5 dicas para melhorar a experiência de compra dos clientes

5 minutos para ler

O cliente é a razão de existir de uma empresa. Portanto, ele deve ser não só atendido, como também desfrutar de uma experiência de compra especial. Muitas lojas acabam não investindo nessa jornada, o que acaba afastando os consumidores.

Melhorar a experiência de compra é acompanhar o consumidor em todos os estágios, do interesse até o pós-venda. Pensando nisso, preparamos um artigo que aborda todas essas etapas e mostram a importância do treinamento dos colaboradores, dos processos e das estratégias de negócio para atender aos desejos dos clientes. Venha conosco!

1. Entenda as necessidades dos seus clientes

O primeiro passo para promover uma experiência inesquecível é identificar as necessidades do público e traçar um perfil dos clientes. Para isso, converse com eles. Isso pode ser feito de diferentes formas, em diversos canais:

  • mídias sociais;
  • envios de questionário;
  • chat do site;
  • aplicativo, caso a empresa já invista nessa plataforma;
  • WhatsApp.

Para melhorar a sua estratégia, entreviste grupos diferentes de pessoas: clientes fidelizados e aqueles que ainda não compraram nada ou que ainda não se tornaram consumidores fiéis. Com base nas respostas, você conhecerá melhor o seu público-alvo.

Desse modo, ao serem ouvidos, eles se sentem mais importantes para a loja — o que aumenta as chances de que eles se tornem promotores naturais da marca, inclusive. Para os consumidores não fidelizados, coloque-se à disposição para tirar as suas dúvidas e explicar como os seus produtos solucionarão os problemas.

2. Ofereça um atendimento diferenciado

É bem simples: ninguém gosta de ser maltratado, principalmente por vendedores sem muita paciência. Para evitar esse problema, que pode ocasionar a desistência da compra e uma avaliação negativa nas mídias sociais, é muito importante ter uma equipe bem treinada.

Assim, não deixe de oferecer treinamentos para a sua equipe, focados na interação direta com os clientes. Desse modo, eles saberão ser respeitosos, prestativos e evitarão ser invasivos na abordagem.

3. Amplie as formas de pagamento

O dinheiro em espécie pode até ter saído um pouco de moda, mas ainda é bastante utilizado pelos brasileiros. Assim como outros meios:

  • Pix;
  • débito;
  • crédito;
  • boleto bancário;
  • carteira digital;
  • entre outros.

O importante é que o seu negócio ofereça suporte a todos eles. Além disso, oferecer várias formas de pagamento é até mesmo uma maneira de concretizar de vez a compra.

Imagine que o vendedor explique todas as características de um produto e de como ele solucionará os problemas do consumidor: contudo, na hora de levar, a empresa não aceita pagamento por Pix.

A empresa não só perde aquela venda como ainda poderá ser lembrada como um negócio que não acompanha as tendências de mercado. Toda a experiência do cliente, positiva até o momento, é desperdiçada.

4. Defina as estratégias com foco no cliente

Todos os processos da empresa devem ter a satisfação dos clientes como foco. Além disso, a presença on-line não pode ser negligenciada, uma vez que é uma maneira de manter o relacionamento com os consumidores que compram pela internet.

Pretende produzir conteúdos em um blog da empresa? Crie conteúdos direcionados para o cliente. Vai contratar mais funcionários? Priorize aqueles que têm uma boa experiência direta com os consumidores. Quer investir mais nas mídias sociais? Escolha aquelas que o seu público-alvo mais usa. Tudo deve ser focado nas necessidades das pessoas que compram seus produtos!

5. Personalize a experiência

Caso a sua equipe seja bem treinada, esses colaboradores saberão ouvir as necessidades, as sugestões e as expectativas dos consumidores e transformá-las em conhecimento útil para o negócio. Desse modo, o relacionamento com os clientes se torna cada vez mais especial.

Assim, clientes fidelizados e promotores da marca serão lembrados. Personalize a experiência desses clientes, oferecendo vantagens como:

  • descontos;
  • brindes;
  • prêmios para quem indicar novos consumidores;
  • outros benefícios que mostrem que a empresa valoriza muito aquela parceria.

Esses clientes se tornarão promotores naturais da marca e farão a empresa crescer por meio do marketing boca a boca. Também é possível oferecer uma experiência personalizada para consumidores não fidelizados ao oferecer múltiplos canais de comunicação para que eles tirem as suas dúvidas — e ofereçam feedbacks.

Agora que você já sabe como promover uma experiência de compra, poderá aplicar essas dicas em seu negócio. Lembre-se de sempre posicionar o consumidor no centro das suas estratégias. Afinal, a empresa só se mantém financeiramente saudável se tiver uma boa cartela de clientes.

Aproveite a visita e confira as vantagens de capacitar a sua equipe!

Posts relacionados

Deixe um comentário