O nosso dia a dia é pautado por escolhas. Optamos pela roupa que vamos usar, pelo que vamos almoçar, por fazer ou não determinadas tarefas… As escolhas são constantes em nossas vidas pessoal e profissional.
A tomada de decisão nas organizações, no entanto, é motivo de preocupação para gestores, pois o resultado das escolhas podem trazer consequências para os colaboradores, afetar os processos da empresa, gerar custos, aproximar ou afastar o alcance dos objetivos da corporação.
Por isso, no que tange às decisões corporativas, é preciso realizá-las a partir de um olhar estratégico e analítico, considerando os prós e os contras e com o distanciamento que traga objetividade e segurança para o gestor.
Mas como ser mais assertivo em um contexto dinâmico, como o de uma organização? Para entender melhor o assunto, separamos algumas informações cruciais que devem ser levadas em consideração. Acompanhe!
Tente enxergar o cenário como expectador
O envolvimento com os desafios da empresa pode turvar o olhar do empreendedor. Quem nunca tomou uma decisão baseado em emoções? Porém, sem analisar o cenário, as escolhas são feitas sem respaldo, isso é, amparam-se apenas na sorte, o que pode colocar a corporação em risco.
A dica, então, é projetar-se como expectador da situação que está vivenciando. Busque enxergar-se como alguém que não está diretamente envolvido. Esse afastamento dá uma perspectiva maior sobre o quadro que está diante de você e auxilia na tomada de decisão de forma racional e bem embasada.
Como exercício, escreva qual é exatamente a questão ou quais são os caminhos que podem ser tomados. Procure ser o mais objetivo possível em sua descrição do problema, antes de encaminhar as possíveis soluções ou trajetos que vai seguir em cada decisão. Desta forma, você consegue delinear as opções mais adequadas para o seu negócio e consequente alcançar seus objetivos.
Evite a impulsividade
As emoções são uma de nossas maiores marcas de humanidade. O motivo pelo qual não se recomenda tomar decisões baseadas nas emoções é que elas mudam a todo o tempo e, por isso, a impulsividade pode se tornar um risco para o futuro de uma empresa.
Portanto, evite tomar decisões de uma hora para a outra. Crie um método que se aplique ao seu jeito de ser. Registrar as opções por escrito, tirar um tempo para pensar, pesquisar contextos parecidos com o seu ou até mesmo conversar com um amigo ou colega de trabalho de sua confiança são formas de evitar tomar decisões precipitadas.
Coloque os pontos positivos e negativos no papel
Escrever é uma habilidade que se constrói por meio de uma atividade racional. Anotar o que você pensa em relação a qualquer assunto, ajuda você pensar melhor a respeito. A famosa lista de prós e contras é muito eficiente para que você avalie suas prioridades e observe as vantagens e desvantagens de suas deliberações.
Essa atividade pode ser feita individualmente ou coletivamente. Se seu modelo de gestão é descentralizado, ou seja, se costuma se guiar por suas ideias, mas também pelas opiniões de seus colaboradores, é interessante pensar em instalar um quadro em sua sede e pedir que todos opinem sobre os pontos positivos e negativos das decisões a serem tomadas.
Alinhe a tomada de decisão com os objetivos da empresa
Uma gestão de sucesso está sempre alinhada ao planejamento estratégico da empresa. O planejamento, por sua vez, deve levar em conta os objetivos a curto, médio e longo prazo que foi delineado para o negócio.
Isso significa que cada decisão deve levar em conta os propósitos da empresa. Vamos supor o seguinte cenário: seu objetivo atual é a prospecção de novos clientes, mas você está em dúvida sobre contratar ou não uma agência de comunicação para tornar mais estratégica a divulgação de sua empresa nos canais que têm à disposição.
A decisão deve levar em conta diversos fatores, entre eles, a verba para tal investimento. Porém, é preciso pensar que, para que sua mensagem alcance clientes potenciais, nada melhor do que uma comunicação orientada e direcionada para atingir pessoas que estejam procurando pelos seus produtos ou serviços.
Alinhar suas decisões em relação a objetivos claros e definidos é um passo importante para ser ainda mais assertivo em suas escolhas.
Use ferramentas de gestão
As ferramentas de gestão ajudam a dinamizar a gestão de sua empresa, tornando as decisões mais objetivas e eficientes. Esses recursos podem ser metodologias ou softwares que ofereçam dados objetivos com os quais vai ter transparência para fazer as melhores escolhas. Conheça algumas dessas ferramentas!
Análise SWOT
A análise SWOT é uma metodologia de gestão que auxilia você a identificar os pontos fortes e fracos de suas escolhas. As letras formam, em inglês as palavras: força (strength), fraqueza (weakness), oportunidade (opportunity) e ameaça (threat).
Faça o levantamento de cada um dos pontos abordados e pense detidamente sobre o cenário que está vivenciando e escreva quais são, respectivamente a força de cada escolha, a fraqueza, quais serão as oportunidades, caso tome determinada decisão, e as ameaças, se optar por uma trajetória específica.
Sistemas de gestão
Já pensou em basear sua gestão em dados? O sistema de gestão permite o acompanhamento completo das atividades, das execuções de tarefas e das realizações das ações previstas. Por meio dele, você entende melhor o fluxo de trabalho e analisa se existem gargalos, se é possível aprimorar processos e se há necessidade de novas contratações.
A ideia de contar com um sistema de gestão é oferecer um olhar muito mais racional sobre o negócio, ter uma visão objetiva para evitar erros e riscos para a corporação. Em cada novo projeto, você vai perceber um aprimoramento na definição de cada escopo e na construção de uma gestão direcionada para o alcance de seus objetivos.
A tomada de decisão nas organizações é uma constante e todas as metodologias e sistemas que estiverem ao seu alcance e se enquadrem na realidade de seu negócio vão tornar o processo mais eficiente e assertivo. Com isso, você ganha em resultado, pois estará sempre fazendo escolhas que considerem os objetivos de sua empresa.
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