4 métricas de marketing digital que você precisa acompanhar

4 minutos para ler

Sempre que você coloca em prática uma estratégia dentro da empresa, é preciso acompanhá-la para saber se sua performance é satisfatória ou não, certo? Pois bem, mas você sabe como medir esses resultados? É nesse momento que as métricas de marketing digital ajudam você a entender melhor o cenário do seu negócio.

Elas servem para medir o sucesso das suas ações dentro do marketing digital, podendo identificar eventuais gargalos que estão comprometendo os seus resultados.

A seguir, listamos as 4 principais métricas que você precisa observar para avaliar o desempenho das estratégias ativas do seu negócio. Continue a leitura para conhecê-las!

1. Custo por lead (CPL)

Infelizmente, muitos empreendedores não prestam atenção nessa métrica. Com isso, tentam a todo custo vender seus produtos ou serviços sem construir uma relação com a sua audiência. Quando isso acontece, fica muito mais “caro” conquistar o seu potencial cliente, uma vez que ele não tem a confiança necessária para tomar a decisão de compra.

Para avaliar se isso tem acontecido no seu negócio, você deve calcular o CPL (custo por lead). Se ele estiver alto, significa que algo está errado na sua campanha. Nesse caso, quanto menor for seu CPL, melhor será para os negócios. O cálculo dessa métrica é feito da seguinte forma:

CPL = Total investido na campanha / número de leads que foram gerados

2. Taxa de conversão

A conversão não está ligada necessariamente à conclusão da venda, mas também pode ser um dos passos necessários para que um visitante se torne seu cliente, como baixar um e-book, fazer o cadastro em uma promoção, realizar um teste gratuito do seu produto etc.

São vários fatores que podem contribuir para uma taxa de conversão baixa — como usabilidade ruim do site e ausência de chamadas para ação (CTAs). O cálculo dessa taxa varia de acordo com o seu objetivo, no entanto, de maneira geral, ele deve levar em consideração o número de visitas em uma página e o número de visitantes que concluíram a ação desejada.

3. Retorno sobre investimento (ROI)

Além de mostrar qual foi o retorno que você teve do investimento realizado, o ROI também mostra se esse investimento deve ser escalado. Suponhamos que você seja um gestor de uma clínica odontológica. Se você tem um ROI positivo e os cirurgiões-dentistas podem incluir mais pacientes em suas agendas, o ideal é aumentar os investimentos feitos em anúncios. Veja como essa métrica deve ser calculada:

ROI = Receita obtida – valor investido / valor investido

4. Ticket médio

Com o ticket médio, você consegue entender quanto cada cliente gasta com a sua empresa, em média. Caso ele esteja baixo demais, existe a possibilidade de adotar estratégias de crosselling (quando você oferece um produto complementar à oferta que o cliente comprou) e upselling (quando você oferece a possibilidade de o consumidor melhorar o produto, como upgrade de serviços) para otimizar os retornos. O cálculo é feito da seguinte forma:

Ticket médio mensal = Receita do mês / Número de clientes do mês

As métricas de marketing digital ajudam a sua empresa a otimizar seus resultados e melhorar a sua performance no mercado, destacando-se da concorrência. Além disso, fazer uma análise detalhada das ações estratégicas é fundamental para melhorar os investimentos realizados.

Gostou do nosso conteúdo? Então, acompanhe-nos nas redes sociais para se manter informado sobre assuntos tão importantes do empreendedorismo. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

Posts relacionados

Deixe um comentário