Como a igualdade de gênero impacta na competitividade da empresa

6 minutos para ler

A igualdade de gênero dentro das empresas pode ser um excelente fator competitivo no mercado profissional. Por mais que muitos empreendedores não saibam disso, a presença de mulheres em diferentes times é extremamente benéfica. 

Além da capacitação profissional elevada, as mulheres também trazem outra visão para os negócios, tornando a sua empresa mais inovadora. Porém, isso não para por aí, e garantimos que existem outros benefícios inclusos nessa prática. 

Para entender como a igualdade de gênero impacta positivamente na competitividade da sua empresa, confira o artigo a seguir! 

Vantagens da igualdade de gênero nas empresas

A igualdade de gênero dentro das empresas pode trazer uma série de mudanças no seu funcionamento. A primeira delas é a melhora nos níveis de criatividade das equipes, desde que elas sejam mais diversas. 

A pluralidade de ideias no ambiente, fruto da diversidade de pessoas que atuam no negócio, torna a empresa mais criativa. Isso porque, com pontos de vista diferentes para a situação, a tendência é que novas soluções apareçam no horizonte. 

E, justamente por isso, empresas que promovem a diversidade tendem a ser as mais inovadoras do mercado. A igualdade de gênero faz com que o empreendimento se desenvolva de maneira efetiva. 

Inclusive, é interessante entendermos que essa prática pode trazer ganhos financeiros expressivos para os negócios. Ao menos é isso o que mostra um levantamento recente publicado pela McKinsey, ainda em 2020. 

Segundo o estudo, existe 93% de chance das empresas mais igualitárias superarem os lucros dos seus concorrentes no mercado. Isso só mostra que a inovação, fruto da igualdade, acaba sendo extremamente valiosa do ponto de vista financeiro. 

Além dos pontos já citados, ainda podemos destacar outros benefícios que a promoção da igualdade traz para as empresas, como os seguintes: 

  • Melhora o clima organizacional: ao notar que os ambientes são diversos, novos funcionários se sentem melhor acolhidos ao serem contratados por sua empresa; 
  • Melhora o engajamento: por notarem que todos têm espaço em uma empresa, a tendência é que os funcionários apresentem maior engajamento e sinergia no trabalho; 
  • Atrai talentos: empresas diversas atraem mais talentos para a sua composição. Logo, promover a igualdade, vai te tornar o negócio mais valioso aos olhos do público; 
  • Aumenta a produtividade: por causa da melhora no engajamento e do clima organizacional a produtividade da equipe também aumenta; 
  • Reduz a rotatividade: empresas plurais acabam sendo mais confortáveis para o trabalhador, o que diminui o seu turn over; 
  • Tem valor da marca: a marca se valoriza no mercado aos olhos dos clientes.

Como podemos ver, são várias as vantagens que a igualdade de gênero pode trazer para as empresas que as adotam. Todavia, ainda existe um caminho longo a ser percorrido para que isso aconteça. 

Habilidades femininas valorizadas pelas empresas

Existem diversas habilidades femininas que são muito prestigiadas no mercado de trabalho atual. Isso faz com que o cenário, que geralmente era preconceituoso com mulheres, duvidando de sua capacitação profissional, mude para um ambiente mais igualitário aos poucos. 

Uma das habilidades que são mais prestigiadas no cenário atual, é a gestão de relacionamentos interpessoais, as mulheres possuem facilidade em se comunicar e interagir com seus colegas de trabalho, melhorando o relacionamento e o ambiente.

As mulheres têm a habilidade de realizar várias atividades ao mesmo tempo, o que as torna profissionais multitarefas, aptidão que também é muito valorizada no mercado atual. Conseguir conciliar mais uma informação ao mesmo tempo e executar tarefas com qualidade, é algo admirável em qualquer situação. 

Além disso, contar com sensibilidade aguçada, para notar detalhes, é outro ponto muito valorizado. Seja notando particularidades em peças publicitárias, ou fontes diferentes presentes em documentos, essa percepção diferenciada é sempre interessante no trabalho. 

Além desses pontos, a construção de imagem positiva e a perseverança são outras habilidades muito úteis dentro do mercado de trabalho. Todas elas são essenciais para empresas que pretendem se tornarem mais plurais e competitivas no mercado. 

Caminho para a igualdade ainda é longo 

Apesar de todos os avanços feitos nos últimos anos, a igualdade de gênero ainda está distante de ser alcançada em nosso país. Isso impede muitas empresas, principalmente as de menor porte, de se tornarem mais competitivas no mercado. 

Dar condições iguais de trabalho se torna difícil quando notamos que, até mesmo em relação ao salário, somos diferentes. Mesmo desempenhando a mesma função e ocupando o mesmo cargo, as mulheres, segundo dados do IBGE, recebem apenas cerca de 77,7% dos salários dos homens

Além disso, segundo dados da Grant Thornton, as mulheres ocupam apenas 38% dos cargos de liderança nas empresas. O ideal seria a divisão igualitária entre os dois sexos.

Em todo caso, promover a igualdade de gênero dentro de empresas é extremamente benéfico para o empreendimento. A pluralidade de pensamentos é proveitosa para todos os envolvidos e ajuda a desenvolver nossa sociedade. 

Mas, para que isso passe a se tornar realidade, é necessário que as empresas adotem posturas inovadores. Alguns dos comportamentos que podem ser incentivados para promover a igualdade desejada são: 

  • Projetos de qualificação profissional voltado para as mulheres da empresa; 
  • Remuneração salarial feita com base nos cargos que ocupam, com a maior transparência possível em volta dos valores e função; 
  • Criação de programas de desenvolvimento de lideranças femininas
  • Campanhas de conscientização sobre diferentes tipos de assédio praticados em ambiente de trabalho; 
  • Contratação de funcionárias em todas as áreas do empreendimento. 

Ser uma empresa inovadora é o melhor fator competitivo que um pequeno negócio pode ter dentro do mercado. Por isso, é muito importante que empreendedores de menor porte deem espaço para que as mulheres atuem no cenário atual. 

A igualdade desejada ainda está longe de ser alcançada, porém não é impossível que cheguemos aonde desejamos. Ao dar mais espaço para as mulheres no mercado de trabalho, toda a sociedade acaba sendo beneficiada por isso. 

Nosso artigo fica por aqui, se você quer conferir mais conteúdo sobre o universo do empreendedorismo acesse o nosso blog e confira os conteúdos que preparamos para você! 

Posts relacionados

Deixe um comentário