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Jornada de compra do cliente: o que é e como aplicar na prática?

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Em termos simples, a jornada de compra cliente é o caminho percorrido desde a identificação de uma necessidade até a tomada da decisão de compra. As empresas estudam esse processo com o intuito de aumentar a conversão e, com isso, faturar cada vez mais. Contudo, o desafio consiste em traçar esse caminho corretamente e guiar o cliente até a etapa final.

Por isso, para transformar leads em vendas é fundamental entender como esse relacionamento se desenvolve durante a jornada. Neste artigo, vamos detalhar cada etapa e explicar a importância desse conceito. Confira a seguir!

Qual é a importância da jornada de compra? 

Um dos elementos mais importantes de uma estratégia de vendas é entender a jornada de compra do cliente e o seu impacto no faturamento. Esse é um esforço constante para atrair e fidelizar compradores. Portanto, a compreensão sobre a jornada ajuda a direcionar táticas de vendas desde a produção de conteúdo até o desenvolvimento de campanhas promocionais.

Por esse motivo, essa análise ajuda a conhecer melhor a sua persona por meio das dores, necessidades e motivações de compra. Com esse planejamento, é possível guiar o consumidor por todo esse caminho até a etapa de finalização da venda.

Quais são as etapas da jornada de compra?

É importante destacar que o ideal da jornada é criar um fluxo que a leve a concretização da venda. Contudo, esse processo é feito de maneira gradual e orgânica para garantir o seu sucesso. As etapas da jornada são:

Aprendizado e descoberta

Na etapa inicial o potencial cliente ainda não está consciente de que há uma necessidade a ser suprida ou um problema a ser solucionado. Pode ser que o seu produto seja atrativo, porém o interesse de compra ainda não foi despertado.

Reconhecimento do problema

Agora o problema já é visível e o impacto no seu cotidiano e na gestão é perceptível. Como resultado, já começa a dar os primeiros passos para corrigir essa situação.

consideração da solução

É nesse momento que o cliente começa a colocar as possíveis soluções na balança e avalia as suas opções. Como a sua empresa já estava presente nas fases anteriores, a possibilidade de criar um vínculo é ainda maior.

Decisão de compra

Finalmente, o cliente já sabe o que deseja e está decidido a fechar a compra. O objetivo é fazer com que a sua empresa seja a escolhida por meio de propostas atrativas e condições especiais.

Como construir a jornada de compra do cliente?

Informação é a palavra-chave nesse processo, por isso é preciso dedicar recursos para realizar pesquisas de mercado que ajudam a conhecer mais sobre o público-alvo. Essa iniciativa permite a segmentar potenciais consumidores e direcionar esforços nos grupos que oferecem maior retorno.

Além disso, essa coleta de dados serve como apoio para construir as personas. Com base nesse perfil, o gestor pode tomar decisões mais assertivas sobre essa estratégia e conquistar melhores resultados.

Por fim, também é essencial focar no atendimento pós-venda, afinal a jornada de compra do cliente não acaba no momento da venda. Se você quer que ele se torne um comprador habitual e recomende o seu negócio para os amigos, você deve se dedicar a essa rotina.

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