transformação digital nas empresas transformação digital nas empresas

Entenda como a transformação digital pode impulsionar as empresas na pandemia 

6 minutos para ler

A transformação digital nas empresas não é algo novo, porém, o distanciamento social intensificou o uso de tecnologias e soluções inovadoras. A pandemia instalou uma crise econômica, fazendo com que as empresas precisassem se reinventar.

Muitas empresas adotaram o home office como alternativa para manter os negócios em funcionamento. Diante disso, a transformação digital foi impulsionada e passou a ser uma verdadeira necessidade. Por esses motivos, é de extrema importância que os gestores não fiquem de fora desse contexto. Afinal, isso tudo é mais do que uma tendência, sim uma nova realidade que estamos vivendo.

Para que você fique por dentro do assunto, neste post mostramos quais são as principais mudanças observadas pela transformação digital nas empresas, durante a pandemia, e que tendem a se tornar parte dos negócios daqui para a frente. Confira!

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (ou AI) é um conjunto de tecnologias que permite às máquinas e aos softwares aprenderem e tomarem algumas decisões baseadas em padrões. Para isso, são utilizados algoritmos e sistemas de aprendizagem para simular as capacidades e o trabalho humano.

Sempre que pensamos em AI, logo associamos aos robôs, certo? Isso não está errado, mas, nas empresas, a transformação digital é mais ampla. Ela pode ser utilizada no atendimento ao cliente, respondendo dúvidas recorrentes, por exemplo. Algumas formas comuns de adotar a IA é por meio de respostas automáticas do WhatsApp Business, ou por chatbots nas redes sociais e site da empresa.

Com a transformação digital impulsionada pela crise nas empresas, a Inteligência Artificial tem representado um recurso para melhorar os serviços, otimizar e automatizar tarefas e reduzir custos, principalmente no que diz respeito às falhas humanas.

Como dissemos, no setor do atendimento, os negócios estão investindo em chatbots. São atendentes de Inteligência Artificial que você integra ao seu site, às suas redes sociais e a outros canais. 

Eles são capazes de aprender as dúvidas e os problemas dos seus clientes para resolvê-los sem a interferência de humanos. Somente em etapas mais complexas, o seu colaborador é notificado.

Essa é uma maneira de agilizar o seu atendimento e de deixar o seu funcionário encarregado do que realmente importa: processos complexos e tomadas de decisão.

A AI também pode ser empregada por meio de:

Automação de processos

Automatizar processos é um investimento necessário em todos os momentos, porém, para crescer nas crises, ela é ainda mais importante. Na pandemia, o trabalho remoto se tornou a realidade de muitos colaboradores e empresas.

Com isso, os negócios precisaram começar uma verdadeira corrida para tornar os processos e as tarefas mais rápidos, eficientes, ágeis e econômicos. Pense no setor financeiro, por exemplo.

Imagine ter que emitir, manualmente, todas as notas fiscais. Além de maior chances de erros, será um processo demorado e tomará um tempo que poderia ser utilizado em processos mais complexos e que realmente importam.

A automação de processos trata sobre substituir tarefas manuais por softwares e outras soluções. Assim, além do ganho de produtividade, há redução de custos e aumento da sua competitividade. Além de emissores automáticos de NF, pode-se implementar o uso de serviços de armazenamento em nuvem gratuitos e acessíveis.

Soluções em nuvem

Soluções em nuvem são tecnologias que permitem o armazenamento e o acesso de informações por meio da internet. Também conhecida como cloud computing, se trata de uma tecnologia que exclue a necessidade de ter servidores, ou salvar dados e informações nos computadores da empresa.

Além de reduzir custos com estruturas para salvamento interno, é uma maneira mais segura de armazenar as suas informações. Os dois exemplos mais rotineiros das soluções em nuvem são as plataformas e os bancos de dados.

A mobilidade dessa tecnologia permite o uso por 24 horas, 7 dias por semana, não importa se é feriado ou se está fora do horário comercial. Outro ponto de vantagem é que raramente essas soluções apresentam problemas, como a falta de conexão.

A transformação digital nas empresas também significa melhorar o armazenamento e a acessibilidade de dados, informações, chaves de acesso e documentos. Muitas empresas já utilizavam o armazenamento em nuvem, mas ele se tornou uma necessidade na pandemia.

Com as equipes em home office, tais soluções permitiram o acesso colaborativo. As equipes melhoram a sua comunicação e a produtividade, já que não perderão um tempo precioso instalando programas de acesso.

Transformação digital nas empresas: uma necessidade para o sucesso e a continuidade do seu negócio

Já não há mais tempo para enxergar a transformação digital nas empresas como um gasto. A falta de inovações, agilidade e automatização pode tornar o seu negócio obsoleto no mercado. Não é à toa que muitos pequenos empreendimentos acabam perdendo espaço para os grandes.

Muitas vezes, não se trata do porte da empresa, mas sim da maturidade da gestão, que promove a inovação e a agilidade nos processos. Afinal, tudo que é feito internamente impacta a satisfação do seu cliente e a sua reputação no mercado.

É importante salientar que essas mudanças organizacionais não acontecem do dia para a noite. Os negócios que já investiam e se preocupavam com a transformação digital antes da pandemia conseguiram certa vantagem no mercado e nos processos internos.

Se o seu negócio ainda tem muito o que ser inovado e automatizado, comece – o quanto antes – a mapear processos e a buscar por gargalos de produção. Assim, você saberá em que ponto a sua transformação digital precisa começar. Essa é uma questão de sobrevivência do seu negócio, não somente durante a pandemia e os momentos de aperto econômico, mas em toda a história do empreendimento.

A transformação digital nas empresas já deixou de ser uma escolha. Ela se tornou uma necessidade para garantir a continuidade das atividades, manter a relevância de mercado e, principalmente, impulsionar a modernização e o crescimento, de maneira que conquiste o seu espaço no mercado de atuação.

Não sabe por onde começar a transformação digital na sua empresa? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar com cursos, consultoria e suporte profissional!

Posts relacionados

Deixe um comentário