5 indicadores de marketing que você precisa acompanhar

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Toda empresa que tem uma estratégia bem-elaborada utiliza indicadores de marketing para avaliar, monitorar e direcionar suas ações.

Há várias maneiras de mensurar essas ações, pois existem diversos indicadores que ajudam a analisar os resultados dos investimentos. Inclusive, alguns desses indicadores já podem ser aplicados imediatamente nas estratégias de sua empresa.

Ao escolher os indicadores que serão usados, o mais importante é entender como utilizá-los e quais são seus objetivos. Desse modo, você consegue identificar se precisa redirecionar seus investimentos a fim de obter resultados melhores. Por isso, confira 5 indicadores de marketing que serão úteis para você!

1. Custo por Aquisição de Clientes (CAC)

Um dos indicadores mais importantes para qualquer estratégia de marketing, o Custo por Aquisição de Cliente, ou CAC, permite verificar se o seu investimento para adquirir clientes está sendo eficiente ou se o custo está alto demais em relação à quantidade de clientes conquistados.

Vamos supor que durante um mês você tenha investido R$ 2 mil em anúncios do Google e gerado, com esse investimento, apenas uma venda no valor de R$ 200. Esses valores indicam que o CAC está bem alto e que a estratégia não está sendo eficiente, já que o resultado é muito baixo em relação ao valor investido.

2. ROI – Retorno sobre Investimento

Saber quanto dinheiro sua empresa ganhou ou perdeu com um investimento é essencial para que você tome decisões baseadas em dados e não em impressões que podem ser enganosas.

O Return Over Investment (ROI), ou Retorno sobre Investimento, é uma das formas de se identificar a validade desses investimentos. A fórmula é a seguinte:

(receita gerada – valor investido) / valor investido = resultado x 100)

3. Quantidade de leads

Os leads são potenciais consumidores, aqueles que entregam os dados para receber o conteúdo da empresa e, por isso, têm mais chances de se tornarem clientes. Quando você calcula a quantidade de leads que uma ação proporcionou, consegue identificar se essas ações estão funcionando ou se precisa repensá-las.

Por exemplo, sua empresa criou um artigo para o blog com um tema que interessa ao perfil de seus clientes e sugeriu cadastro para receber um e-book com o assunto em uma versão mais aprofundada. O número de cadastros para recebimento do e-book é a quantidade de leads que a sua empresa obteve.

4. Taxa de conversão

A taxa de conversão é uma ação realizada em resposta a um estímulo criado pela empresa e pode ser aplicada em diversas situações. Por exemplo, as pessoas que assinam uma newsletter para receber informações enviadas pela empresa, ou mesmo que realizam uma ação de compra estimulada pela mensagem recebida na newsletter.

Você pode analisar, por exemplo, a cada 100 acessos à sua página, quantas pessoas se cadastraram para receber as informações com frequência, via newsletter, e quantos desses cadastros foram convertidos em vendas.

5. Custo por clique (CPC)

Voltado para anúncios digitais, o custo por clique ajuda a identificar os resultados dos investimentos feitos, por exemplo, no Facebook Ads.

Para calcular esse custo, basta dividir o valor da campanha pelo número de cliques que o anúncio veiculado recebeu. Você pode fazer esse cálculo em seus anúncios do Facebook e identificar possíveis oportunidades de melhoria na estratégia.

Percebeu como os indicadores de marketing são importantes? Ele vão fazer com que você identifique se está investindo dinheiro demais em uma ação que não vai trazer grandes resultados.

Que tal se informar ainda mais sobre a importância dos dados? Confira nosso artigo “Big Data: saiba como os dados podem colocar sua empresa em vantagem competitiva”.

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