Gestão da produtividade Gestão da produtividade

Entenda o que é gestão da produtividade e quais seus benefícios!

4 minutos para ler

A capacidade de produção de uma empresa é responsável por manter a saúde financeira desse empreendimento em patamares favoráveis, fidelizar clientes e aumentar as vendas. Sendo assim, implantar a gestão de produtividade é fundamental para conquistar esses benefícios.

Essa estratégia deve começar pela autoanálise da capacidade do empreendedor em gerir o seu negócio. Muitas vezes, são tantas tarefas a serem realizadas que o próprio empresário não consegue espaço na agenda para produzir suas funções de planejamento, direção e organização.

Pela importância desse tema, elaboramos este artigo para explicar o que é gestão de produtividade, quais são os seus impactos e como implantá-la. Confira.

O que é gestão de produtividade?

O conceito de produtividade pode ser entendido como um conjunto de técnicas de gerenciamento empresarial que tem como função planejar, acompanhar, conferir e melhorar os processos de produção de mercadorias e serviços nos empreendimentos.

A gestão de produtividade é importante para eliminar e corrigir comportamentos e fatores que podem prejudicar a produção. Por exemplo, a falta de planejamento e de engajamento, o excesso de reuniões e de e-mails, uso de aplicativos de mensagens, conversas nos postos de trabalho, entre outros.

Quais são os impactos da gestão de produtividade no meu negócio?

Quando ouvimos a palavra “impacto”, temos o costume de pensar em coisas ruins, no entanto, a boa notícia é que a gestão de produtividade só oferece benefícios. Veja quais são os principais.

Crescimento das vendas

A gestão da produtividade otimiza o tempo e recursos de cada processo da empresa e, com isso, a equipe de vendas estará mais focada e preparada para obter melhores resultados.

Aumento da lucratividade

O crescimento das vendas obtido pela boa estratégia de gestão de produtividade certamente proporcionará o aumento da lucratividade do empreendimento, possibilitando novos investimentos.

Fortalecimento da marca e satisfação dos clientes

Quando uma empresa produz mercadorias e serviços com base nas pesquisas de satisfação dos clientes e atende aos seus gostos e preferências, ela cria uma legião de propagadores da marca.

Como implantar a gestão de produtividade na minha empresa?

A gestão de produtividade exige alguns passos de quem pretende implantá-la. Saiba quais são os mais importantes.

Faça uma agenda

Seja você amante das tecnologias digitais ou dos que preferem fazer suas anotações no papel, independentemente da sua preferência, coloque tudo que planejar em uma agenda. Diferencie as tarefas por ordem de prioridade e seja fiel aos prazos.

Aprenda a delegar

Assuma que você não é uma máquina e que precisa de ajuda. Saiba delegar as funções e distribuir as tarefas para as pessoas certas e mais adequadas para os serviços. Se for preciso, contrate novos colaboradores.

Estude 

Analise o comportamento dos concorrentes e as tendências do mercado. Além disso, busque ajuda e faça o máximo de cursos relacionados ao seu ramo de negócios e de gestão de empresas.

Acompanhe os resultados

Esteja atento aos resultados das suas vendas e faça comparativos com outras empresas do ramo. Torne a tecnologia sua aliada, adquira softwares e use planilhas eletrônicas para essas análises.

Concluímos, assim, que a boa gestão da produtividade pode gerar impactos positivos e otimizar a conciliação do profissional com o pessoal. Com isso, você conseguirá ter uma boa qualidade de vida e manter o seu negócio obtendo lucros suficientes para a permanência no mercado por muitos anos.

Gostou do assunto? Continue com a gente nas redes sociais e curta nossa página no Facebook.

Posts relacionados

Deixe um comentário