Os pequenos negócios já descobriram o potencial do marketing digital. Para se destacar da concorrência, é preciso saber como fazer anúncios no Google e investir em estratégias que ajudem a melhorar as vendas e o posicionamento de sua marca no mercado com o auxílio dessa ferramenta.
A empresa desenvolveu um recurso específico para a produção de anúncios, o Google Ads. Com ele, é possível criar e gerenciar campanhas de longo alcance sem a necessidade de um grande orçamento.
Continue a leitura, descubra como esses anúncios funcionam e confira o passo a passo para adotar essa estratégia em seu negócio. Por fim, veja também quais são as vantagens que o marketing realizado no Google pode trazer para sua empresa.
Como funciona o Google Ads?
Toda vez que alguém faz uma busca de algum produto ou serviço que você oferece, o Google Ads apresenta um anúncio patrocinado relacionado à pesquisa realizada. Essa publicidade aparece em locais estratégicos da página, como o topo e o rodapé.
Além da ferramenta de busca do Google, esses anúncios podem aparecer em outros recursos da marca, como ocorre no Gmail e no YouTube. Você também pode selecionar a publicação desses anúncios em sites específicos e canais de divulgação do seu negócio que estão dentro da sua estratégia de marketing.
O Google Ads funciona como o sistema de custo por clique (CPC), ou seja, só haverá cobrança quando o anúncio for clicado. Caso você configure o objetivo da campanha como conversão, a cobrança será feita quando elas ocorrerem em seu e-commerce ou site.
Como fazer anúncios no Google?
O processo de criação de anúncios para estimular as vendas online é muito simples e intuitivo. Confira o passo a passo para criar suas próprias campanhas em poucos cliques.
1. Faça o cadastro
Acesse a página do Google Ads e clique no botão azul “Começar agora”. Para iniciar o cadastro, você vai precisar de um endereço de e-mail do Google, como “nomedaempresa@gmail.com”, por exemplo.
2. Defina o objetivo da campanha
Assim que clicar no botão, você será direcionado para outra página, com a pergunta: “Qual é sua principal meta de publicidade?”. Você pode escolher uma das três opções: gerar mais ligações para seu negócio, aumentar as visitas à sua loja física ou ampliar os cadastros e vendas do seu e-commerce.
3. Apresente as informações sobre sua empresa
O passo seguinte é informar o nome da empresa para que o anúncio seja exibido sempre que alguém pesquisar a sua marca. Também é necessário informar o endereço para onde as pessoas serão encaminhadas ao clicar no anúncio criado.
Essas informações também serão utilizadas para que o Google Ads identifique seu público e ajude a criar um anúncio mais adequado ao perfil do seu negócio.
4. Escreva seu anúncio
Nessa seção, você vai escrever o título, a descrição do seu primeiro anúncio e o endereço de destino. Observe que é possível configurar mais de um anúncio em uma única campanha. Caso falte inspiração, o Google Ads oferece um link com dicas para criar anúncios de sucesso.
5. Selecione as palavras-chave
O Google identifica diferentes temas com base no conteúdo do site da sua empresa e vai sugerir algumas palavras-chave, mas você também pode personalizá-las. Lembre-se que você vai concorrer com outras empresas que também atuam no mesmo segmento, por isso, é importante pensar em palavras que alcancem esse público.
Por exemplo, em vez de usar “roupas de inverno” em um anúncio, o ideal seria uma palavra-chave como “casaco de couro preto”. Ela não atrai as pessoas que estão procurando por roupas de inverno de todos os tipos, mas vai prender a atenção daqueles que têm um produto específico em mente e o desejo de realizar a compra.
6. Defina o alcance geográfico do anúncio
Nesse campo, você definirá onde deseja que seus anúncios sejam exibidos: perto de um endereço ou em cidades, regiões ou CEPs específicos. Se o foco do seu negócio é local e tem um espaço físico para receber os clientes, opte pela primeira opção.
Caso você se concentre no e-commerce, a restrição geográfica não é um problema. No entanto, suas estratégias de marketing digital devem sempre considerar a persona ou o consumidor ideal.
7. Defina seu orçamento
O Google Ads vai sugerir opções de orçamento informando também o número de cliques que podem ser alcançados com esse valor. É importante lembrar que você só vai pagar pelos cliques realmente realizados, ou seja, o gasto diário pode variar. Você também pode inserir o próprio orçamento.
8. Revise os dados e confirme o pagamento
Na etapa seguinte você vai revisar todos os dados informados e a configuração da sua campanha. É necessário ter bastante atenção, pois uma palavra-chave escrita incorretamente pode prejudicar suas vendas.
Feito isso, o Google vai pedir informações sobre o perfil e a forma de pagamento dos anúncios.
9. Publique seu anúncio
Depois de configurar sua primeira campanha no Google Ads é hora de colocá-la no ar. Os anúncios serão visualizados quando as pessoas pesquisarem por produtos e serviços semelhantes àqueles que você oferece. Além disso, esse anúncio será visualizado no Google Maps e rede de sites parceiros.
Em caso de dúvida, o Google Ads também oferece uma ajuda gratuita para a configuração dos anúncios, via telefone ou chat. Essa informação está disponível na própria ferramenta.
Por que é importante investir em anúncios no Google?
A ferramenta de anúncios do Google é uma das melhores opções para impulsionar seu negócio, como você pode conferir a seguir.
- agilidade no lançamento do anúncio: com um planejamento de marketing definido, é possível criar uma campanha em poucos minutos;
- grande alcance de mercado: o Google é a ferramenta de busca mais utilizada no mundo e aparecer entre os anúncios em destaque coloca sua marca frente à concorrência;
- sem sustos no orçamento: você pode redefinir o investimento para sua campanha a qualquer momento;
- possibilidade de segmentação: com o Google Ads é possível criar campanhas para atingir nichos específicos do seu mercado, tornando sua estratégia de marketing ainda mais eficaz;
- indicadores de resultados: essa ferramenta dá acesso a informações valiosas que mostram a interação dos clientes em potencial com cada anúncio publicado. Assim, você pode controlar o retorno do investimento na campanha, podendo priorizar aqueles anúncios que resultaram em mais vendas.
Depois de descobrir como fazer anúncios no Google e conhecer as vantagens que essa ferramenta pode oferecer, aproveite e descubra outros recursos para impulsionar o marketing com o Google.