Relacionamento interpessoal Relacionamento interpessoal

Relacionamento interpessoal no trabalho: por que ele é importante para você?

5 minutos para ler

Os empresários que almejam o sucesso em seus negócios precisam compreender a importância dos relacionamentos profissionais. Habilidades como a escuta ativa, oratória e afinidade precisam ser desenvolvidas, pois a comunicação interpessoal é indispensável para a atuação em todas as empresas. Ela ajuda as pessoas a criarem vínculo entre si e a se conectarem em diversos contextos sociais.

O respeito e a empatia são fundamentais para que os contatos entre os indivíduos sejam positivos. Neste artigo, vamos explicar o que é relacionamento interpessoal, a importância de desenvolvê-lo dentro e fora da empresa. Para que você consiga entender melhor o assunto, vamos te apresentar os benefícios de bons relacionamentos no ambiente de trabalho.

Quer saber como é possível melhorar o relacionamento interpessoal levando em consideração o trabalho presencial e online? Prossiga a leitura!

O que é relacionamento interpessoal?

Relacionamento interpessoal é a ligação estabelecida entre duas ou mais pessoas dentro de um contexto social, essa relação é o resultado do desenvolvimento de diversas habilidades comportamentais, como a empatia, a atenção, o diálogo, a paciência e da troca de informações entre pessoas convivem em determinado local. A forma de se relacionar varia de acordo com as emoções, as experiências vivenciadas e o contexto cultural de cada indivíduo, já que esses aspectos se refletem em sua conversação.

Qual é a importância de um bom relacionamento interpessoal?

O bom relacionamento interpessoal é importante para a construção de uma convivência amistosa e benéfica, que gera um ambiente de colaboração harmonioso e produtivo, permite a empresa a progredir e ser bem-sucedida. Ela traz vantagens como a valorização pessoal, comunicação clara, a participação em relações saudáveis com os colegas de trabalho, escuta ativa e a prática constante de empatia que torna o ambiente cotidiano mais alegre.

Quais são os impactos do relacionamento interpessoal na empresa?

O relacionamento interpessoal é o modo de interagir com quem está à sua volta. Portanto, ele gera diversos impactos no ambiente de trabalho, por exemplo, melhora a autoestima, a interação entre os seus membros, beneficia o desenvolvimento de atividades em equipe e promove um ótimo clima entre os colaboradores que se mantêm engajados com os objetivos da empresa.

Como melhorar o relacionamento interpessoal?

Você pode melhorar o relacionamento interpessoal no trabalho desenvolvendo habilidades como a escuta atenta, adotando uma comunicação clara, objetiva e assertiva, praticando a empatia, seja no presencial ou on-line, principalmente mantendo-se conectado com a sua equipe. Existem aplicativos e sistemas que ajudam você a ficar mais próximo de seu time e clientes, por exemplo o WhatsApp ou o Telegram. Escolha o canal de comunicação adequado para criar conexão entre pessoas.

Esteja disponível para a equipe tirar dúvidas

Caso tenha colaboradores trabalhando em home office, o líder deve estar disponível para responder mensagens, tirar dúvidas e priorizar as tarefas. Oriente os colaboradores para que entrem em contato com você assim que precisarem de esclarecimentos ou auxílio para solucionar eventuais problemas. Faça uso de videoconferências, aplicativos de mensagens instantâneas e e-mails.

Conheça a sua equipe

Compartilhe suas histórias de forma divertida para conhecer todos os integrantes do time. Estimule-os para que façam o mesmo e partilhem seus aprendizados e conhecimentos, escute sempre com atenção. Mantenha proximidade e descubra como pode auxiliar os colegas de trabalho em suas atividades profissionais ou dificuldades pessoais.

Crie momentos de interação com a equipe, pode ser um almoço com os colaboradores ou um Happy Hour pós-expediente assim que a pandemia permitir.

Desenvolva uma boa comunicação

Comunique-se constantemente para fortalecer a relação de trabalho com os outros colaboradores. Promova eventos ou reuniões mensais para manter o contato e verificar se há necessidade de realizar correções nas rotinas corporativas. Ative as notificações do seu e-mail para responder mensagens importantes. Procure ter uma oratória clara e objetiva.

Adeque-se aos diferentes perfis da equipe

Procure se adequar aos diferentes perfis que fazem parte do seu time. São as diferenças entre seus membros que torna um time completo. Saiba se colocar no lugar de outras pessoas para compreender as suas atitudes e ajudá-las a se tornarem ainda mais eficientes. Adapte os seus discursos de acordo com a pessoa que está envolvida nas tarefas.

Agora você já entende por que o relacionamento interpessoal é importante no trabalho? Para conseguir criar relações positivas, é imprescindível se conhecer e entender quais são seus pontos fortes e fracos para poder sempre melhorar. Demonstre confiança na equipe e seja empático com todos os colaboradores.

Gostou? Então continue adquirindo novos conhecimentos. Aproveite que já está aqui e saiba como aproximar e liderar sua equipe em busca de grandes resultados!

Posts relacionados

Deixe um comentário