados

Deixe um comentário