Como a comunicação interna afeta a sua equipe

3 minutos para ler

Preparamos esse artigo para você entender melhor como a comunicação interna é importante para seu negócio, assim como todos os benefícios que ela traz quando feita de forma correta.

Esse é um ponto importante para melhorar os processos e o desempenho do negócio, pois permite criar um bom relacionamento entre os membros da equipe.

Entenda melhor o que compreende a comunicação interna, algumas formas de aplicá-la e quais os principais benefícios de investir nessa área para melhorar seus resultados!

O que é comunicação interna e sua importância

Podemos definir a comunicação interna como a área responsável em estruturar e repassar informações relevantes para os colaboradores de forma padronizada, direta e eficiente, criando um relacionamento transparente e próximo.

Essa área pode ser responsabilidade uma pessoa específica, um departamento como o de Recursos Humanos ou Comunicação, ou ainda gestores e líderes dos departamentos. É interessante que essa função esteja centralizada em pessoas específicas para evitar falhas na comunicação e gerar uma imagem positiva da empresa.

Além da forma padrão de repassar informações, também é essencial criar canais de comunicação aberta entre os colaboradores, seus gestores e a área de recursos humanos.

Isso possibilita que todos se sintam confiantes para comunicar problemas, informações delicadas ou solicitar algo quando preciso. A comunicação interna deve sempre ser em duas vias, permitindo que todos possuam voz quando precisam ser escutados.

Ainda que falemos da padronização, a comunicação interna não precisa ser sempre séria e formal. Adapte a linguagem e os canais de comunicação conforme sua necessidade e sua cultura empresarial.

Principais benefícios da comunicação interna

Os benefícios de uma comunicação interna assertiva são muitos. Entre eles estão:

  • Educar os colaboradores sobre a empresa, sua missão, valores e práticas ideais;
  • Padronizar a comunicação e conceder abertura para que todos sejam ouvidos;
  • Torna a empresa mais transparente e conscientiza a todos sobre informações importantes;
  • Cria melhores estratégias de comunicação e melhor adaptação quando existem mudanças necessárias;
  • Melhora o relacionamento e o engajamento entre colaboradores e empresa;
  • Contribui para a motivação dos funcionários;
  • Facilita feedbacks sobre desempenho;
  • Elimina problemas, erros e fofocas na comunicação.

Desenvolva a comunicação interna

Como já apresentamos, além de usar canais formais de comunicação, é importante também que gestores e líderes estejam sempre disponíveis e dispostos a manter uma comunicação aberta e direta com as pessoas para além dos canais oficiais da empresa.

Ao usar canais específicos, é possível criar uma comunicação mais ativa e assertiva. Use e-mails, aplicativos de troca de mensagem instantânea, quadros de informações físicos em locais de fácil visualização, crie um jornal interno físico ou digital, assim como possíveis portais digitais que a empresa já use.

Desenvolver a comunicação interna evita muitos problemas como desperdícios, a perda da produtividade e desempenho dos colaboradores, além de evitar que informações incorretas se disseminem dentro da empresa.

Nosso texto encerra aqui. Para aprender mais sobre gestão e empreendedorismo acompanhe o conteúdo do nosso blog e conheça as soluções que o Sebrae Alagoas possui para o seu negócio.

Posts relacionados

Deixe um comentário