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Perfil do cliente: descubra por que e como definir!

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Você conhece bem o seu público consumidor? Sabe quais são as necessidades, as expectativas e a forma como ele consome seu produto? Essas e outras informações que compõem o perfil do cliente são fundamentais para o sucesso dos seus negócios. Estamos na era da experiência, em que o consumidor espera mais proximidade com as marcas e também um tratamento mais personalizado. Foi-se o tempo em que se podia pensar nos seus públicos como um grupo homogêneo, em que uma mesma campanha, produto ou linguagem abrangeria a todos.

Diante disso, hoje vamos lhe mostrar como identificar e montar o perfil do seu cliente e como isso vai beneficiar sua empresa. Acompanhe!

Entenda o que é persona e a importância para seu negócio

Quando se fala em perfil do cliente, entramos em um conceito básico do inbound marketing e que serve de referência para todas as esferas do negócio: a persona.

Persona é a representação de um cliente ideal, um personagem que reúne todas as características do tipo de cliente que você quer para seu negócio e que vai ser uma referência para todas as estratégias e ações da empresa. Por exemplo, o conteúdo das redes sociais e do seu site, a linguagem que você usará no atendimento, as promoções e descontos, as ações de encantamento e o lançamento de novas soluções.

O principal benefício de se desenhar essa persona é a efetividade em tudo o que você fizer. É chegar diretamente onde estão os seus potenciais clientes e investir recursos onde realmente vai gerar bons resultados e crescimento para seu negócio.

Vale ressaltar que a sua empresa pode ter mais de uma persona. No entanto, isso depende muito da natureza da atividade, das soluções oferecidas, entre outros aspectos.

Veja como identificar o perfil do cliente

Vamos agora lhe mostrar os passos necessários para levantar os dados do seu público, apurar as informações e de forma estratégica traçar o perfil do seu cliente ideal. Antes uma dica: execute cada etapa com bastante atenção e detalhamento. Quanto mais informações você conseguir, mais consistente vai ficar seu mapeamento.

Entenda o que seu produto entrega

Analise as soluções que você oferece: quais problemas do cliente ela é capaz de resolver? Como ela chega até o cliente? Quais aspectos o cliente procura em sua marca? Quais valores da sua empresa se conectam com o cliente? O que ele espera ao consumir suas soluções?

Essas informações são importantes para entender as percepções do consumidor, o que por sua vez, são fundamentais para nortear o relacionamento, as ações de marketing, a revisão de produtos e demais iniciativas da marca.

Avalie seu SAC e as redes sociais

As redes sociais e o SAC são ótimas fontes de informações sobre os clientes. São locais em que eles se manifestam de forma espontânea e ficam mais à vontade até mesmo para expressarem insatisfações em relação a uma marca, produto ou serviço. Por isso, use essas plataformas como base para insights e para ter real noção de como os clientes se relacionam com sua empresa.

Pergunte diretamente a seus consumidores

A melhor forma de saber o que os clientes pensam é perguntando a eles. Você pode fazer isso de diversas formas e transformar até mesmo em uma estratégia de retenção.

Crie enquetes em suas redes sociais, entre em contato, convide para grupos, faça formulários, entreviste, enfim, use as ferramentas que você tem para conversar com as pessoas. Mas veja bem: conversar. É preciso ouvir verdadeiramente o que os clientes vão compartilhar. Nada de tentar impor ideias ou questionar excessivamente a visão deles.

Aproveite para demonstrar parceria e proximidade com os participantes, ofereça algum mimo e compartilhe os resultados das pesquisas, para que se sintam confiantes e reconhecidos.

Organize as características do seu cliente ideal

Depois que você pesquisou, interagiu com os clientes e levantou várias informações, é hora de organizar todo esse material. Você deve analisar tudo o que foi levantado e finalmente montar sua persona, considerando preferências, comportamento, valores, hábitos, condições financeiras, profissão, expectativas, dores, sonhos, objeções, crenças e demais informações.

Em seguida, crie seu personagem com base nesses dados levantados. As características comuns do cliente que você considera ideal para seu negócio, são as que sua persona deve ter.

Conheça as vantagens de traçar o perfil do cliente

Como dissemos lá no início, levantar informações dos seus públicos, entender o comportamento de compra do seu consumidor e delinear o perfil desse cliente, é capaz de gerar inúmeros benefícios para sua empresa. A seguir listamos as mais relevantes, veja só.

  • promoção de uma experiência mais gratificante com sua marca — pois ao conhecer bem seu consumidor, você tem mais chances de estreitar os laços, de tratá-lo da forma como ele se sente bem e de entregar de fato o que ele quer e procura;
  • mais efetividade nas campanhas de marketing — você terá as informações necessárias para falar diretamente com quem se interessa pelo seu produto, por quem tem potencial para se tornar seu cliente, otimizando recursos e criando estratégias bem direcionadas;
  • maior capacidade de prever a demanda — visto que você poderá entender o comportamento do cliente, a frequência de consumo, as necessidades e expectativas em relação a sua solução, é possível identificar os períodos de maior demanda, de sazonalidade e assim pensar e agir com antecedência;
  • otimização da estrutura de custos — o planejamento financeiro é crucial para o sucesso do MEI, não é mesmo? O conhecimento do seu cliente vai ajudar a otimizar os orçamentos envolvidos em campanhas, ações e prospecções.
  • aumento das vendas — conhecer mais seu público facilita a aproximação com ele, gerando autoridade para seu negócio e confiança do cliente. Esses são dois pontos muito cruciais para a decisão de compra e que refletem diretamente na alta das vendas;
  • fortalecimento da boa reputação da empresa — Assim como as vendas sobem, sua marca também se torna mais presente no dia a dia do consumidor, o nível de satisfação e confiança em relação a sua empresa crescem e isso contribui para que se tenha uma reputação cada vez mais forte e positiva.

Então, preparado para traçar o perfil do cliente e alavancar seus negócios? Com esses passos vai ficar bem mais fácil compreender o mundo e o comportamento dos seus consumidores e também utilizar essas informações para encorpar o planejamento, as estratégias e as ações da empresa, com foco no cliente.

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