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Como promover a inovação nos pequenos negócios? Veja aqui!

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A inovação tem trazido ótimos resultados para as empresas dos mais diversos segmentos e a cada dia se torna mais importante para manter os negócios competitivos e dinâmicos. Mais do que uma tendência passageira, a inovação, junto com a chamada transformação digital já se tornou uma realidade, inclusive para micro e pequenas empresas e para os MEIs. É hora de aprender a inserir a inovação nos pequenos negócios.

Com o avanço da tecnologia e do acesso da população às redes sociais, aplicativos, vídeos e à internet em geral, além das mudanças no comportamento do consumidor, os pequenos empreendedores passaram a ter na inovação uma forte aliada de crescimento, diferenciação e lucratividade.

Vamos então mostrar passos fundamentais para promover a inovação nos pequenos negócios. Confira a seguir.

Veja agora como levar a inovação para o seu negócio

Talvez você esteja se perguntando como colocar mais essa demanda no seu dia a dia, já que você tem tantas responsabilidades trabalhando para si mesmo ou se de fato seu negócio tem a ver mesmo com a inovação.

Pois fique tranquilo, que não é nenhum bicho de sete cabeças e os resultados são bem interessantes. Além disso, o mercado está caminhando a passos largos na era 4.0, você não vai ficar para trás, não é mesmo? Então, vamos às dicas!

Entenda quais são os interesses e o comportamento de seu público

É comum se pensar que inovar tem relação apenas com a inserção da tecnologia, mas saiba que vai muito além. A inovação está relacionada a novas possibilidades, novas soluções e novas maneiras de resolver problemas e suprir antigas necessidades.

Para que seu negócio seja capaz de entregar isso aos consumidores, é preciso inovar também no modo de entender as demandas, preferências e características de seu público. O caminho mais seguro para tal, é conhecer mais sobre seus clientes e entender melhor o que eles esperam da sua marca.

Invista em tecnologia

Inovação não é só tecnologia, mas a tecnologia é um dos principais alicerces da inovação. Isso porque ela permite que você remodele processos e estratégias, aproxime-se mais de seu público, ganhe mais produtividade na rotina e na execução de tarefas e em demais atividades e funções da empresa.

Investir em softwares e aplicativos e até em maquinário mais moderno, otimiza a produção e possibilita que você foque mais na estratégia do negócio. E alto custo não é desculpa para não investir em tecnologia, certo? É fácil encontrar diversas ferramentas gratuitas na internet. Aproveite as que são boas para o contexto e para as necessidades do seu negócio.

Aposte no marketing digital

Você já ouviu uma frase popular que diz: “se não está no Google, não existe”? Por mais radical que pareça, é como se estivéssemos caminhando para isso e você precisa integrar sua marca nesse universo que abre inúmeras possibilidades, entre elas: contato direto com o público, aquela espiada na concorrência, redução de custo com comunicação e anúncios, expansão da sua praça e mensuração profunda de resultados, entre outros.

Além do exposto, mesmo que você não queira estar na internet, principalmente nas redes sociais, pode ter a certeza de que seu negócio já existe nesse ambiente, em função da geração de dados vindos dos clientes. Por exemplo: uma foto com seu produto, uma reclamação ou elogio no Google e em outras plataformas, catálogos de endereços e outros.

Cabe a você decidir se quer gerenciar a imagem de sua empresa e gerar oportunidades e negócios ou se a deixará à deriva. Portanto, estruture uma boa estratégia de marketing digital. Você não vai se arrepender.

Crie um ambiente que permita experiências em sua loja

Como você sabe, estamos na era da experiência do cliente e isso vai além de um preço justo e de um bom atendimento. Se antes entregar experiências gratificantes a seus consumidores era um diferencial competitivo, hoje é um item básico do planejamento estratégico e deve estar presente em todas as esferas do negócio. Uma estratégia que tem um retorno muito bom é inovar nas vivências do cliente em seu ponto de venda, seja uma loja física ou uma loja virtual.

Crie ações que se conectem com os clientes, que o envolvam com sua marca e o façam sentir parte desse contexto. As pessoas esperam criar laços com a marca e com a comunidade envolvida e não apenas adquirir um produto ou contratar um serviço. Solte a criatividade e encante seu cliente.

Atualize seus conhecimentos

Assim como as mudanças na comunicação, no comportamento do consumidor e na tecnologia estão acontecendo em alta velocidade, as estratégias e metodologias para gerir os negócios também, pois precisam acompanhar o contexto. Então, não deixe de se atualizar e de buscar mais conhecimento.

E você não precisa deixar de aprender caso seu orçamento esteja apertado. Há uma grande diversidade de cursos e materiais gratuitos, por onde você pode estudar e pesquisar. Além de ficar por dentro do que está acontecendo no mercado, você pode conhecer pessoas, formar parcerias e ter bons insights.

Treine seus colaboradores

É preciso também pensar na qualificação e na capacitação da sua equipe, por menor que ela seja. Os colaboradores precisam conhecer o setor em que a empresa atua, o produto ou serviço que você oferta, as preferências dos consumidores, táticas de atendimento estratégico e relacionamento, entre outros. Isso é essencial para proporcionar boas e marcantes experiências para os clientes.

E assim como para você que está à frente do negócio, há muitos cursos e materiais de aperfeiçoamento gratuitos que os colaboradores podem acessar.

Os pequenos empreendedores que já reconhecem a importância da inovação na empresa vêm se destacando mais no mercado e em seus segmentos, criando conexões e relacionamentos mais duradouros com seus clientes, aumentando seu valor de marca e consequentemente movimentando mais o caixa. É preciso compreender as novas configurações das relações de consumo e estar em dia com elas. Portanto, aposte na inovação.

Como você pode ver, com medidas simples e que cabem na sua realidade, é possível inserir sua atividade na era digital e aproveitar todos os benefícios da inovação nos pequenos negócios. Agora é planejar cada passo, seguir essas dicas e mão na massa.

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