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Saiba como melhorar o engajamento de funcionários da sua empresa

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Contar com uma equipe motivada e alinhada aos propósitos da empresa é essencial para garantir que o seu negócio conquiste bons resultados. Por isso, investir em estratégias para o engajamento de funcionários é bastante importante, seja para melhorar o relacionamento interno, seja para que os colaboradores se sintam valorizados. 

Ao fazer isso, o ambiente corporativo se torna mais estimulante para os funcionários, que sentem que o seu trabalho é importante e que está sendo reconhecido. Isso que contribui para a melhoria da produtividade e, consequentemente, da rentabilidade. Além disso, há outros benefícios, como a redução do turnover e a maior retenção de talentos.

Quer saber como implantar essa nova cultura em sua empresa? Então, acompanhe as nossas dicas!

Como conseguir o engajamento de funcionários em minha empresa?

Não é somente a remuneração adequada e os benefícios concedidos que garantem uma equipe satisfeita. Claro que esses são deveres básicos do empregador e fazem muita diferença, mas, normalmente, não são suficientes para a retenção de talentos na empresa e sua motivação.

Para conseguir o verdadeiro engajamento, é preciso que os colaboradores sintam que o seu trabalho tem valor e que o ambiente interno da empresa é bom. Além disso, a afinidade com o líder faz toda a diferença — afinal, a liderança adequada sabe direcionar a equipe, entender quais são os pontos de melhoria e valorizar cada funcionário e suas habilidades individuais.

Veja a seguir algumas sugestões para garantir a integração da equipe e o comprometimento com os propósitos do negócio.

Organize eventos

Uma dica que costuma fazer muita diferença é a promoção de eventos internos. Em tais ocasiões, os colaboradores têm a oportunidade de conhecer melhor os outros membros da equipe, trocar experiências e melhorar a comunicação interna. 

Esses eventos podem ter diversas finalidades, sempre visando o desenvolvimento da equipe:

  • treinamentos técnicos específicos, relacionados com a atividade principal da empresa e do colaborador;
  • apresentações de outros temas de interesse dos colaboradores, não necessariamente relacionados à empresa, mas sim voltados à comunicação, relacionamento, finanças pessoais, entre outros;
  • workshops para atualização profissional;
  • palestras motivacionais;
  • participação em feiras, congressos e eventos relacionados à área de atuação do negócio;
  • confraternizações, especialmente em datas específicas ou para comemorar metas alcançadas pela empresa.

Mesmo durante compromissos profissionais, os colaboradores terão oportunidade para a troca de experiências e construção de relacionamentos com os demais membros da equipe. Por isso, essa é uma das melhores estratégias para garantir não apenas a motivação, mas também o engajamento. 

Ao programar qualquer tipo de evento, pesquise a opinião dos funcionários e peça o seu feedback sobre encontros já realizados. Desta forma, será mais simples entender qual a programação que desperta mais interesse e contribui para a satisfação da equipe. 

Além disso, ao convidar seus colaboradores para o evento programado, apresente a ocasião como uma oportunidade de aprendizado e interação, ou seja, como um benefício, não uma obrigação extra. 

Coloque o endomarketing em prática

Endomarketing, por definição, é um conjunto de ações de marketing direcionadas ao público interno da organização. A prática vai além da comunicação: é preciso envolver os funcionários em estratégias que façam com que eles, verdadeiramente, “vistam a camisa” da empresa. Ou seja, que gostem e apoiem o trabalho desenvolvido.

Para tanto, é importante focar em ações que visem o bem-estar dos funcionários e mostrar que eles são engrenagens fundamentais para o sucesso do negócio. Reconhecer comportamentos e resultados positivos, promover a interação e troca de experiências e ter habilidades de liderança são diferenciais que ajudam a manter a satisfação dos colaboradores.

Além disso, é muito importante que a empresa seja transparente em suas ações e decisões. Dessa forma, a equipe tem segurança na tomada de decisões e consegue resolver eventuais conflitos com os clientes, o que evita retrabalho e insatisfação. 

Ofereça oportunidades

Todo profissional almeja reconhecimento e crescimento profissional. Assim, se o porte de sua empresa permitir, estabeleça um plano de carreira que permita que os colaboradores conquistem cargos (e remuneração) melhores. Mas, mesmo pequenos empreendedores conseguem oferecer oportunidades, como prêmios por metas alcançadas ou pelo desempenho em determinadas situações.

Colocar tais ações em prática é essencial não somente para evitar a desmotivação e a alta rotatividade, mas também para reter os bons profissionais na organização. Por isso, sempre valorize os esforços individuais e coletivos.  

Mostre que o seu negócio tem um propósito

Claro que qualquer empresa tem o lucro como objetivo. Porém, vale a pena mostrar para a equipe o quanto os produtos ou serviços prestados são importantes para a sociedade na qual a organização está inserida. Demonstre que a empresa oferece soluções de valor para seus clientes. 

Além disso, adote posturas social e ambientalmente responsáveis. Ou seja, procure escolher fornecedores confiáveis, valorizar produtores e mão de obra de sua região, e ajudar a comunidade de alguma maneira. 

Existem várias soluções para isso, que agregam valor à sua marca, fazendo com que tanto o público interno quanto o externo tenham uma boa imagem do trabalho e postura da empresa:

  • organize pontos de coleta seletiva na empresa e conscientize seus colaboradores a respeito;
  • apoie funcionários que façam algum tipo de trabalho social, concedendo um dia de folga ou uma premiação, por exemplo;
  • organize ações para ajudar alguma comunidade carente próxima, solicitando doações, promovendo oficinas diversas ou mesmo contribuindo para a manutenção de áreas de lazer da região; 
  • escolha fornecedores de forma crítica, evitando revender produtos ou comprar serviços que utilizem mão de obra com baixa remuneração, matérias-primas poluentes, mercadorias testadas em animais, entre outras possíveis causas com as quais sua empresa tenha afinidade.

Qual a importância do engajamento dos colaboradores?

Como explicamos, o engajamento é muito mais do que executar um bom trabalho. Funcionários engajados entendem que a empresa tem um propósito que vai além dos objetivos financeiros e se sentem motivados por participarem dessa organização. Ou seja, são pessoas que têm o mesmo objetivo e entendem a mentalidade corporativa de forma mais ampla, enxergando os benefícios dos serviços prestados.

Essa mudança de paradigmas por parte da empresa faz muita diferença e os resultados podem ser mensurados facilmente. Basta analisar o aumento de produtividade de cada colaborador após a introdução de mudanças, a forma como passam a defender a marca e a redução da rotatividade

O comprometimento e a vontade de fazer com que o negócio cresça, de forma que todos saiam ganhando, são os principais objetivos do engajamento de funcionários. Pessoas motivadas são mais felizes e, com isso, têm mais a oferecer tanto em seus desafios profissionais quanto em seus relacionamentos. Isso, sem dúvida, se traduz em melhores resultados em todos os aspectos corporativos.

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