redução de custos operacionais redução de custos operacionais

Saiba como fazer a redução de custos operacionais do seu negócio

3 minutos para ler

Períodos com economia em baixa e maior retração do mercado exigem medidas que possam garantir a saúde financeira do negócio, como a redução de custos operacionais. Esse cuidado é ainda mais necessário em micro e pequenas empresas, que costumam trabalhar a partir de margens de lucro apertadas. 

O grande desafio dessa diminuição dos custos é reduzir o corte das despesas operacionais sem afetar o trabalho da equipe e sem sacrificar a qualidade dos produtos ou serviços. Como isso é possível? Continue a leitura e confira 5 dicas que podem ajudar você a diminuir esses custos e ainda melhorar a gestão estratégica para ampliar a receita da empresa.

1. Renegocie contratos

A crise econômica envolve todos os setores da cadeia produtiva e de consumo. Transforme esse momento em uma oportunidade para rever os contratos firmados com seus fornecedores, buscando novas opções de pagamento e a redução do preço dos produtos. Se a negociação não for possível, faça uma busca para encontrar fornecedores que apresentam melhor custo-benefício, garantindo ainda a qualidade da matéria-prima oferecida.

2. Terceirize atividades

O chamado core business é a atividade principal de sua empresa e requer profissionais 100% dedicados a ela. No entanto, existem outras atividades necessárias à manutenção do negócio que podem ser terceirizadas e são uma possibilidade para reduzir os custos operacionais. Essa terceirização pode ser adotada em serviços como segurança, limpeza e alimentação, por exemplo.

3. Incentive o home office

Se o tipo de negócio permitir, estimule o trabalho em home office na sua equipe. Com a pandemia do novo coronavírus, muitas empresas adotaram esse esquema e viram que ele pode reduzir tanto as despesas operacionais quanto as logísticas para a manutenção das áreas de trabalho na empresa. Outra vantagem que o home office demonstrou é o aumento da performance dos profissionais. Uma pesquisa apontou uma melhoria de 13% no desempenho de equipes via trabalho remoto, o que promoveu um lucro de 22% na empresa. 

4. Renove máquinas e equipamentos

Pode parecer contraditório incluirmos compras nessas dicas para reduzir os custos. No entanto, é preciso lembrar que o maquinário de uma empresa tem uma vida útil, que pode deixar a produtividade reduzida e mais onerosa com o passar do tempo.

Modernizar máquinas e equipamentos alinha o negócio às novas tecnologias, que garantem mais qualidade e rapidez na produção, bem como a redução de insumos. A modernização também pode ser adotada em processos administrativos, com o uso de sistemas de gestão que permitam a integração entre diferentes setores, diminuindo tempo para os registros e os erros operacionais.

5. Capacite-se

Garantir a sustentabilidade do negócio é uma tarefa que exige a busca por soluções viáveis para melhorar os processos de empresa. Investir em cursos ou contar com consultoria especializada podem ajudar a diagnosticar as reais necessidades do seu negócio. Essa capacitação deixa o empreendedor mais preparado para elaborar e gerir um plano para reduzir os custos.

É preciso encontrar soluções viáveis para a empresa nesses tempos de profundas renovações sociais e econômicas. Com nossas dicas para a redução de custos operacionais, você está adotando mais uma estratégia para promover a expansão e modernização do seu negócio.

Gostou do artigo? Acompanhe nossas redes sociais e fique pode dentro de mais materiais como este. Esperamos por você no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e LinkedIn.

Posts relacionados

Deixe um comentário