Confira 7 atributos para uma liderança de alta performance

7 minutos para ler

A liderança de alta performance é um conjunto de estratégias e características que os gestores desenvolvem para transformar positivamente a sua equipe. Essa figura consegue formar profissionais melhores e gerar ótimos resultados, mas sem sacrificar o bom relacionamento entre as pessoas do time.

Com a concorrência acirrada em qualquer setor do mercado de trabalho atual, uma vez que cada empresa lida com as competidoras locais e com quem vende pela internet, ter uma liderança de alta performance se tornou essencial para otimizar a produtividade interna.

Neste post, listamos algumas das principais características que uma liderança de alta performance precisa ter. Confira!

1. Autoconhecimento

Quem deseja ter uma liderança de alta performance precisa, antes de tudo, conhecer a si mesmo. Isso é a base para que se conheça os outros, tome decisões baseadas em dados precisos e cultive relações interpessoais saudáveis.

Um líder de alta performance que não conhece a si mesmo pode tomar uma decisão equivocada com base apenas na intuição e não em cima de análises sólidas, realizadas por outras pessoas. Afinal, esse gestor não parou para pensar nas suas próprias fraquezas ou analisar a situação sistematicamente, o que leva à autossabotagem.

Líderes que praticam o autoconhecimento ganham o respeito e a confiança em equipe, uma vez que eles dominam seus impulsos negativos e priorizam o bem-estar coletivo. Eles evitam atitudes impulsivas e baseadas apenas na emoção do momento.

Vale lembrar que o autoconhecimento também conduz à empatia. Quando um chefe compreende suas próprias emoções e experiências, é provável que essa pessoa consiga se colocar no lugar dos outros. É como se ela pensasse “Se eu fosse esse colaborador que está falando comigo, como eu gostaria de ser respondido?”.

2. Desenvolvimento de skills

O termo em inglês skills corresponde a “habilidades”, em português. No entanto, é importante conhecer o termo estrangeiro, já que ele está presente em duas características imprescindíveis para líderes: as soft e hard skills.

Enquanto as hard skills se relacionam às habilidades técnicas que podem ser conquistadas por meio de cursos e treinamentos, as soft skills se relacionam à personalidade e à inteligência emocional. Combinar esses dois campos aumenta as chances de que você se torne uma liderança positiva de alto desempenho. Vamos conhecer alguns exemplos de cada uma:

  • hard skills: gestão de pessoas, gestão de indicadores, formação em ao menos uma língua estrangeira, conhecimento em leis trabalhistas, especialização em tecnologias que otimizem os processos;
  • soft skills: boa comunicação, persistência, disciplina, liderança, resolução de conflitos e empatia. Um gestor com soft skills consegue repassar feedbacks construtivos e úteis.

3. Feedback construtivo

Por falar nele, o feedback construtivo é outra característica desejável para um líder de alta performance. Esses profissionais reconhecem o bom desempenho, mas também apontam pontos de melhoria, para que o crescimento e o aprendizado sejam contínuos.

Lembre-se de que o feedback precisa ser repassado com o objetivo de ajudar o colaborador a melhorar efetivamente o seu trabalho — e não com o intuito de humilhá-lo publicamente. Em vez de simplesmente apontar os erros, líderes de alta performance fornecem sugestões sobre como melhorar determinadas atividades.

Afinal, não é apenas a liderança que deve ser de alta performance: o objetivo é fazer com que a equipe também otimize a sua produtividade e entregue produtos e serviços cada vez melhores. Do que adiantaria ter uma chefia de alto nível e uma equipe que não acompanha esse ritmo?

4. Foco em resultados

Líderes que se prezem precisam ter foco nos objetivos, até mesmo como uma forma de manter o time unido mesmo se surgir alguma incerteza, um imprevisto ou discordâncias nos projetos. É preciso se concentrar na meta final, realizando ajustes de rota apenas se for estritamente necessário.

Não à toa, o psicólogo e especialista em inteligência emocional Daniel Goleman lista o foco como uma das características mais essenciais de um bom líder. Essa é uma tarefa desafiadora, já que aqueles no topo da hierarquia precisam se concentrar em três coisas: o foco nas pessoas com as quais trabalha, no contexto geral de cada situação e na atuação da empresa no mercado.

5. Diversidade e inovação

Bons líderes devem fomentar um ambiente corporativo que mescla diversidade e inovação. Assim, não basta apenas expor a empresa a novas tecnologias e esperar que o crescimento contínuo ocorra sozinho. É necessário mostrar de que modo as soluções e atitudes inovadoras agregam valor aos objetivos.

Além desse crescimento técnico, líderes de alta performance entendem as necessidades individuais e desenvolvem um ambiente no qual os funcionários se sentem valorizados e ouvidos. Isso é conquistado com o incentivo à diversidade e à inclusão, de modo que a empresa monte um time diverso para que novas ideias ajudem o negócio a se diferenciar positivamente no mercado.

6. Apoio à equipe

Líderes de alta performance motivam toda equipe, que passa a ter vontade de vencer as batalhas com a empresa. Eles identificam os pontos fortes e fracos para tirar as pessoas da zona de conforto, conceder autonomia e fazê-las superar desafios que elas ainda nem sabiam que podiam transpor.

Um meio de motivar as equipes por meio da liderança de alta performance é utilizar exemplos pessoais. Assim, os gestores não apenas dirão o que as pessoas têm que fazer, mas usarão exemplos de situações nos quais esses líderes superaram os obstáculos.

Além de garantir meios de lidar com um determinado desafio, esse comportamento também aproxima os líderes dos colaboradores. O relacionamento se torna mais forte e as equipes se mostram mais dispostas a realmente “vestir a camisa” da empresa.

Em um mundo no qual os processos estão sempre mudando, com a chegada de novas tecnologias e meios alternativos de trabalho (como o home office), aquela figura do líder “fechadão” e mal-humorado não faz mais sentido. As interações precisam ser positivas e honestas, uma vez que os concorrentes estarão cada vez mais bem preparados para serem bem-sucedidos.

7. Desenvolvimento de novos talentos

Desenvolver novos talentos (e até mesmo outras lideranças) é essencial para o sucesso duradouro de um empreendimento. Cada líder de alta performance precisa investir na capacitação de funcionários com potencial — e mostrar a eles o lado positivo de desenvolver novas habilidades.

Ao investir nessa formação diferenciada, a empresa se posiciona de maneira estratégica para encarar os desafios do futuro. Além disso, manter um quadro cada vez mais qualificado de colaboradores também se traduz em produtos e serviços melhores para os clientes finais.

Uma das características de um líder de alta performance é justamente a capacidade de desenvolver uma cultura de aprendizado contínuo. Nela, não são incentivadas apenas a aquisição de habilidades técnicas, mas também é importante trabalhar questões de inteligência emocional, como:

  • resiliência;
  • criatividade;
  • solução de problemas;
  • adaptabilidade aos novos desafios.

Como vimos, uma liderança de alta performance beneficia todos os aspectos do negócio. Essa figura consegue motivar a equipe, desenvolver novos talentos, ouvir as opiniões dos outros e fornecer feedbacks construtivos, entre outras características essenciais para a melhoria dos processos.

Para se informar ainda mais sobre boas práticas de gestão, baixe o nosso e-book sobre liderança multigeracional!

Posts relacionados

Deixe um comentário