O impacto da gestão feminina nas empresas

3 minutos para ler

gestão feminina tem um impacto gigantesco dentro do ambiente empresarial. Além de promover a igualdade de gênero em um negócio, a sua liderança acaba fazendo com que o comportamento da equipe na empresa seja diferente e gera melhores resultados.

A presença de mulheres nos cargos de liderança é extremamente benéfica. Com números impressionantes e atitudes inovadoras, elas conseguem gerenciar times de maneira efetiva rumo ao sucesso.

Para descobrir como a gestão feminina impacta no funcionamento das empresas, leia o artigo a seguir!

Promove a comunicação e os relacionamentos interpessoais

O primeiro impacto que a gestão feminina pode trazer para as empresas é a melhora na comunicação. Graças à sua boa capacidade de conversação e oratória, elas conseguem transmitir, com clareza, tudo o que um líder espera extrair dos seus colaboradores.

Assim elas contam com bom diálogo, escuta ativa, afetividade e sensibilidade aguçada, com isso o ambiente de trabalho tende a se tornar mais agradável. Isso, inclusive, aumenta a produtividade dos funcionários de maneira direta, afinal, com comunicação mais clara, todos sabem o que deve ser feito.

Esse aspecto positivo também acaba tornando o relacionamento interpessoal com os funcionários mais leve e descontraído, mesmo que exista cobrança, pois as líderes escutam seus colaboradores. A gestão feminina consegue trabalhar muito bem as relações que são construídas dentro do ambiente organizacional.

Estimula o ambiente participativo

Outro impacto notado por mulheres gestoras é que a liderança é mais participativa e colaborativa. No momento da tomada de decisões, a opinião de outros funcionários da empresa também é levada em consideração antes de qualquer atitude ser tomada.

Isso dá maior senso de responsabilidade para os membros da equipe, o que acaba aumentando o engajamento do seu time. Essa prática pode trazer excelentes resultados, pois apoia o desenvolvimento, melhora a performance e estimula a autoliderança dos colaboradores.

Além disso, ter uma liderança mais participativa é essencial para promover a inovação em sua empresa. Quanto mais pessoas tiverem espaço para expor suas opiniões, mais rico será o ambiente de trabalho, e mais ideias novas podem surgir nas reuniões promovendo a criatividade.

Melhora a gestão financeira

Como dissemos até aqui, a gestão feminina impacta uma empresa de diferentes formas, e todas elas acabam resultando em mais lucro. Agora vamos falar necessariamente dos números, para mostrar que as mulheres líderes são excelentes gestoras financeiras.

Segundo relatório da McKinsey, empresas que contam com mais mulheres em seus quadros de liderança, conseguem ter um desempenho financeiro até 21% melhor. Isso só mostra o quanto uma gestão realmente efetiva é importante dentro de um empreendimento.

Assim as mulheres conseguem se sobressair no mercado, promovendo resultados melhores do que os de homens. Reconhecer o seu valor, e promover a igualdade de gênero em uma empresa, é sempre muito importante, além de lucrativo.

Nosso artigo fica por aqui, e esperamos que tenha conseguido entender o quanto a gestão feminina pode ser benéfica para as empresas. Se você gostou de nos acompanhar até aqui, aproveite para acessar nosso e-book sobre liderança multigeracional.

Posts relacionados

Deixe um comentário