Big Data: saiba como os dados podem colocar sua empresa em vantagem competitiva

4 minutos para ler

O Big Data é uma excelente ferramenta para quem quer ter vantagem competitiva, pois ajuda você, gestor, a estar sempre à frente da concorrência e a oferecer o que realmente seu cliente precisa.

Vantagem competitiva significa estar sempre em posição superior em relação a alguma coisa ou a alguém. No mundo dos negócios, significa sempre antecipar tendências e construir estratégias que as acompanhem e façam seu negócio estar sempre inovando e superando as expectativas do cliente.

A seguir, contamos mais sobre essa e outras vantagens de atuar a partir do Big Data!

O que é Big Data

É um termo utilizado pela área de Tecnologia da Informação (TI) e, em termos práticos, significa usar uma grande massa de dados. A forma como se captam esses dados pode ser por meio de uma fonte controlada ou não, de forma estruturada ou não.

Uma vez que essas informações são armazenadas, devem ser analisadas para que seja possível construir insights que direcionem as decisões do negócio. Abaixo, apresentamos algumas vantagens do Big Data.

Auxilia na avaliação dos produtos

Graças ao Big Data, é possível entender a tendência do mercado e os hábitos de compra de determinado público e criar propostas de serviços personalizados, de acordo com os interesses desse público.

Isso quer dizer que, por meio da análise de dados, você constrói seu catálogo de produtos de forma assertiva, considerando o que realmente o consumidor está buscando. Além disso, descobre quanto esse consumidor está disposto a pagar pelo produto.

Ajuda a segmentar seus clientes com eficiência

Por mais virtual que seja um negócio, o bom atendimento continua sendo a melhor estratégia para a fidelização. Um atendimento personalizado é tudo o que as pessoas buscam, não importa o que estejam comprando.

Portanto, é importante saber como o seu público prefere ser tratado, se tem uma postura mais descolada, se é mais exigente e quer toda a atenção ou até mesmo se há mais de um perfil, mais de uma preferência.

Atualmente, é possível até mesmo instalar uma câmera em lojas físicas, as quais vão reconhecer o cliente e fazer com que seu atendente preferido já esteja a postos para atendê-lo.

Ajuda a identificar a possibilidade de entrada de concorrentes

Você já deve ter percebido que, muitas vezes, várias empresas com o mesmo perfil e do mesmo setor abrem em uma mesma cidade ou até mesmo em um mesmo estado ou país.

Isso acontece porque o mercado acompanha as tendências que surgem por meio dos interesses dos consumidores, isso é, o mercado tenta atender às necessidades que vão surgindo na sociedade.

Porém, quando há investimento em Big Data, fica mais fácil reconhecer a possibilidade de surgirem negócios parecidos com o seu. Nesse caso, você consegue se antecipar e buscar um diferencial que torne o negócio mais relevante para o público.

A tecnologia é uma grande aliada para você, que está buscando vantagens competitivas para seu negócio. Por isso, é tão importante vencer a resistência a essas novas ferramentas, pois elas vão ajudá-lo a entender as necessidades do mercado e a atender a elas.

Como você pode ver, o Big Data é uma excelente estratégia para quem está buscando construir um negócio sólido e que esteja sempre à frente da concorrência. Para continuar lendo sobre esse assunto, siga o Sebrae Alagoas no Facebook, no Instagram, no LinkedIn e no YouTube.

Posts relacionados

5 thoughts on “Big Data: saiba como os dados podem colocar sua empresa em vantagem competitiva

Deixe um comentário