Conheça 4 estratégias para incentivar a recompra no seu negócio

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Um cliente que recompra deve ser valorizado pelos empreendedores. Isso porque construir uma relação com o público e fidelizar os compradores são duas tarefas essenciais no ambiente de negócios atual que, nesse caso, estão sendo realizadas com sucesso.

Além de conquistar novos consumidores, é preciso manter os antigos para garantir o crescimento da empresa. Afinal, ter uma base sólida a partir da qual expandir é o primeiro passo para atingir os melhores resultados.

Quer saber quais são as vantagens da nessa estratégia de incentivo a recompra? Continue a leitura para descobrir como ter muitos clientes que retornam a sua loja!

Veja porque incentivar a recompra é uma boa estratégia

Um cliente que volta à empresa para fazer mais compras. Essa é a melhor forma de explicar o que é recompra. Estabelecido isso, cabe perguntar: por que é tão importante incentivá-las? Quer uma lista de vantagens? Vamos lá:

  • é mais barato que atrair novos compradores;
  • é uma maneira de ter receita recorrente;
  • significa que a fidelização do público está em acontecendo;
  • aumenta a previsibilidade financeira.

Então, pense só: com o investimento em aquisição de novos consumidores sendo reduzido, é possível redirecionar os investimentos da empresa para outras ações, como estratégias que ampliem o valor agregado dos produtos ou serviços ofertados.

Assim, todo o empreendimento se torna mais sustentável e seguro, possibilitando a obtenção de financiamentos para a expansão. Tem mais! Quem retorna tende a se tornar um divulgador da marca, contribuindo para seu reconhecimento por novos compradores e gerando um volume maior negociações.

Conheça 4 ações estratégicas para promover e aumentar a recompra

Incentivar a recompra é algo que pode ser feito usando algumas estratégias. Conheça 4 delas e entenda como aplicá-las em seu negócio!

1. Saiba quem é candidato a fazer uma recompra

No comércio, é comum que vendedores e gerentes conhecerem os clientes frequentes pelo nome, não é mesmo? Entretanto, se basear apenas na memória pode deixar bons candidatos a recompra de fora. Além disso, ofertas inadequadas ao perfil ou para pessoas que já estão com boa parte da renda comprometida, também são um risco nesse caso.

Basicamente, ter um conjunto de informações — como o quê, quanto, quando comprou, forma de pagamento usada, etc. — com o qual contar nesse momento, é uma garantia de segurança, que permite direcionar melhor as propostas e aumenta as chances da nova aquisição ocorrer.

Por isso, contar com um banco de dados atualizado e utilizá-lo para mapear quem são os consumidores mais propensos a voltar é, no mínimo, útil. A partir dessa base, fica fácil elaborar campanhas de marketing, promovendo produtos ou serviços de acordo com o histórico do público. Gerando assim mais vendas!

2. Aumente as chances com recomendações personalizadas

A personalização das ofertas é fundamental para aumentar as chances de sucesso ao abordar um cliente, seja por e-mail, mensagem, chat ou qualquer outro canal, com o objetivo de promover a recompra.

Por um lado, contatos e indicações genéricas passam uma imagem de desinteresse no consumidor. Já personalizar é uma estratégia que se aproxima do consumidor e estimula a construção de um relacionamento. Isto é, visa construir um vínculo e contribuir para a fidelização.

Por outro, não é segredo que a maioria das pessoas só vão comprar o que fizer sentido para elas. Nesse contexto, o que estiver alinhado às suas necessidades, desejos ou problemas. Assim, recomendações baseadas no perfil de compra dos consumidores têm maiores chances de se tornarem uma nova venda.

3. Tenha um programa de fidelidade

Quer seja por meio de um cashback, um vale desconto na próxima compra ou um bônus após algumas vendas, programas de fidelidade agradam o público. Afinal, quem não gosta de da sensação de estar ganhando algo? Mas o verdadeiro beneficiado é a empresa que faz o cliente voltar a consumir os seus produtos e serviços.

Agora vamos conhecer alguns exemplos de programas de fidelidade: desenvolvedores de consoles, controles, de videogames oferecem jogos grátis para gamers que optam por adquirir seu equipamento. Seguindo a mesma linha de raciocínio, há provedores de jogos que dão créditos para os jogadores que atingem determinadas metas ligadas ao uso do serviço, o que resulta em um maior uso dos provedores por parte dos consumidores. Uma loja de roupas que oferece 10% de cashback na compra de um novo look em até 30 dias após a aquisição de algum item.

A ideia é oferecer uma vantagem e com ela gerar uma nova aquisição. Assim, a recompra passa a ser mais interessante para o cliente que fica atraído pelos incentivos.

4. Use os descontos progressivos a favor da recompra

A lógica por trás dos descontos progressivos é bem semelhante àquela que ampara programas de fidelidade: oferecer incentivos que impulsionam a ampliação das compras. No entanto, nessa opção a quantidade de produtos fica em foco. Por exemplo, na aquisição de três itens o preço da mercadoria individual será menor que se o consumidor só levar um ou dois itens sendo mais vantajoso para o cliente adquirir mais itens e, assim, sucessivamente.

Como estratégia para gerar uma recompra, isso pode ser aplicado em um determinado período, fazendo com que o cliente sinta o desejo de voltar para aproveitar a vantagem, uma vez que já consumiu algo pelo valor cheio. Dessa forma, aplicam-se gatilhos mentais.

Entenda como a tecnologia facilita esse processo

Coletar e organizar todas as informações que formam o histórico de cada cliente, controlar descontos ou bônus, se comunicar com os potenciais candidatos a recompra. Essas e outras situações são bons exemplos de quando a tecnologia pode ser usada para facilitar esse processo.

Para ajudar, o Sebrae Alagoas tem conteúdos que tratam do assunto. Que tal, três indicações de conteúdos!

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Na prática, as vantagens de utilizar soluções tecnológicas para estimular a recompra são:

  • garantir a precisão dos dados;
  • agilizar as análises;
  • fazer correlações complexas;
  • identificar padrões;
  • direcionar melhor as estratégias;
  • ampliar as chances de conversão;
  • desenvolver propostas mais adequadas;
  • reduzir a possibilidade de erro ou fraude.

Para além dos benefícios, a operacionalização dessas iniciativas se torna mais eficiente e rápida por meio dessas ferramentas, promovendo ganhos secundários que abrangem desde a satisfação do comprador até a redução de custos.

A equipe também se vale disso. Pois, consegue focar em entregar um atendimento diferenciado, uma vez que não precisa mais realizar conferências manuais ou escrever mensagens de oferta individuais. Logo, a produtividade e o engajamento do time crescem.

Promover a recompra é uma das melhores maneiras de aumentar os resultados de uma empresa sem elevar os custos. Mais que isso, essa estratégia gera vantagens amplas, do estratégico ao operacional. Ou seja, se posiciona como uma opção recompensadora para os empreendimentos que investem nela.

Achou interessante a menção a gatilhos mentais? Pois saiba que eles não são os únicos elementos que podem influenciar na decisão de compra, emoções também geram vendas. Quer saber mais? Confira em nosso blog um artigo que fala sobre esse assunto!

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