O que é um intraempreendedor O que é um intraempreendedor

Aprenda a ser um intraempreendedor e revolucione a sua empresa!

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O termo pode até soar estranho mas, certamente, se você se considera um profissional multitarefas, que pretende se tornar um case de sucesso e que vê o aprendizado como uma forma de lazer, precisa saber o que é um intraempreendedor.

Afinal, o conceito se refere a colaboradores que se destacam pelo engajamento, vontade de inovar os processos e de tornar a instituição melhor. Uma empresa que aposta no intraempreendedorismo se torna mais competitiva e alcança resultados melhores.

A seguir, você conhecerá mais sobre o assunto, entenderá por que sua empresa deve aderir a essa ideia e que benefícios terá. Acompanhe!

O que é um intraempreendedor?

Podemos dizer que empreender significa realizar, criar algo com valor, dedicação e comprometimento, assumindo os riscos financeiros. Então, como o próprio termo sugere, intraempreendedorismo faz referência ao ato de empreender dentro de uma companhia já consolidada.

Sendo assim, intraempreendedores são funcionários que são autorizados e incentivados a empreender no local de trabalho, isto é, a atuar como donos do negócio. Para isso, precisam ter habilidade para analisar cenários, criar ideias, inovar e buscar novas oportunidades para a empresa.

Na maioria dos casos, um intraempreendedor tem outra função na instituição, em geral, de liderança, como supervisor ou gerente. Logo, não é um título ou um cargo que o define como intraempreendedor, mas, sim, suas atitudes.

Ainda, é importante lembrar que qualquer empresa pode (e deve) aderir ao intraempreendedorismo, seja qual for seu segmento ou porte.

Para quem o intraempreendedorismo é vantajoso?

Quando falamos sobre intraempreendedorismo, é comum haver dúvidas sobre os benefícios de aderir a essa ideia. Ao contrário do que a maioria pensa, essa é uma estratégia vantajosa para os dois lados: tanto do colaborador quanto da empresa.

Para facilitar o entendimento, vamos imaginar a seguinte circunstância: um profissional de tecnologia de informação trabalha na empresa de software “X”. Então, ele observa que os clientes têm necessidades que não são sanadas pelos produtos da organização e enxerga nessa situação uma excelente oportunidade. Em seguida, pede demissão da empresa e começa seu próprio negócio, desenvolvendo softwares que atendam à demanda. Esse é um exemplo de empreendedorismo.

Agora, imagine que esse mesmo colaborador utilize a informação para desenvolver, com autorização de seu gestor, um software ou um projeto para que a empresa consiga suprir tal necessidade dos clientes.

Sobre as vantagens para a empresa, falaremos em detalhes no próximo tópico. Aqui, queremos esclarecer que o funcionário também é beneficiado com essa prática. Na maioria das vezes, empreendedores não têm recursos para dar vida às suas ideias e inovações ou, ainda, não querem enfrentar o desafio de começar um negócio do zero.

Assim, os sucessos e fracassos do trabalho realizado como intraempreendedor são assumidos pela empresa como um todo, e não recaem apenas sobre o indivíduo, deixando-o em uma posição mais confortável e segura. Além disso, poderá ser gratificado, dependendo da cultura e da gestão da organização. Outros benefícios são:

  • desenvolvimento da criatividade;
  • maior autonomia e liberdade para tomar decisões;
  • aprimoramento das habilidades;
  • estrutura para desenvolver as ideias;
  • aprendizado sobre como calcular os riscos.

Quais as vantagens dessa estratégia para a empresa?

A instituição que incentiva o intraempreendedorismo conquista grande vantagem competitiva no mercado. Isso é resultado de uma série de outros benefícios que essa estratégia oferece, como:

  • otimização dos recursos;
  • redução dos custos;
  • retenção de talentos e formação de equipe de alta performance;
  • aumento do engajamento dos colaboradores;
  • criação de várias inovações dos produtos e serviços;
  • aumento da produtividade;
  • consolidação da cultura interna;
  • integração dos setores da empresa;
  • diminuição do absenteísmo e turnover;
  • identificação de novas oportunidades de negócio;
  • melhoria da comunicação dentro da organização;
  • gestão mais inteligente;
  • aumento da satisfação dos clientes.

De que forma é possível aplicar o intraempreendedorismo?

Como você viu, as vantagens oferecidas pelo empreendedorismo interno tem grandes chances para o sucesso de uma empresa. Para implementar essa estratégia da forma correta e obter tais resultados, é preciso dar os seguintes passos:

  • crie uma cultura de inovação — é essencial que a empresa encoraje seus colaboradores a empreender na própria instituição, permitindo que aprimorem suas habilidades e alcancem seu pleno potencial;
  • realize programas de intraempreendedorismo — criar programas específicos é uma forma bastante eficaz para estimular os colaboradores e guiá-los na melhor maneira de empreender na empresa;
  • identifique talentos — na hora de contratar, procure saber se o candidato é proativo, autoconfiante, atento às oportunidades, persistente, comprometido e criativo. Também procure perfis assim na equipe que já trabalha na empresa. Essas características indicam que o indivíduo pode ser um bom intraempreendedor;
  • dê feedbacks — quando o colaborador é informado sobre seu desempenho, sabe quais pontos fracos deve corrigir e em quais pontos fortes deve investir;
  • invista em capacitação — além de identificar colaboradores de alta performance, também é importante investir regularmente em capacitação e qualificação. Funcionários bem treinados desenvolvem novas habilidades e melhoram seu desempenho nas atividades.

Ninguém conhece mais os processos de uma organização que os funcionários que os realizam, concorda? Por esse motivo, é crucial dar ouvidos às ideias e opiniões da equipe. Para isso, a empresa precisa estar aberta a isso e demonstrar ser acessível a outros pontos de vista. Afinal, nada mais desmotivador e frustrante para um colaborador que não ser ouvido, principalmente quando deseja apontar melhorias que podem ser feitas para otimizar as atividades da empresa.

Por promover a criatividade e incentivar a geração de novas ideias vindas de todos os setores, a cultura de inovação cria um ambiente amistoso para que todos os colaboradores se sintam à vontade para propor soluções. Outra maneira bem interessante e eficiente para incentivar esse tipo de engajamento é propor atividades inovadoras e que estimulem a criatividade, como a produção de infográficos, apresentações e desafios para encontrar soluções para determinadas demandas na instituição.

Agora que você já sabe o que é intraempreededorismo, não deixe de seguir os passos listados para implementar essa estratégia em sua empresa e, assim, conquistar mais espaço no mercado. Caso você seja um colaborador, aprimore suas habilidades para se tornar um empreendedor interno e obter mais sucesso em sua carreira.

Quer saber mais sobre o desenvolvimento dos colaboradores? Então, aproveite a visita no blog e entenda o que é inteligência coletiva e como estimular sua equipe!

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