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Conheça 4 tecnologias para impulsionar pequenos negócios!

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A competitividade do mercado fez com que a tecnologia para pequenos negócios se tornasse uma ferramenta importante para gerar valor e impulsionar o posicionamento da marca, seja qual for o segmento. Isso porque as inovações têm grande impacto na produtividade e simplificam a gestão.

Desse modo, quanto mais atividades são automatizadas, mais tempo o empreendedor terá para se dedicar à parte estratégica e ao crescimento do negócio. Entretanto, muitos micro e pequenos empreendedores ainda têm certo receio em investir em tecnologia, seja pelo pensamento de que não cabe no orçamento, seja pelo desconhecimento dos benefícios que oferece.

Com isso, deixam de crescer e perdem espaço para a concorrência. E você não quer que isso aconteça com seu empreendimento, não é mesmo? Então, acompanhe este post e fique por dentro das principais tecnologias para pequenos negócios!

1. Sistema de gestão

Um software de gestão é uma das tecnologias que não podem faltar em seu negócio. Os ERPs — Enterprise Resource Planning — são sistemas de gestão que reúnem e integram dados de todos os setores da empresa, organizando e armazenando-os de forma automática. Ter as informações centralizadas em uma plataforma única dá mais segurança, diminui os custos, evita falhas e promove mais agilidade na execução das tarefas.

Por exemplo, ao registrar uma venda no sistema, o valor é automaticamente lançado no módulo financeiro, a saída é computada no estoque e as informações são atualizadas para o setor de compras.

2. Aplicativos

Os aplicativos são uma ótima ferramenta para otimizar o gerenciamento dos pequenos negócios. Por meio deles, é possível administrar uma série de recursos na palma da sua mão, mesmo que você não esteja presente na empresa. Outra grande vantagem é que grande parte deles é gratuita.

Há aplicativos para todas as atividades de um empreendimento:

  • gestão financeira;
  • gerenciamento de tarefas;
  • controle de vendas;
  • gerenciador de projetos;
  • armazenadores de documentos digitalizados;
  • canais de comunicação direta com clientes, fornecedores e colaboradores.

3. Chatbot

Para quem já tem ou pretende ter um negócio digital, o uso de chatbot é uma excelente maneira de aprimorar o atendimento ao consumidor, promovendo uma melhor experiência. Basicamente, um chatbot é um software que interage com os clientes em um chat. O objetivo é fazer a triagem de dúvidas, problemas e outras necessidades para direcionar a pessoa às soluções antes de encaminhá-las, se for preciso, para um atendente humano.

Dessa forma, a empresa consegue economizar em tempo e recursos. Isso porque, na maioria das vezes, o cliente consegue solucionar sozinho. Afinal, muitos consumidores entram em contato diariamente para saber mais informações sobre os produtos, prazos, formas de pagamento, além de dar sugestões ou fazer reclamações.

Cada um de tais contatos seria muito mais demorado se feito por um atendente humano e seria necessário um número maior de colaboradores. Assim, o consumidor tem mais autonomia e consegue resolver seus problemas com mais agilidade.

4. Software de análise de dados

Uma empresa trabalha com um grande volume de dados. No entanto, organizá-los manualmente não é uma tarefa nada fácil. A solução é contar com um software de análise de dados, que armazenará todas as informações, cruzará dados e fornecerá relatórios valiosos para as tomadas de decisões.

Isso permitirá que o gestor conheça melhor o mercado, antecipe tendências, entenda o comportamento do seu público e identifique oportunidades para o negócio. Da mesma forma, é possível acompanhar indicadores e métricas fundamentais para compreender se as estratégias adotadas estão dando o resultado esperado ou se é preciso readequá-las.

Como você viu, a tecnologia para pequenos negócios é uma ferramenta essencial para a expansão e para a competitividade. Há soluções para todas as necessidades da empresa e é essencial que o gestor se atualize sobre as tendências, bem como se capacite constantemente para acompanhar as mudanças do mercado. Portanto, não deixe de analisar todas as opções e escolher as que trarão mais benefícios para o seu empreendimento.

Gostou de saber como a tecnologia contribui para o crescimento da sua empresa? Quer mais dicas? Então curta nossa página no Facebook e acompanhe todas as publicações!

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