exemplo de propósito da empresa exemplo de propósito da empresa

Entenda a importância de definir um propósito para sua empresa e como fazer isso!

7 minutos para ler

Qual é a identidade da sua empresa? O que une gestores, colaboradores e clientes que promovem a sua marca? Você pode ainda não ter uma resposta na ponta da língua, mas não precisa se desesperar. Basta buscar a resposta no DNA do seu negócio.

Neste post, falaremos sobre o conceito de propósito da empresa, a sua importância para os negócios e como defini-lo de maneira adequada. Para lhe ajudar nessa empreitada, apresentaremos alguns exemplos bem interessantes.

É importante notar que cada exemplo de propósito é único e se conecta diretamente às atividades-fim e aos valores da empresa. Sem mais demora, vamos entender sobre esse conceito e suas aplicações. Acompanhe conosco!

O que é o propósito da empresa?

De forma bastante objetiva, o propósito de uma empresa pode ser definido através da razão pela qual ela existe e o que ela pode fazer pelos seus consumidores. É um termo para mostrar no que a organização acredita e para nortear suas ações.

Assim, o propósito da empresa é um direcionamento destinado a unificar os consumidores e a cultura organizacional para conquistar objetivos e estabelecer um legado positivo no mercado.

É importante, inclusive, realizar uma distinção. É comum encontrarmos pessoas que confundem propósito com posicionamento, então, vale a pena diferenciá-los de forma apropriada.

Enquanto o primeiro serve para distinguir características próprias e estabelecer os valores da companhia, o segundo tem mais a ver com a trajetória e capacidade de se pronunciar em momentos-chave. O posicionamento é, enfim, a maneira como a empresa se relaciona com o mundo.

Já o propósito de uma empresa pode ser definido em uma frase ou um parágrafo simples e se encontra dentro da própria empresa, naquilo que a diferencia das concorrentes. Podemos citar os dois conceitos utilizando uma só empresa, a Natura.

Enquanto o propósito da Natura é cuidar das pessoas e da natureza, o seu posicionamento visa estimular as pessoas a tornarem o mundo mais bonito, por meio da diversidade e da sustentabilidade.

Qual é a sua importância?

Quais são os benefícios de estabelecer um propósito de empresa, além do privilégio de ter um slogan criativo? Vamos conhecê-los.

Mobilização dos colaboradores e clientes

Para motivar os funcionários, nada melhor que ter um propósito bem-definido, que atraia mentes que compartilham daqueles valores. Por isso, o conceito também ajuda os trabalhadores a “vestirem a camisa” da organização.

Essa conexão diferenciada gera um ótimo ambiente de trabalho, no qual as pessoas se sentem confiantes e parte das tomadas de decisão. Como se não bastasse, também ajuda a atrair clientes que acreditam nos valores estabelecidos pela empresa. Isso tem como resultado:

Atração e retenção de talentos

Mobilizar os funcionários é importante — e tão benéfico quanto é a retenção dos grandes talentos. Caso seja honesto e verdadeiro, o propósito definido pela empresa influencia até mesmo no processo de recrutamento e seleção. Assim, os profissionais de RH podem adotar algumas atitudes importantes:

  • recrutar pessoas que compartilham diretamente do propósito da empresa;
  • observar aqueles que se mostram mais dispostos a aceitar projetos de longo prazo;
  • promover dinâmicas para que os contratados se integrem rapidamente ao ambiente.

Com essa afinidade, é natural que eles permaneçam por mais tempo na empresa, o que eleva o seu capital humano e os resultados obtidos.

Ganho de relevância

Basta entrar na internet e realizar pesquisas para entender que há uma abundância de empresas e produtos no mercado. Com isso, demarcar o próprio espaço e se manter no radar das pessoas envolve ações frequentes.

Uma das maneiras de não ceder espaço aos competidores é garantir que o propósito da empresa esteja sendo fielmente cumprido. Isso traz impactos positivos e reforça a reputação da empresa, a diferenciando dos concorrentes.

Por isso, os gestores devem tomar decisões sempre se baseando naquilo que faz a empresa existir. Quando a organização começa a se desviar dos seus valores, a tendência é que ela acabe se tornando apenas mais uma opção no meio de um mercado saturado.

Promoção de crescimento

Você já ouviu falar sobre engajamento, certo? Ele está relacionado com a afinidade que clientes e colaboradores têm com o propósito da empresa. Com pessoas orgulhosas em trabalhar ali e clientes que compartilham seus valores, o crescimento se torna natural.

É interessante notar como todos esses fatores, reunidos, são essenciais para que a empresa produza mais e, consequentemente, também lucre mais — e fortaleça sua marca no mercado.

Qual é o melhor exemplo de propósito da empresa?

O mais interessante desse conceito é que não é possível apresentar apenas um exemplo bem-sucedido de sua implementação. Afinal de contas, são muitos! Além disso, ele se aplica a organizações de diferentes tipos e portes.

Assim, temos micro e pequenas empresas que contam com seus próprios propósitos específicos. Podemos citar a Illa Sorvetes, que tem como objetivo fabricar felicidade.

A TJ Tamo Junto se dedica a “criar momentos inesquecíveis para unir pessoas e celebrar a vida”. O alagoano Instituto Mandaver enfatiza que existe para “influenciar uma geração a ressignificar sua identidade e ser potencializadora do seu futuro, causando impacto em sua comunidade local”.

Além disso, o Instituto também inclui o bairro no qual atuam, o Vergel do Lago, em seu propósito, ao afirmar a necessidade de torná-lo um dos locais mais inovadores e empreendedores do estado do Alagoas.

Por fim, a Hand Talk tem como lema “Conectamos pessoas e empresas através de acessibilidade digital”, enfatizando o objetivo de modernizar ambientes e ultrapassar fronteiras com a tecnologia de ponta.

Independentemente do ramo no qual a empresa atua, todo negócio pode e deve definir um propósito para demonstrar e fortalecer os seus valores, para os seus clientes e para o mercado em geral. Nesse sentido, essa identidade servirá para guiar as ações da companhia durante sua trajetória.

O que considerar na hora de definir seu propósito?

Para não errar, a empresa pode seguir o exemplo do publicitário Joey Reitman, um dos maiores especialistas do mundo quando o assunto é propósito. Ele resume a sua opinião sobre o assunto com uma pergunta instigante:

“O que o mundo perderia caso sua empresa deixasse de existir?”

Esse deve ser justamente o raciocínio que conduz a definição do propósito do negócio. Ele não deve ser muito genérico, mas também não pode ser totalmente específico a ponto de falar apenas a algumas pessoas.

O mais importante é buscar a autenticidade, utilizando os valores dos quais a empresa quer se orgulhar. Só dessa maneira será possível criar algo duradouro e honesto — especialmente no relacionamento com o cliente. Os produtos e serviços podem evoluir, mas o propósito da empresa deve se manter firme.

Como pudemos ver no artigo, é fácil encontrar um exemplo de propósito da empresa, já que muitas organizações buscam estabelecer sua marca no mercado. O mais importante, contudo, é honrá-lo e praticar aquilo que a empresa se propôs a fazer.

E aí, qual é a sua opinião sobre o tema? Deixe um comentário no post e compartilhe os seus insights com a gente!

Posts relacionados

Deixe um comentário