9 vantagens de investir na capacitação da sua equipe

6 minutos para ler

Qual é o objetivo de todo líder? Colher bons frutos do seu trabalho, aumentando a produtividade do time e, por consequência, trazer os melhores resultados para a empresa.

Existem inúmeras formas de cumprir essa missão, mas todas elas passam por uma etapa essencial: a capacitação da sua equipe.

A qualificação do time pode acontecer em diversas formas: treinamentos internos oferecidos na empresa, workshops, cursos externos que a empresa encaminha e custeia para o colaborador, entre outros. O foco sempre é melhorar a performance do time!

O importante é que seja sempre uma ação bem planejada, que leve em consideração os objetivos da empresa, as funções e características dos profissionais que vão passar pelo processo.

Confira 9 vantagens de investir na capacitação:

1. Aumento direto da produtividade

Essa é a vantagem mais óbvia de investir na capacitação da sua equipe, mas que nem por isso deve ser ignorada. Profissionais capacitados estão mais aptos a executarem suas funções com excelência, porque tiveram acesso ao conhecimento técnico necessário para isso. Saberão quais são as ferramentas e procedimentos mais adequados para utilizar e como minimizar os erros no processo.

Além disso, um profissional que passou por uma boa capacitação, vai poder compartilhar o conhecimento adquirido com a equipe, auxiliando todos a melhorarem em suas atividades. Para alcançar essa produtividade, o ideal é que a empresa invista no treinamento do time com cursos internos ou até mesmo com uma universidade interna em que os colaboradores com mais conhecimento compartilham o que sabem com seus colegas.

2. Retenção de talentos

Eis um dos maiores desafios de todo gestor: a retenção de talentos. Se você não sabe como reduzir a taxa de turnover da sua empresa, saiba que o segredo pode estar aqui.

Os bons colaboradores dão prioridade a ambientes de trabalho em que eles podem se desenvolver como profissionais. Estão cientes que o capital intelectual tem valor e preferem permanecer em empresas que reconhecem isso.

Ao investir na capacitação da sua equipe, o time vai se sentir valorizado e ainda enxergar a oportunidade de aprender constantemente. Por consequência, o colaborador vai pensar duas vezes antes de trocar de emprego.

Aqui, cabe citar outro ponto: demitir e contratar funcionários são processos onerosos para a empresa. A capacitação também é uma forma de economizar, ao manter os colaboradores já contratados.

3. Redução de gastos

A diminuição das contratações e demissões não é a única forma pela qual a empresa economiza ao investir na capacitação da sua equipe.

Profissionais mais bem preparados erram menos e são mais assertivos em seu trabalho. Portanto, há uma redução dos custos da empresa em seus processos e atividades. Eles também tendem a otimizar melhor recursos e tempo o que vai impactar de forma positiva no orçamento.

Por isso, é seguro dizer que investir em cursos e capacitações para seu time não é um gasto, mas sim um investimento no seu próprio negócio.

4. Aumento da motivação

Pode ter certeza de que a maior parte dos seus colaboradores não dão tudo de si em suas atividades. E o motivo é simples: eles não se sentem motivados o suficiente para isso. Profissionais que percebem que são valorizados pela empresa se motivam mais para cumprir suas funções com excelência.

Em alguns casos, uma boa capacitação é um gatilho para o colaborador fazer tudo aquilo que ele já sabia fazer, mas de uma forma ainda mais lapidada e eficiente. Quando você paga um curso ou oferece um treinamento interno, você está dizendo para o profissional que você acredita nele e confia em seu potencial.

Vale ressaltar que um colaborador capacitado se sente mais seguro para atender às suas demandas, tornando-se mais autônomo dentro da empresa.

5. Diferencial competitivo

Sabe qual é a única coisa que o seu concorrente não pode ter exatamente igual a você? A sua equipe! É por isso que o capital intelectual é um dos maiores diferenciais competitivos que uma empresa pode ter.

Afinal, seus fornecedores, matérias-primas e sistemas qualquer outro negócio pode ter também. Mas a performance e os insights do seu time são apenas seus.

Por isso, na medida em que a capacitação da equipe amplia as potencialidades do colaborador, ela é uma das estratégias mais importantes para reforçar esse diferencial e fazer com que o seu empreendimento possa se destacar perante a concorrência.

Um grupo de colaboradores bem preparados e aptos a resolver os problemas de forma criativa, deixa qualquer empresa já um passo à frente.

6. Atualização da equipe

Ao selecionar os colaboradores que vão compor o seu time, você provavelmente leva em consideração a formação, conhecimento técnico e experiência que ele possui. Porém, todos os segmentos são dinâmicos, ou seja, aquilo que ele aprendeu anos atrás não necessariamente continua sendo a melhor forma de proceder. A capacitação da sua equipe é uma ótima forma para garantir que ela esteja sempre atualizada.

Logicamente, ter um conhecimento prévio ajuda o colaborador a ter uma boa base, portanto, isso não pode ser negligenciado. Todavia, mais importante do que isso é manter o conhecimento adequado às mudanças que ocorrem em qualquer segmento. Saber acompanhar as tendências e entender quando é preciso mudar, vai fazer com que sua empresa sempre se destaque em meio à concorrência.

7.Melhora do produto ou serviço

Profissionais capacitados executam seu trabalho com maestria e isso reflete diretamente na qualidade do produto ou serviço que você entrega para o seu cliente. Qual a consequência disso? Um consumidor mais satisfeito, com as expectativas superadas e pronto para se tornar fiel à empresa!

8. Promoção de networking

Durante um programa de capacitação, os colaboradores vão ter contato com outros profissionais de empresas distintas e isso também é muito enriquecedor. Esse networking pode despertar o colaborador para novas formas de resolver problemas e de sair da “caixinha”. Não é apenas quem está ministrando o treinamento que tem algo a ensinar.

Sair um pouco da rotina da empresa é importante para que o colaborador possa voltar trazendo novos ares e soluções mais eficientes, que podem resultar em mudanças profundamente positivas!

9. Melhora do clima organizacional

Por fim, um funcionário capacitado se sente mais motivado e autoconfiante no exercício das suas funções, conseguindo interagir e trabalhar em equipe com dinamismo e fluidez. Afinal, quando o time consegue bons resultados, o clima organizacional se torna mais leve e positivo, criando uma atmosfera de bem-estar por toda a empresa.

Dessa forma, é perceptível como investir na capacitação da sua equipe é pensar além do óbvio e criar as condições necessárias para uma performance de sucesso. Para atingir os objetivos do seu negócio, independente de quais sejam. Quer saber mais sobre como liderar a sua equipe com eficiência, sempre rumo aos melhores resultados? Então confira o nosso infográfico gratuito sobre o papel de liderança!

Posts relacionados

Deixe um comentário