importância do fluxo de caixa importância do fluxo de caixa

Quer saber qual a importância do fluxo de caixa? Veja aqui!

6 minutos para ler

O fluxo de caixa é uma maneira simples e eficiente de garantir o controle financeiro dentro da empresa. Basicamente, ele se trata do registro diário das entradas e saídas de dinheiro. Além disso, por meio dele, é possível controlar as contas a pagar e a receber.

Para você entender melhor a importância do fluxo de caixa para o negócio, preparamos algumas dicas valiosas para você realizar esse trabalho dentro da sua empresa e colher os resultados de um controle financeiro apurado. Siga a leitura!

Registre as movimentações financeiras

Para garantir um fluxo de caixa de respeito, é muito importante entender que todas as movimentações financeiras da empresa devem ser registradas — independentemente do valor ou se elas correspondem a entradas ou saídas do caixa.

Ao tomar esse cuidado, será possível descobrir quais são as principais despesas do negócio, além de controlar os pequenos gastos (que podem parecer irrelevantes em um primeiro momento, mas que vão se acumulando a longo prazo) e descobrir onde é melhor investir dinheiro, além de implementar mudanças de modo a reduzir os desperdícios.

Quando os gestores conseguem registrar todas essas entradas, eles conseguem verificar as principais fontes de receita do negócio e estudar meios de otimizá-las.

Mapeie as entradas e saídas de dinheiro

Tão importante quanto registrar as movimentações financeiras (por menores que elas possam ser) é separar as receitas e despesas e categorizá-las adequadamente. Assim, será possível identificar os principais tipos de entradas e saídas de caixa dentro da empresa.

Uma boa dica para conseguir isso é ser o mais específico possível na hora de categorizar as receitas e despesas, até mesmo como um meio de entender melhor como os gestores utilizaram os recursos — e mapear de onde eles saíram.

Pensar nos cenários de curto e longo prazo

Outro diferencial significativo que serve como incentivo para manter o fluxo de caixa atualizado é que esse trabalho garante a possibilidade de analisar os cenários de curto e longo prazos. Isso porque essa atividade mostra se a companhia está vendendo bem, identifica os produtos com mais saída e onde os recursos estão sendo gastos, por exemplo.

Uma maneira de realizar essa análise e visualizar os pontos críticos do orçamento é por meio do chamado fluxo de caixa projetado. Trata-se de uma ferramenta que ajuda os gestores com a projeção de entradas e saídas financeiras da empresa durante um determinado período.

O primeiro passo para aplicá-lo é determinar o intervalo de tempo no qual será projetado o fluxo de caixa. Uma boa ideia é definir no mínimo 30 dias, com a possibilidade de trabalhar com períodos maiores no futuro.

A segunda etapa envolve mapear entradas e saídas que sejam frequentes, como contas de luz, água e pagamento da folha de funcionários. Destacadas todas as saídas, é hora de fazer o mesmo com o dinheiro que entra na empresa.

É importante levar em conta os prazos e as condições de recebimento. Se a sua empresa recebe pagamentos em parcelas, por exemplo, é fundamental considerar isso na projeção.

Faça controle diário

Para garantir o devido acompanhamento do fluxo de caixa, os gestores devem realizar o controle diário das finanças do negócio. Antes de decidir encerrar um dia de trabalho, os líderes devem analisar a situação das próximas semanas, observando fatores como:

  • próximas contas a pagar e a receber;
  • identificar pagamentos em atraso;
  • analisar clientes que devem ser cobrados, entre outros.

Assim, é necessário ter em mente que falhas no trabalho diário de garantir um bom controle de caixa, comprometem as tomadas de decisões e prejudicam o crescimento da empresa, já que afetam a saúde financeira da organização.

Utilize as métricas adequadas

Para se certificarem de que a empresa está realmente alcançando os resultados financeiros projetados, os gestores devem estabelecer métricas e monitorá-las frequentemente. Entre os indicadores mais valiosos para o fluxo de caixa, estão o faturamento, o saldo e o lucro.

O faturamento se relaciona à quantidade de dinheiro que a empresa realmente recebe. Já o saldo tem a ver com o valor que sobra em caixa quando as despesas das receitas coletadas são eliminadas da equação. Os gestores devem trabalhar para que ambos estejam sempre com um saldo positivo (quando as entradas superam as saídas).

Por último, o lucro é a métrica que define efetivamente o quanto a empresa realmente faturou. Ele é dividido em bruto e líquido. O primeiro deles é o valor positivo que sobra após a diminuição dos custos de produção da receita obtida. A fórmula é a seguinte:

Lucro Bruto = Receita – Custos

Já o lucro líquido é mais detalhado, uma vez que leva em conta também os custos fixos (aqueles que aparecem de forma contínua, como gastos de aluguel, salários e contas de água e luz) e os variáveis (que se modificam de acordo com o consumo, como o combustível utilizado pelos veículos da empresa). Sua fórmula é:

Lucro Líquido = Lucro Bruto – Custos Fixos

Por meio desses cálculos simples, será possível mensurar o crescimento da empresa. Eles são de fundamental importância para controlar o fluxo de caixa de forma precisa. Contudo, é importante destacar que essas fórmulas não contam com outras variáveis, como os tributos.

Use a tecnologia a seu favor

A boa notícia é que o fluxo de caixa pode ser feito até mesmo com as famosas planilhas de excel. Porém, caso você precise de uma solução tecnológica mais robusta, é possível procurar profissionais para desenvolver um programa especializado para realizar o gerenciamento, como um software de gestão.

Ter o auxílio de um bom software ajuda os gestores a concentrar todas as informações necessárias em um só lugar, o que facilita a tomada de decisão mais embasada e precisa. Além disso, um sistema desenhado para sua empresa diminui as chances de erros nos processos, tornando o acompanhamento diário mais simples e rápido.

Caso você opte mesmo pelas planilhas eletrônicas, não deixe de visualizar as entradas, saídas, investimentos e outras operações financeiras. Os gastos mensais também devem ser registrados, não deixando de lado os custos fixos. Para deixar tudo mais organizado, tente separar as despesas por cores.

Agora que você entendeu a importância do fluxo de caixa, já pode aplicar essas dicas ao seu negócio e concentrar informações relevantes sobre a entrada e saída de recursos dentro da empresa. Ele proporciona um registro fiel das operações diárias, mensais e anuais e facilita o monitoramento por parte dos líderes e daqueles que formulam as estratégias financeiras da companhia.

Gostou do artigo e quer facilitar a realização do seu fluxo de caixa? Então, acesse as nossas planilhas financeiras!

Posts relacionados

Deixe um comentário