O marketing de referência é uma estratégia que se baseia nas indicações realizadas por clientes satisfeitos, que melhoram a reputação da loja por meio do boca a boca e do compartilhamento de boas experiências de compra.
Assim, esse método se concentra em oferecer a melhor jornada de compra para cada cliente, já que a empresa se beneficia da reputação positiva que essa interação a ajuda a construir. Mas como colocar o marketing de referência em prática? Vamos conhecer as principais dicas para fazer isso!
Foque em oferecer uma boa experiência de compra
Sua loja aposta em programas de fidelidade atrativos e bem desenhados? Isso é ótimo, mas não adiantará muito se a experiência de compra promovida pelo negócio não for inesquecível.
Afinal, as chances de que um cliente indique a sua loja para outro é menor caso ele consiga apenas boas condições financeiras, mas em um contexto no qual a sua loja falhe em outros aspectos essenciais de uma boa jornada de compra. Um pós-venda negligente, por exemplo, pode colocar tudo a perder.
Por isso, é preciso abordar a experiência de compra de uma forma holística. É preciso caprichar no atendimento, ter preços e promoções atrativas e oferecer um pós-venda de respeito.
Com todos esses elementos combinados, será bem mais fácil para um cliente recomendar o seu negócio, já que ele não terá do que se queixar em relação à empresa.
Crie programa de indicações
Um programa desse tipo pode ser exemplificado pela oferta de descontos em troca de indicações. Você provavelmente já se deparou com uma mensagem como “Indique um amigo e ganhe 25% em novas compras”, ou algo parecido.
Diversas empresas fazem isso porque é um procedimento simples e que garante resultados. Afinal, clientes fidelizados sempre estarão procurando boas condições para comprar de uma empresa da qual eles já são fãs.
Sua empresa também pode diversificar os prêmios, oferecendo serviços gratuitos e prêmios cumulativos, além dos serviços gratuitos. Outra forma eficiente de fazer isso é incentivar o compartilhamento de postagens para concorrer a brindes, o que faz com que as suas publicações tenham um alcance ainda maior.
É importante usar a criatividade, mas de uma maneira que a iniciativa não comprometa seus lucros. Por isso, calcule o ticket médio do produto para entender o tamanho do desconto que você pode oferecer de forma vantajosa para o seu negócio.
Aposte em programas de fidelidade
O marketing de referência naturalmente se baseia em indicações, mas a própria empresa pode criar meios para facilitar esse boca a boca. Isso ocorre porque o marketing de referência está conectado a outra ramificação do marketing: o de fidelização.
A fidelização de clientes é o processo de retenção dos consumidores já conquistados. Caso um cliente recomende a sua loja para outras pessoas, nada melhor do que oferecer recompensas para ele, não é mesmo?
Por isso, é importante estabelecer um programa bem definido de indicações para que as pessoas sejam realmente estimuladas a indicar o seu negócio. Estude as melhores ações, de acordo com o perfil da sua marca, a quantidade de clientes que você já tem e alinhado às suas reservas financeiras.
Assim, você aposta não só no marketing boca a boca, mas na retenção daquelas pessoas que jáconhecem a sua loja e que aumentam as suas receitas. Esse relacionamento próximo também é ótimo para mostrar como a empresa premia e se preocupa com os promotores da marca.
Use as redes sociais
Atualmente, as redes sociais são um dos principais cartões de visita de qualquer marca. Elas são importantes para reforçar a presença digital do negócio e manter a empresa no radar das pessoas.
Como se não bastasse, essas plataformas também são ótimas para colocar o marketing de referência em prática. Quando um cliente quer indicar um produto para um amigo, é bem provável que ele tire um print de uma das páginas ou faça marcações individuais.
Por isso, estar nas redes é outra maneira de garantir que seu negócio seja indicado. É importante não exagerar nas publicações: crie um cronograma (uma postagem por dia é o suficiente) e tire um tempinho para conversar diretamente com seus clientes, para entender suas dores, necessidades e desejos.
Invista na qualidade do atendimento
Em pleno século XXI, não existe uma boa experiência de compra sem um atendimento de qualidade. Os colaboradores devem estar dispostos a tirar dúvidas, ajudar no pós-venda e interagir com os clientes nas redes sociais — sempre de forma educada e atenciosa.
Você já deve ter ouvido um relato de alguém que elogiava os produtos de uma empresa, mas também destacava o seu péssimo atendimento. Que tal oferecer os dois e deixar essa concorrente pelo caminho?
Conte com a ajuda de influenciadores
Outra maneira de utilizar a internet para turbinar as indicações é contar com a ajuda de influenciadores. Esse trabalho pode ser mais indireto, como um acordo para que o influencer compartilhe alguns posts, ou um endosso direto.
Você pode até mesmo utilizar influencers como embaixadores da marca. Muitas dessas pessoas têm uma legião de seguidores nas redes sociais, que terão ao menos curiosidade de experimentar o que você vende.
Uma boa ideia é escolher alguém que tenha a ver com o nicho que você explore. Influenciadores que gostem de falar de games e computadores, por exemplo, podem ser procurados por empresas que vendem produtos relacionados a esse universo.
Capte depoimentos
Colete o depoimento dos clientes e publique os positivos nas suas redes sociais e no site oficial do negócio. Caso você não consiga convencer muitas pessoas a fazer isso de forma espontânea, ofereça descontos ou brindes especiais.
Outra maneira de reforçar esse contato com os clientes é compartilhar os posts nos quais eles marcam a empresa, como quando as pessoas mostram algo que compraram. Desse modo, a marca mostra que presta atenção às pessoas que fazem o negócio crescer e as valorizam.
Também é interessante interagir com os clientes nas redes sociais e perguntar sobre o que eles mais gostaram no produto adquirido e a experiência de compra. Ter uma pessoa de carne e osso ressaltando a qualidade das suas mercadorias e do seu atendimento é uma das melhores maneiras de promover o negócio.
Agora que você entendeu o que é o marketing de referência e seus benefícios, já sabe como começar a implementá-lo em seu negócio. A estratégia é razoavelmente barata, já que depende de elementos como um bom atendimento, uma experiência de compra e a utilização de redes sociais, sendo que nenhuma dessas estratégias demanda muitos investimentos.
Gostou do artigo e quer melhorar as suas estratégias virtuais como um todo? Então, baixe agora mesmo o nosso e-book sobre transformação digital!