tomada de decisão gerencial tomada de decisão gerencial

3 dicas para fazer boas tomadas de decisão na empresa!

4 minutos para ler

Não é novidade que a tomada de decisão gerencial é uma das ações mais frequentes em uma empresa. No entanto, as consequências de um parecer incorreto e as variáveis que surgem ao pensar sobre o problema tornam o processo angustiante para quem está no comando.

A incerteza ao fazer escolhas está no fato de que o resultado das decisões são desconhecidos e podem afetar o crescimento da empresa ou mesmo as pessoas envolvidas.

Mas, se tomar decisões é uma ação corriqueira para o gestor, existem formas de auxiliá-lo para que suas deliberações sejam feitas de forma objetiva e consciente. Acompanhe!

1. Investigue a questão e encontre qual é o problema

A dificuldade em identificar o problema está no fato de que enxergar todos os lados da questão se constitui como uma tarefa tortuosa para quem está no comando. Sempre atento a todos os processos da empresa, o gestor vive em conflito ao dividir seu tempo entre afazeres diários e o encontro das soluções com as quais vai tomar decisões eficientes.

Uma dica para encontrar qual é o problema que se está buscando solucionar é mapeá-lo, isso é, criar um esquema no qual consiga visualizá-lo com objetividade. É possível criar, por exemplo, uma linha do tempo, que vai identificar como a circunstância se formou ou, caso prefira, criar um diagrama para distinguir a origem da adversidade das consequências que ela gerou.

2. Como coletar dados que auxiliem na tomada de decisão gerencial

A coleta de dados auxilia na análise e no aprofundamento do problema. Para adquirir dados úteis para a tomada de decisão, conte com o auxílio de ferramentas e com a troca de ideias com pessoas que estejam envolvidas na situação ou que tenham passado por algo parecido.

A análise SWOT é uma dessas ferramentas. Suponha que a decisão a ser tomada tem relação com o crescimento financeiro e que os caminhos para atingir esse objetivo envolvem incorporar um novo cliente ou fechar uma nova parceria. A SWOT auxilia na avalição dos prós e dos contras dentro do cenário do mercado em que a ação vai acontecer.

Realizar questionários entre os colaboradores que dêem base para enxergar a posição da equipe é outra ferramenta importante. Estruture essa avaliação, de modo a avaliar os prós e os contras de cada decisão e a partir das possibilidades da empresa. Por exemplo, se a contratação de pessoal não é uma opção viável, não ofereça essa solução para escolha da equipe.

3. Identificar e analisar todas as alternativas disponíveis

Uma vez que você já entendeu qual é o problema e quais os prós e contras de tomar a sua decisão, procure pensar em como seria a sua realidade caso tivesse optado por um ou outro caminho. É preciso perceber se, de fato, vai estar confortável com a própria resolução. Sempre que analisar o caminho, procure determinar se existem outras alternativas e se elas poderiam ser mais ou menos benéficas para o contexto em que está inserido.

Parece uma ação que exige tempo e de fato é! Porém, esse momento de buscar possibilidades vai auxiliá-lo a elaborar um planejamento estratégico refinado, o que vai fazer a diferença no momento de executar as ações sobre as quais deliberou.

A experiência é uma grande aliada na tomada de decisão gerencial e na garantia de que ela ajudará a empresa a crescer financeiramente com os caminhos escolhidos. Após análise e execução de ideias, avalie os resultados e utilize esse conhecimento para as próximas decisões.

Gostou das nossas dicas sobre tomada de decisões e quer ficar ainda mais por dentro do assunto? Acesse nosso e-book e aprenda a usar os dados em benefício do seu negócio!

Posts relacionados

Deixe um comentário