4 dicas para implementar o marketing de indicação no seu negócio

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O marketing de indicação é uma estratégia para gerar vendas a partir dos seus clientes atuais. A empresa utiliza a sua carteira ativa de consumidores para gerar novas oportunidades de negócios a partir daqueles que compram e confiam na marca.

Afinal, ninguém melhor para promover os seus produtos do que aqueles que gostam o bastante deles para comprá-los mais de uma vez, não é mesmo? Neste post, mostramos as 4 etapas para implementar o marketing de indicação no seu negócio. Confira!

1. Descubra onde estão os promotores da marca

Você sabe quem são os seus clientes fidelizados, os promotores da marca? Aqueles que compram de maneira regular e confiam nos seus produtos? Caso a resposta seja não, agora é um bom momento para mapear essas pessoas e ter melhores resultados.

Tecnologias como o Customer Relationship Management – CRM e os softwares integrados de gestão reúnem essas informações. Do mesmo modo, ferramentas como o Big Data são capazes de rastrear o histórico digital da companhia para encontrar padrões.

Vendedores, que estão em contato direto com os clientes, também saberão indicar os clientes fidelizados. Outra maneira é utilizar a métrica conhecida como NPS, o Net Promoter Score, que mede a satisfação dos consumidores.

Você já deve ter topado com a pergunta “De 0 a 10, qual é a probabilidade de que você indique a nossa empresa”, certo?

Essa é a pergunta que mede o NPS. Esse método é simples, mas como a métrica é fácil de analisar, será possível mapear quem deu notas altas nesse teste — e correr atrás deles para elaborar seu programa de indicações.

2. Crie um programa de indicações

O primeiro passo para desenvolver um programa é escolher os parâmetros. Algumas perguntas que podem ajudar nesse momento:

  • Quais serão as regras?
  • Quando o cliente ganha algo?
  • Ele ganha apenas ao indicar o seu negócio?
  • Ou ele ganha quando a pessoa indicada fechar a compra?

3. Defina as recompensas

O segundo é a escolha da recompensa, que deve ser muito bem pensada para atrair clientes com possibilidades de fidelização — e não somente aqueles que estão atrás de qualquer promoção.

Você precisará definir um benefício para quem indicar e também para a pessoa indicada. Pense em algo que tenha a ver com o seu negócio e engloba os interesses do seu público-alvo. Uma empresa que vende roupas, por exemplo, pode oferecer alguns itens cobiçados de vestuário.

Já uma empresa que vende peças de computador pode oferecer algo que esteja no radar do seu público-alvo, como um ano de assinatura do novo Windows. Certifique-se de que a recompensa não seja aleatória, uma vez que ela precisa ser atrativa para gerar indicações.

4. Escolha os canais de comunicação

O último passo é utilizar todos os canais de comunicação disponíveis da sua empresa para potencializar os resultados da sua estratégia de marketing de indicação, como WhatsApp, e-mail e redes sociais. Não deixe de ler o nosso post sobre o marketing omnichannel para entender melhor essa etapa.

Para mensurar os resultados, é importante registrar o número de clientes conquistados com essa estratégia. Além disso, capriche na jornada de compra com os consumidores indicados para que eles também se tornem promotores da marca em um futuro próximo.

Como pudemos ver no artigo, o marketing de indicação é uma estratégia que leva em conta a própria carteira de clientes da empresa. Assim, não só a empresa sai ganhando, mas também o cliente fidelizado e o novo consumidor conquistado, que têm a chance de ganharem recompensas atrativas.

Gostou do artigo e quer conhecer outras estratégias para complementar o seu projeto? Então, leia o nosso post sobre marketing de relacionamento!

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