gestão de relacionamento com o cliente gestão de relacionamento com o cliente

CRM: como otimizar a gestão de relacionamento com o cliente?

3 minutos para ler

Focar na gestão de relacionamento com o cliente pode ser transformador para empreendedores. Esse é o resultado de um esforço constante para construir o tipo de vínculo duradouro que leva o seu negócio para o próximo patamar.

Os sistemas de CRM representam a evolução desse modelo de gestão, que busca disponibilizar informações completas e confiáveis sobre os clientes e os seus hábitos de consumo. Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e tire todas as suas dúvidas sobre o funcionamento do CRM.

CRM x CXM: quais são as diferenças?

CRM significa Customer Relationship Management ou Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente, em português. Esse é um sistema que possibilita a gestão inteligente de dados dos clientes. Essa é uma ferramenta que vai muito além do simples cadastro de contato e registro de compras. O CRM conta com:

  • compartilhamento de informações relevantes;
  • estimativas e previsão de vendas;
  • relatórios gerenciais;
  • automação de e-mails customizados;
  • histórico detalhado das solicitações atendidas.

Ou seja, estamos falando de um programa robusto que realmente entrega vantagens para seus usuários. Contudo, de tempos em tempos, surgem novas ideias e metodologias de trabalho que modificam o cenário atual.

É nesse ponto que o CXM ou Customer Experience Management mudou o foco para o Gerenciamento de Experiência do Cliente. O objetivo desse sistema é avaliar todas as interações entre a empresa e seus clientes. Os dados coletados são processados para criar um retrato da qualidade do atendimento e da experiência durante a compra.

Como implementar uma estratégia de CRM que dê resultado?

Listamos algumas ideias que possibilitam a otimização da gestão de relacionamento com o cliente. Acompanhe.

Diferencie os consumidores

A segmentação nunca foi tão relevante quanto hoje. Clientes são atraídos por produtos diferenciados ou com personalizações compatíveis com a sua identidade — e o mais importante: estão dispostos a pagar por produtos que realmente despertam o seu interesse.

Melhore a comunicação

Hoje, as estratégias de comunicação buscam tornar a empresa mais acessível. Por isso, faça uso das redes sociais para construir esse relacionamento e interagir positivamente com o seu público. Essas ferramentas podem virar uma vitrine dos seus produtos e proporcionar um atendimento mais ágil.

Conheça a identidade dos clientes

O comportamento do seu consumidor deve influenciar esse relacionamento. A recomendação é dedicar tempo para construir esse perfil detalhado e aprofundar o seu conhecimento sobre motivações e hábitos de consumo.

Como avaliar a eficiência da gestão de relacionamento com o cliente?

Como todos os processos internos, o relacionamento com o cliente também está sujeito a avaliações para mensurar a sua efetividade. Por esse motivo, é importante estabelecer métricas que devem ser acompanhadas rigorosamente.

Esses indicadores acompanham desde o grau de satisfação com o atendimento até a probabilidade de indicar a empresa para um amigo. Esses dados revelam quais são as qualidades valorizadas e quais aspectos requerem melhorias.

Por fim, é importante destacar que essa visibilidade permite que a gestão de relacionamento com o cliente execute o seu verdadeiro propósito, que é atrair, satisfazer e fidelizar clientes. Assim, é possível melhorar a imagem e permanecer competitivo no mercado.

Você quer saber mais sobre a fidelização de clientes? Conheça as principais informações no nosso Infográfico de Marketing Digital.

Posts relacionados

Deixe um comentário