futuro do varejo futuro do varejo

O futuro do varejo: como será a sua relação com o novo cliente após a pandemia

4 minutos para ler

O futuro do varejo é muito promissor. Quem souber aproveitar as oportunidades tem grandes chances de fazer o seu negócio crescer e sair na frente da concorrência. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e a pandemia tem intensificado isso, uma vez que eles precisam ter acesso aos produtos, mesmo com as exigências de distanciamento social.

Sendo assim, quanto mais você melhorar a experiência do seu cliente, oferecendo a ele comodidade e, claro, excelente atendimento, é muito provável que o seu negócio comece a se destacar naturalmente.

No entanto, a preocupação de muitos empreendedores está relacionada ao momento pós-pandemia. Como será a relação com o novo consumidor? É isso que explicamos neste artigo. Confira!

Como o varejo vai sair da pandemia?

A pandemia impactou muito a vida e o comportamento das pessoas, sem contar os seus anseios e preferências. O varejo tem grandes chances de sair mais forte dessa crise, mas para isso precisa se adaptar às novas exigências do consumidor.

O uso da tecnologia, por exemplo, se faz indispensável para acelerar o atendimento e otimizar a experiência do consumidor. O delivery é outra característica que precisa ser implementada na maioria dos negócios, pois, quanto mais cômodo for para o cliente adquirir um produto, maiores serão as chances de melhorar o seu faturamento.

O novo consumidor estará ainda mais preocupado com questões relacionadas à saúde e aos problemas sociais. Sendo assim, é importante adaptar-se a essas exigências, a fim de evitar a queda nas vendas.

Quais as principais mudanças que devem ocorrer na sua configuração?

O futuro do varejo sofrerá algumas mudanças importantes, tais como:

  • redesenho: agora, os consumidores darão preferência para ambientes mais cleans, que passam uma sensação de segurança em relação ao seu bem-estar. Portanto, os pontos de vendas precisam trabalhar cores claras, vidros e seus espaços precisam ser bem arejados;
  • auto check-out: os pagamentos via celular são tendências para o período pós-pandemia, pois os clientes não estão dispostos a enfrentar filas e ficando expostos a riscos;
  • maior dedicação à implantação do marketing sensorial: o marketing sensorial ajudará o cliente a tomar suas decisões de compra mais rápido, porém, tenha atenção para não infringir nenhuma exigência de higienização, principalmente se o sentido explorado for o tato ou o paladar;
  • maior valorização do comércio local: quanto mais o comércio local colabora com a população, mais a população valorizará o comércio local.

Como será a relação do comércio varejista com o novo cliente?

A relação do comércio varejista com o novo cliente será mais exigente e consciente do que antes da Covid-19. O consumidor terá algumas regras em mente, como: 

  • mais segurança e higiene: consumir presencialmente deve ser algo seguro;
  • mais comodidade para realizar suas compras: ficar mais tempo em casa será o novo normal;
  • atendimento ágil e facilitado: acesso a novas tecnologias contribuirão positivamente na sua decisão de compra, entre outros.

Embora a expectativa do futuro do varejo seja animador, muitas dúvidas podem surgir ao longo dessa jornada. O importante nesse momento é que você faça a sua parte e continue se mantendo focado na experiência do seu cliente, oferecendo a ele facilidades para melhorar o relacionamento entre vocês.

O que acha de ajudar outros empreendedores a ficarem por dentro desse assunto? Compartilhe esse artigo nas redes sociais e nos ajude a conscientizar mais pessoas!

Posts relacionados

Deixe um comentário