importância do empreendedorismo feminino importância do empreendedorismo feminino

Qual a importância e os desafios do empreendedorismo feminino?

7 minutos para ler

Ter uma empresa no Brasil já é um grande desafio e quando uma mulher está à frente do seu negócio as dificuldades encontradas são ainda maiores, por isso a importância de o empreendedorismo feminino ser debatido de forma ampla e constante.

As mulheres, cada dia mais, ocupam espaços que antes eram preenchidos exclusivamente por homens. Tem sido assim na política, nas profissões majoritariamente masculinas e, também, na condução dos seus próprios negócios.

O objetivo deste post é mostrar alguns dos principais desafios enfrentados pelas empreendedoras. Para isso, precisamos falar sobre a importância do empreendedorismo feminino. Continue a leitura e seja a mudança que você quer ver no mundo!

Debate essencial: a importância do empreendedorismo feminino

A simbologia da força feminina atravessa gerações mostrando a capacidade da mulher de superar desafios e exercer múltiplas tarefas. As mulheres podem ser empreendedoras de sucesso, seja no lar, na vida ou no trabalho.

A luta pela igualdade de gênero trouxe inúmeras conquistas. Entre elas está a independência, que permitiu voos mais altos e a possibilidade de transformar em realidade o sonho de empreender e estar à frente do próprio negócio.

O empreendedorismo feminino envolve questões que consideram os ideais e as emoções. Os principais motivos que levam uma mulher a empreender são:

  • o desejo de realizar um sonho;
  • trabalhar com o que gosta;
  • preferir qualidade a quantidade;
  • priorizar a família;
  • ter uma renda e ser independente;
  • o desejo de liberdade.

O empreendedorismo feminino exige debates constantes, pois são muitas as barreiras ainda impostas quando o assunto é o protagonismo da mulher no universo corporativo — muitas acabam desistindo por não aguentarem a pressão, sobretudo, de uma cultura machista.

Por isso, a necessidade de colocar o tema em pauta e fortalecer não apenas o grupo de mulheres já empreendedoras, mas também estimular aquelas que pretendem ter um negócio e que não recebem incentivo dentro de casa ou do mercado.

Vencer desafios tem sido uma tarefa constante para as mulheres desde os primórdios da história. Por isso, a evolução social, tecnológica, comportamental e intelectual, as tornou figuras fortes, obstinadas e realizadoras.

Por mais que ainda existam muitos obstáculos, as mulheres empreendedoras resistem e mostram que estão dispostas a ocupar o lugar a que pertencem, por direito, habilidade e competência.

Principais desafios enfrentados pelas empreendedoras

Diariamente as mulheres empreendedoras precisam provar seu valor e se defenderem das investidas do mundo machista, seja pela condição fragilizada imposta ao gênero, seja pela depreciação da capacidade de conduzir um negócio.

Em todos os setores do mercado, existem bloqueios e dificuldades criados para abalar as estruturas, na tentativa de que a mulher desista do seu sonho, são verdadeiros obstáculos que elas precisam enfrentar para alcançar seus objetivos.

O sucesso de um negócio independe do gênero de quem está no comando, por isso, mais do que nunca é a hora de lutar e evidenciar a força e a competência da mulher empreendedora no mundo dos negócios.

Listamos alguns desses empecilhos e trouxemos dicas do que uma mulher empreendedora pode fazer para não deixar de lutar pelo que acredita!

Preconceito

A ideia estereotipada de que lugar de mulher é no lar cuidando da casa e da família, é ainda um dos grandes desafios que as empreendedoras enfrentam. O preconceito, velado ou não, mostra a face da ignorância.

As oportunidades são diferentes para homens e mulheres dentro do ambiente profissional. As mulheres precisam a todo o momento provar que estão aptas a exercer uma determinada função ou ocupar uma posição de liderança à frente dos negócios.

Embora já se perceba uma mudança significativa, falta ainda uma longa jornada até que o empreendedorismo feminino seja aceito e respeitado tal como ele é — forte, predominante e produtivo.

Para driblar o preconceito, as mulheres precisam se unir e formar forças empreendedoras de apoio. A participação em redes femininas como RME, Mulheres do Brasil, Empodera e o projeto Sebrae Delas ajuda a fortalecer a representatividade nos ambientes de negócios, sejam virtuais ou físicos, para mostrar que o empreendedorismo feminino resiste.

Falta de incentivo

A falta de apoio da família, dos amigos e até mesmo das instituições que concedem crédito ou financiamento é outro aspecto que as mulheres empreendedoras precisam vencer para mostrar que têm potencial de cuidar de um negócio e obter sucesso.

De acordo com dados do Sebrae, as mulheres empresárias acessam um valor médio de empréstimos de R$13.000 a menos que a média liberada aos homens. Apesar disso, elas pagam taxas de juros 3,5% acima do sexo masculino.

Muitas já chegam ao mercado desacreditadas, com receio de não serem aceitas e valorizadas. O medo de fracassar é evidenciado pela falta de encorajamento daqueles que mais deveriam estimular a coragem de investir naquilo que acreditam.

Acreditar em si mesma e se preparar, adquirindo conhecimento, habilidades e competências específicas, é essencial para driblar as adversidades. Ter em mãos um bom plano de negócios e seguir passo a passo suas etapas ajuda a ter consistência na hora de apresentar ou defender um projeto.

Jornada múltipla

Os homens quando se envolvem com um negócio sob a condição de empresários, geralmente deixam a cargo das mães e esposas a responsabilidade de administração do lar e cuidados com a educação dos filhos.

Já a mulher absorve a carga duplicada — muitas vezes imposta e não escolhida — pois além de continuar a exercer a função doméstica, precisa se preocupar, continuamente, em conduzir de forma eficiente a empresa. De acordo com dados do IBGE, a mulher trabalha 03 horas semanais a mais que o homem.

Esse é mais um obstáculo enfrentado dentro do empreendedorismo feminino. Desde muito cedo, as mulheres são ensinadas a executar as tarefas domésticas sob o argumento de que são ela as responsáveis pelo cuidado do lar, dos filhos e netos ao longo da vida, enquanto os homens saem para o trabalho.

A dedicação parcial a um ou outro aspecto pode comprometer o desenvolvimento e crescimento do negócio. Com isso, vem a difícil decisão de escolher qual será a prioridade da vida.

Nesse contexto, o ideal é que haja equilíbrio e que a mulher tenha ajuda, seja em casa, seja na empresa. Um braço direito, preferencialmente outra mulher, para ajudar no gerenciamento da rotina — alguém que acredite e viva o mesmo sonho.

Autoconfiança

Mulheres têm a capacidade de se reinventarem e dar continuidade ao que quer que seja. Nos negócios, devido a todos os fatores que já citamos, a autoconfiança pode ficar abalada.

Ela se traduz no medo de errar e ter que encarar as pessoas que um dia disseram que ela não daria conta ou que aquele negócio não é para mulheres. Não é fácil, porém é possível vencer o medo e se munir de autoconfiança.

Os exercícios mentais “eu posso”, “eu quero”, “eu consigo”, podem aliviar a tensão e mudar o comportamento. A convivência com outras mulheres empreendedoras que vivenciam os mesmos problemas também pode servir de amparo para os momentos de baixa autoestima.

Um negócio envolve tomada de decisões, por isso a importância do empreendedorismo feminino ganhar mais empoderamento. É preciso que mais mulheres comecem a empreender para que existam diferentes ideias e modelos de negócio

Se você se identificou com este post, percebeu que não está só e que sua jornada está só começando, assista agora mesmo nosso webinar sobre empreendedorismo feminino — Empreenda como uma Mulher!

Posts relacionados

Deixe um comentário