Saiba o que considerar na elaboração de um plano de marketing digital

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Que o marketing é imprescindível para qualquer empresa que queira se consolidar no mercado, todos nós já sabemos. Mas quais são as etapas para garantir que o plano seja bem-sucedido, especialmente no ambiente digital?

Para que você consiga elaborar um plano de marketing digital robusto, preparamos este post especial. Mostraremos o que não deve ser negligenciado e dicas práticas para chegar lá, como o comportamento nas redes sociais e a definição de um plano de ação. Boa leitura!

Faça uma pesquisa

De acordo com os “8 Ps do marketing”, citando o livro já clássico de Conrado Adolpho, tudo começa com uma boa pesquisa. Afinal, é ela que apontará os rumos que devem seguidos no seu plano. É nessa primeira etapa que você alinha seus objetivos às oportunidades de mercado.

É necessário que você investigue o cenário no qual sua empresa atua. Para isso, é preciso analisar a concorrência e a maneira com que essas empresas têm ocupado espaço na internet. Depois, compare com a sua própria presença digital.

Ao fazer esse trabalho, será possível identificar brechas e lacunas para explorar nesse mercado. Do mesmo modo, esse estudo garante que a sua empresa não repita conteúdo para o público, ao copiar as estratégias que já vêm seguidas pela concorrência.

Investigue a linguagem do seu público-alvo. Essas pessoas são mais jovens ou de uma faixa etária mais avançada? Ao monitorar as pessoas com as quais a sua empresa interage, será mais fácil entrar no universo delas e solucionar seus problemas.

Capacite a equipe

Para estabelecer uma estratégia de marketing digital, é necessário contar com bons profissionais de marketing. Não ceda àquele impulso de delegar esses trabalhos a pessoas cuja maior qualificação é “passar um bom tempo na internet”, por exemplo.

Isso porque o marketing moderno não é apenas postar algo nas redes sociais e esperar os resultados. É preciso dominar ferramentas para que tudo saia como estabelecido no plano de ação. Algumas delas são:

  • e-mail marketing;
  • análise de dados (Big Data, Business Intelligence -BI);
  • ranqueamento da página no Google;
  • WordPress;
  • anúncios em mídias;
  • soluções de métricas, como o Google Analytics.

Claro que nem todo funcionário será um especialista em todos esses elementos, mas busque montar o time mais completo possível, com pessoas complementando as habilidades umas das outras.

Elabore um plano de ação

Depois da pesquisa e da capacitação, é o momento de partir de vez para as ações práticas. É no plano de ação quer você definirá os canais que serão utilizados, por exemplo. É muito importante marcar presença nas redes sociais, ter um blog próprio e se comunicar constantemente com seus clientes fiéis.

Do mesmo modo, é preciso pensar no formato do seu conteúdo. Isso porque ele é o que atrairá o público, desde que seja relevante. Quando falamos de conteúdo, não estamos falando necessariamente de textos, mas de todas as mensagens que a empresa transmite.

Isso engloba os posts em blogs, vídeos, campanhas institucionais, uso das redes sociais e até mesmo as tecnologias utilizadas. Como você já terá estudado o seu mercado, a concorrência e terá capacitado a sua equipe, será bem mais fácil se posicionar digitalmente.

Nos seus textos, não deixe de usar as técnicas de Search Engine Optimization – SEO para que os artigos adquiram um bom ranqueamento no Google, o que fará com que eles sejam encontrados mais facilmente pelas pessoas e ajudará na consolidação da sua empresa como uma referência de mercado.

Escolha os canais utilizados

Esse é o momento da Propagação, outro P do marketing. Cada canal pode ser utilizado de acordo com os objetivos. Redes sociais como o Facebook e o Twitter são os melhores para quem quer apostar em um conteúdo mais descontraído. Já o LinkedIn é mais sério e profissional.

O Instagram é uma boa para quem quer mesclar vídeos e fotos, mas pode não ser o melhor lugar para postar textos longos — nesse caso, o blog é a melhor alternativa. Uma pesquisa recente mostrou que os jovens preferem o Instagram e o TikTok, enquanto os mais velhos optam pelo Facebook.

Por isso, a utilização dos canais depende da definição do público-alvo e da linguagem — e foi por isso que abordamos essa questão logo no primeiro tópico.

Defina um cronograma

A etapa seguinte do plano de marketing digital é a elaboração de um cronograma. Com ele, será possível fazer o controle devido da frequência das atualizações, dos canais utilizados e da distribuição de conteúdo on-line.

O cronograma deve levar em conta, por exemplo, a frequência com que o conteúdo será veiculado nas redes sociais. Isso é muito importante para criar uma regularidade e uma conexão mais próximo com os clientes.

O cronograma pode ser feito por planilhas simples, de Excel, mas também é possível contar com ferramentas mais modernas e avançadas, como é o caso do Microsoft Project e o OpenProject.

Monitore os resultados

Não dá para saber se a estratégia deu certo sem o devido acompanhamento dos resultados, não é mesmo? Não à toa, o último P do marketing é justamente a precisão. Com as métricas e indicadores-chave (KPIs), você consegue acompanhar:

  • o número de visitas do seu site;
  • textos com o maior número de acessos;
  • a origem dos visitantes;
  • as compras e os produtos mais queridos;
  • taxa de cadastros realizados no site;
  • entre outros dados.

Para obter essas informações, uma boa ferramenta é o Google Analytics, que é gratuito. Ele ajuda até mesmo em cálculos mais complexos, como o Retorno sobre o Investimento (ROI) e também o CAC (custo de aquisição de cada cliente).

Com os resultados mensurados, será mais fácil determinar se o seu plano de ação deu certo — ou o que precisa de algum ajuste. Nesse último caso, será preciso repensar as suas determinações e alterá-las de acordo com a necessidade.

Como pudemos ver no artigo, um plano de marketing digital depende de diversos fatores, como um bom plano de ação, equipes capacitadas e a utilização adequada de métricas. Os canais utilizados também devem ser bem pensados, de acordo com o público-alvo.

Gostou do artigo e quer saber mais sobre as estratégias de marketing que mais vendem? Então, aproveite a visita para conferir a nossa Trilha de Planejamento de Marketing!

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