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Saiba como controlar gastos internos da empresa

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Controlar gastos internos, dentro de uma empresa, exige disciplina. Afinal, não basta apenas formular as melhores práticas: é preciso garantir que elas estejam sendo cumpridas, principalmente pelos gestores, uma vez que o comportamento deles influencia todo o time.

Pensando nisso, elencamos algumas dicas sobre como controlar gastos e transformar essa meta em um pilar duradouro do negócio. É importante destacar que o nosso país passa por uma crise financeira, então economizar se tornou uma tarefa obrigatória. Boa leitura!

Avaliar se os fornecedores atuais são os que geram o melhor custo-benefício

Revisar o time de fornecedores pode ser uma tarefa dura, especialmente se a parceria é longa. Contudo, ainda que a sua empresa tenha total confiança nesse trabalho em conjunto, vale a pena investigar o mercado por condições melhores.

Isso é ainda mais importante no contexto atual, por conta da crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus. É o momento de buscar diferentes meios de cortar gastos, revisar contratos e encontrar novos parceiros.

Ao encontrar preços mais baixos e outras condições de pagamento, sua empresa poderá se resguardar financeiramente nesse momento difícil.

Analisar os impostos que estão sendo pagos

É importante destacar que nem sempre a empresa está no enquadramento jurídico mais adequado para as suas obrigações fiscais. Uma boa ideia é buscar uma consultoria aprofundada com os contadores com que a empresa trabalha para estudar outras opções de planejamento tributário.

Isso deve ser feito de forma conjunta com profissionais que entendam bem dos aspectos jurídicos dessa mudança. Portanto, nada de tomar decisões arbitrárias baseadas em uma pesquisa superficial, afinal os efeitos dessa escolha são de longo prazo.

Acompanhe o rendimento e a produtividade dos funcionários

Controlar os gastos de uma empresa também tem a ver com a avaliação dos custos de pessoal, principalmente em momentos de instabilidade econômica. Isso porque a força de trabalha representa o maior custo fixo de qualquer organização.

Por isso, é necessário garantir que cada colaborador esteja dando o retorno desejado ao negócio. Avalie a produtividade de cada um deles, verificando quem está realmente agregando valor ao negócio. Dependendo dos resultados, considere terceirizar certas funções ou contratar profissionais autônomos.

Caso você prefira apostar nas pessoas que já estão na empresa, estabeleça campanhas e recompensas apropriadas para trabalhadores que encontrem maneiras efetivas de reduzir as despesas. Com isso, você estimula a competição saudável e ainda reforça uma cultura de corte de desperdícios no negócio.

Invista em marketing orientado por dados

Já ouviu falar sobre a automação e o Big Data Marketing? São estratégias digitais para fomentar os leads de forma objetiva, além de extrair conhecimento relevante para a empresa.

A primeira delas consiste no envio de mensagens automáticas de acordo com o estágio na jornada de compra, enquanto a segunda prospecta oportunidades com base no estudo do histórico digital e das redes sociais, por exemplo.

Dessa forma, será mais fácil criar estratégias bem direcionadas, de acordo com o estágio do cliente em potencial na jornada do consumidor. Trata-se de uma forma de utilizar a tecnologia para municiar os gestores e a equipe de vendas com informações mais embasadas.

Livrar-se das dívidas

Essa dica pode parecer óbvia, mas é fundamental pensar com cuidado em tudo o que envolve essa despesa. No processo de controle de gastos, o ideal é que você comece a buscar formas rápidas e eficientes de eliminar os débitos. Assim, verifique a possibilidade de renegociar o que a empresa deve e de liquidar as dívidas de menor valor.

Juros cobrados pelos bancos e instituições financeiras são prejudiciais ao aporte de capital, uma vez que podem se acumular — gerando o efeito conhecido como “bola de neve”. Além disso, ao não pensar muito nas dívidas, o gestor pode acabar perdendo a noção dos débitos, o que aumenta as dificuldades em liquidá-los.

Assim, tente renegociar os valores mais expressivos (isso é, as dívidas mais elevadas) e evite postergar o pagamento dos débitos mais leves, buscando a liquidação imediata. Dessa forma, será mais fácil reduzir o passivo que atinge o orçamento da empresa.

Utilize a sinalização

Você já deve ter topado com uma plaquinha sinalizadora na sua empresa, certo? Mensagens comuns são “Cuidado: piso molhado” ou até mesmo aquelas que demonstram a localização de certos setores. O interessante é que esse é também um meio para estimular os colaboradores a adquirir bons hábitos.

Portanto, pense na possibilidade de adotar plaquinhas com mensagens como:

  • “Apague a luz”;
  • “Imprima somente aquele que for realmente necessário”;
  • “Traga sua própria caneca (ou garrafinha) de água”.

Além de servirem como lembretes constantes, elas também acabarão sendo absorvidas pelo inconsciente de trabalhadores. Isso é fundamental para fortalecer uma cultura de economia e redução de desperdícios.

Estimule uma cultura de economia de custos

Estimular uma cultura de economia de redução de custos não é somente repetir frases à exaustão e esperar que os colaboradores magicamente adotem aquele comportamento. Também é fundamental mobilizar a equipe para colaborar nessa empreitada.

Isso pode ser feito de uma maneira que estimule a competição saudável e premie as boas ideias. Que tal, por exemplo, oferecer brindes e descontos para as melhores ideias de economia do mês? Uma caixinha também pode ser posicionada, na entrada da empresa, para que os colaboradores depositem suas sugestões.

Desse modo, você integra os seus colaboradores e estabelece uma cultura positiva aos poucos, por meio de ações criativas e participação de todos. A empresa se torna uma grande família, repleta de boas ideias.

Revisar o estoque

Revisar o estoque tem a ver com perceber se determinado produto ou serviço está sendo realmente vendido. É preciso notar que a fabricação, a divulgação e toda a estratégia destinada à comercialização têm custos significativos. Portanto, não hesite em eliminar mercadorias que não estejam dando retorno.

Agora que você sabe como controlar gastos em sua empresa, já pode colocá-las em prática. Os gestores têm um papel fundamental nessa empreitada, uma vez que eles estabelecerão o novo padrão de comportamento. Até por isso, também devem servir como um exemplo para seus colaboradores, sempre reforçando a importância de cortar custos supérfluos.

Gostou do artigo e quer controlar os custos de forma mais precisa? Então, leia o nosso post sobre como montar uma planilha de controle de contas para a sua empresa!

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