Como se preparar para a retomada ao trabalho no pós-pandemia?

4 minutos para ler

Com a reabertura da economia e a flexibilização das medidas de isolamento social, as empresas estão, gradualmente, retomando suas atividades. Porém, para que o retorno ao trabalho pós-pandemia ocorra de forma segura, alguns novos protocolos serão fundamentais, além de mudanças no ambiente físico corporativo. 

Os novos layouts de trabalho dependerão muito das atividades de cada empresa. Uma loja, por exemplo, opera de maneira distinta de um escritório ou de uma fábrica. No entanto, em qualquer um desses ambientes, os cuidados com higienização e o distanciamento dos colaboradores serão essenciais.

Quer saber como garantir o retorno ao trabalho presencial de forma segura? Então, acompanhe as nossas dicas! 

Como organizar o ambiente de trabalho pós-pandemia? 

Várias medidas serão necessárias para manter a segurança dos colaboradores e também da coletividade. A conscientização de todos, acerca dos riscos e da importância do comportamento seguro, será o elemento mais importante para minimizar os riscos de contágio e de transmissão de doenças.

Para tanto, investir em comunicação, reorganizar a dinâmica corporativa e promover adequações físicas são ações imprescindíveis. Confira! 

Equipamentos de proteção 

O uso de máscara é essencial. Além dela, dependendo da atividade, luvas ou mesmo máscaras do tipo face shield são necessárias. O fornecimento do equipamento de proteção individual (EPI) é uma obrigação do empregador, que deve orientar sobre o uso correto e fiscalizar a utilização por parte de toda equipe. 

Mudanças no espaço físico 

É importante que os ambientes sejam adequados de forma a manter o distanciamento entre os colaboradores. Assim, o afastamento de mesas ou a readequação dos escritórios é importante. Uma alternativa para locais com pouco espaço disponível é o uso de divisórias de acrílico. 

Além disso, portas e janelas devem permanecer abertas, de forma a garantir a circulação do ar. No caso das portas, essa medida também é importante para evitar a necessidade de contato com maçanetas. 

Em lojas ou outros empreendimentos, nos quais o consumidor efetua o pagamento diretamente no caixa, além de divisórias de acrílico, é válido fazer demarcações no piso, para evitar aglomeração. Os clientes e funcionários precisam estar seguros.

Empresas com refeitórios coletivos ou vestiários também precisam adotar cuidados extras para evitar a presença de muitas pessoas nesses ambientes. Nesse caso, o ideal é organizar a jornada de trabalho de forma que os horários dos colaboradores não coincidam. 

Vela a pena, também, instalar dispensers de álcool em gel 70% na entrada da empresa, próximos aos refeitórios e sanitários. Nas pias, sabonete líquido e toalhas descartáveis são imprescindíveis.

Novos comportamentos 

Além das adequações do espaço físico, as empresas devem instituir novos protocolos de proteção aos funcionários. O ideal é que aqueles que puderem permanecer em home office continuem executando suas atividades à distância, ao menos na maior parte do tempo. Para os que precisarem comparecer à empresa, vale adotar alguns cuidados: 

  • avalie a possibilidade de mudanças no horário de trabalho, de modo a evitar que os colaboradores utilizem transportes públicos em momentos de pico
  • faça aferição de temperatura assim que o colaborador chegar em empresa. Se houver sinais de febre, tosse ou outros sintomas de doenças respiratórias, o funcionário deve ser afastado por alguns dias; 
  • intensifique a comunicação sobre a importância das medidas preventivas. Oriente as equipes sobre os procedimentos necessários de higiene, uso de máscaras e o descarte (ou higienização) das mesmas; 
  • evite a realização de reuniões ou treinamentos em ambientes fechados. Por enquanto, o essencial é que esses eventos aconteçam apenas por videoconferência. 

A mudança de rotinas garante a segurança do trabalho pós-pandemia? 

É fundamental que os gestores se capacitem para garantir o retorno ao trabalho sem riscos. Com as orientações adequadas e a adoção de protocolos rígidos de higiene e segurança, os colaboradores se sentirão confiantes e motivados para voltarem às atividades rotineiras, mantendo sua produtividade. 

Com cautela, o retorno ao trabalho pós-pandemia é seguro e fundamental para garantir a sustentabilidade financeira das empresas, que geram emprego e renda para muitas famílias.

Quer garantir os melhores resultados para sua empresa nesse momento de retomada? Então, confira como melhorar o posicionamento de sua marca!

Posts relacionados

Deixe um comentário