desenvolvimento de funcionários desenvolvimento de funcionários

4 razões para investir no desenvolvimento dos seus funcionários

3 minutos para ler

Falar de investimentos, em tempos de crise, pode desanimar muitos gestores. No entanto, quando o assunto é desenvolvimento de funcionários, é essencial compreender como a iniciativa pode trazer retornos positivos e praticamente imediatos à empresa, justificando a implementação de um programa de treinamento.

Neste artigo, separamos 4 razões que confirmam a relevância de apostar no desenvolvimento dos colaboradores. São benefícios que impactam a saúde da organização e a satisfação dos profissionais. Continue a leitura e veja como essa estratégia pode conduzir o negócio para o sucesso.

1. Aumento da motivação e produtividade

A primeira razão é que estratégias nesse sentido geram motivação nos contratados. Esse é o resultado da valorização do capital humano, que é percebida pelos profissionais e faz com que eles atuem com mais engajamento.

Junto a isso, os conhecimentos adquiridos nos treinamentos aumentam a capacidade de performar com eficiência, diminui a quantidade de erros, além de propor as melhores soluções para cada desafio que aparece. Consequentemente, a produtividade e o rendimento da organização crescem impactados por esses aspectos.

2. Retenção de talentos

Mais uma vantagem que os empresários valorizam é o aumento da retenção de colaboradores. No cenário atual, a rotatividade tem sido motivada, em grande parte, pela falta de investimento dos empregadores no crescimento e satisfação dos profissionais.

Com o mercado aquecido e altamente competitivo, as empresas passam a disputar os melhores talentos e vence quem oferece os benefícios mais atrativos. Assim, um programa sólido e que fomente o desenvolvimento profissional é algo que tanto atrai bons funcionários, como também evita o turnover.

3. Melhoria do clima organizacional

O clima organizacional é um reflexo da motivação e dos comportamentos dos colaboradores, assim como é uma mostra dos valores da empresa, sendo ou não aplicados na prática. Por isso, é comum que os indicadores de clima não estejam satisfatórios quando não há investimento no desenvolvimento de pessoas.

Alguns profissionais podem não se sentir úteis, enquanto outros não se sentem valorizados pelo que fazem. O sentimento de estagnação na carreira e falta de desafios é outro motivo que prejudica o clima. Apostar em programas de treinamento se torna um remédio para esses problemas, transformando a visão que os funcionários têm de si mesmos e do negócio.

4. Aumento do potencial inovador

Com o investimento no desenvolvimento de funcionários, a organização também vai aumentar seu capital intelectual. Os conhecimentos acumulados e compartilhados, por cada colaborador, se tornam um motor para a criatividade e para a inovação. Afinal, só é possível inovar em um ambiente aberto para novas ideias e aprendizados.

Essas mudanças se tornam uma vantagem competitiva para o negócio, que terá profissionais atualizados, prontos para adotar tendências e propor novas soluções que irão satisfazer o público.

Parar de ver o desenvolvimento de funcionários como um gasto e passar a vê-lo como investimento é o primeiro passo para empresas que querem crescer e criar um ambiente atrativo para os melhores talentos do mercado.

Investir em educação corporativa é essencial para desenvolver as habilidades e competências dos colaboradores. Acesse a loja do Sebrae Alagoas e descubra diversos cursos que podem colaborar para o aperfeiçoamento do seu time.

Posts relacionados

Deixe um comentário