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Lançamento de produto: entenda como fazê-lo para entrar bem no mercado!

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Empresas fazem lançamento de produto para conquistar maiores fatias do mercado ou atender às novas necessidades dos clientes. Um investimento de alto porte assim merece um planejamento específico para que o produto entre no mercado com a devida credibilidade e se torne um sucesso.

Além de ser um evento importante para a sua empresa, essa é uma excelente oportunidade para fazer um bom caixa diante da novidade no mercado. Se você quer saber como atrair pessoas, aquecer o público e se preparar para um lançamento de sucesso, este conteúdo foi feito para você.

Continue a leitura e confira nossas dicas para fazer lançamento de produto!

O que é o lançamento de produto?

O lançamento de um produto se refere ao processo de apresentação dele para o mercado. Isso pode ser feito por meio de uma série de iniciativas de marketing e comunicação da marca, informando o público sobre as características, usos, benefícios e diferenciais desse novo item que passa a compor o portfólio da empresa.

Esse ciclo de apresentação do produto se inicia na sua pesquisa de aceitação — incluindo a definição do público-alvo e a determinação de prioridades — até a elaboração de estratégias de marketing que devem aquecer o público para o evento de lançamento.

A ideia central da abordagem é causar antecipação na audiência e aumentar o volume de venda nos primeiros dias do produto no mercado. Isso é fundamental para que o máximo de pessoas conheçam a oferta e possam ajudá-la a se tornar sucesso.

Conheça os principais tipos de lançamento de produto

Existem diversos tipos de lançamento que podem beneficiar os produtos conforme a estratégia escolhida. Confira a seguir quais são os principais modelos que sua empresa pode adotar:

  • por inovação – é usado para lançar itens que ainda não existem no mercado e ajuda a aumentar as expectativas dos consumidores através do apelo da novidade;
  • por atualização – comum em negócios que precisam repaginar um produto existente, incluindo melhorias e novas características. Serve para atrair a atenção dos clientes através das melhorias implantadas;
  • sazonal – os lançamentos sazonais são ótimos para períodos de temporada, como início do verão, ou com datas especiais, como o Natal;
  • regional – é feito em uma região específica e é muito útil para entender a receptividade do produto. Caso seja boa, pode-se testar para outros locais.

Como fazer um lançamento de produto

Um produto novo requer pesquisas sobre os interesses dos consumidores, mas também um trabalho direcionado para que esses compradores se reconheçam nas ações de divulgação e se sintam atraídos pela proposta. De modo geral, espera-se de cada lançamento um retorno inicial rápido para custear os gastos empregados no ato do planejamento e da produção.

Sendo assim, é possível afirmar que o lançamento do produto é um momento decisivo em que não se deve arriscar ou apostar em algo sobre o que não se esteja extremamente convencido da viabilidade financeira e do interesse do público. Para ter mais clareza sobre como fazer um lançamento de sucesso, continue a leitura e confira nossas dicas!

1. Entenda para quem será feito o lançamento do produto

Uma forma de estar sempre ciente do público com quem está dialogando é criar personas para a sua marca. Já ouviu falar delas? As personas são perfis de representações ficcionais dos clientes ideais da empresa.

Para construir essas personas, considere o perfil sociodemográfico de seus clientes mais comuns, hábitos de consumo, características físicas e psicológicas. Lembre-se de que uma marca pode ter mais de um perfil de cliente, ou seja, não é necessário ficar preso em apenas um tipo de consumidor.

O que vai conduzir a escolha pelo novo produto e a decisão pelo preço é a necessidade de atender um ou mais desses perfis. Do mesmo modo, para planejar o lançamento, você vai conduzir a linguagem e o tipo de campanha que será criada, a partir dos interesses dessas personas. Por isso, é importante saber com exatidão quem é o cliente para quem está vendendo.

A identidade visual deve corroborar a linguagem do cliente, o estilo e as ideias com que desenvolveu o produto e que está arquitetando para o lançamento. A intenção é que o cliente leia o anúncio e se identifique imediatamente com ele.

2. Tenha uma proposta de valor

Ainda que não tenha feito isso de maneira estruturada, durante a criação do produto, você pensou no valor dessa mercadoria ou desse serviço, idealizou aspectos que o tornam uma excelente opção, dentro do que está disponível no mercado, e definiu as necessidades que ele vai satisfazer.

Ou seja, para você e para o seu cliente, o produto tem grande valor e atende uma necessidade muito específica, portanto, você deve se apegar a ela.

Essas ideias precisam ser disseminadas com a equipe de vendas ou com parceiros envolvidos no lançamento. Não encare a proposta de valor como algo que fique restrito aos bastidores, mas como um diferencial que somente o seu produto tem. É das ideias iniciais que as melhores campanhas costumam surgir.

3. Uma boa identidade visual pode ajudar

O que chama a atenção do cliente e faz com que ele decida conhecer e comprar um produto é a aparência. Há muita informação na internet, na TV e em outros meios de comunicação. Na prateleira da loja ou nas redes sociais, seu produto precisa se destacar pelo visual e por uma boa comunicação com o público-alvo, confirmando as características do conteúdo.

Ao definir o nome, o logotipo e a embalagem, considere os interesses da persona, o estilo e as referências com as quais esse grupo se identifica. É algo que você pode embasar com o que foi pesquisado para formatar a persona — é uma pesquisa minuciosa, mas que precisa ser feita para que o lançamento do produto seja um sucesso.

A partir do resultado, crie o manual de identidade visual do produto a fim de que cada ação de marketing e nova campanha tenha uma base, um direcionamento com o qual deve ser estruturado.

4. Crie uma campanha específica para clientes fidelizados

Nada como se sentir especial! Nada como ser lembrado por alguém! Oferecer essa sensação para seus clientes mais frequentes é ganhar pontos positivos com eles. Crie campanhas específicas para esse grupo ao longo do ano, mas, sobretudo, pense em ações especiais para beneficiá-los no lançamento.

Como isso deve ser feito? Pense em formas de dar alguns spoilers exclusivos ou mesmo oferecer alguma promoção. Por exemplo, é possível lançar o produto um dia antes da data anunciada apenas para aqueles que já são seus clientes, oferecendo descontos especiais que não serão estendidos aos consumidores em geral.

Reforce, nas ações, que as condições são especiais para eles devido à parceria que estabeleceram com o tempo. Lembre-se de cuidar para que esse grupo nunca se perca, ou seja, fique esquecido entre as muitas ações que sua empresa pode realizar.

5. Aposte no pré-lançamento para despertar o interesse

Gerar interesse no produto antes do lançamento é uma ação muito bem-vinda, pois prepara o público para o dia em que a sua ideia vai entrar no mercado. Esse processo precisa ser planejado para durar algumas semanas e para alimentar a curiosidade dos clientes progressivamente.

As ferramentas para criar o pré-lançamento são variadas. Usar posts nas redes sociais, lista de e-mail marketing ou mesmo contar com o apoio de influenciadores e parceiros de negócio é essencial.

Independentemente da ferramenta e dos recursos usados, sugerimos que o modo de pré-lançar o produto, assim como o lançamento, seja escolhido a partir do objetivo do planejamento de marketing que está elaborando. Como você pode ver, tudo o que vai encaminhar o seu lançamento está no objetivo e no planejamento.

O importante, em relação ao pré-lançamento, é que o cliente esteja sempre bem informado de que o seu produto será lançado, assim aguardando o tão esperado dia para adquirir a novidade.

Como organizar o pré-lançamento do produto?

Além de compreender as ferramentas que podem ser usadas na hora do pré-lançamento, é importante organizá-lo de forma eficiente. Existem algumas dicas cruciais para ter sucesso nessa etapa, como:

  • faça uma análise do mercado – compreender o mercado e identificar as oportunidades é uma boa maneira para lançar os produtos no tempo certo. Também é válido observar os concorrentes e o que eles produzem para identificar se há algum item semelhante ao que você vai lançar;
  • colete feedbacks – é interessante usar o pré-lançamento para coletar opiniões dos consumidores. Elas são importantes para realizar os últimos ajustes e aumentar a aceitação do produto no mercado;
  • defina indicadores – por meio de métricas fica mais fácil acompanhar a aceitação dos produtos que serão apresentados ao público e entender possíveis ajustes antes de realizar o lançamento;
  • ensaie os anúncios – essa prática é usada por gigantes do mercado, como a Amazon, e pode ajudar a compreender a reação dos consumidores quando o produto for lançado. Você pode escrever os anúncios e apresentá-los aos colaboradores, por exemplo.

Essas dicas vão auxiliar a obter muitas informações relevantes, que podem ser colocadas em prática na hora de fazer os ajustes.

Para garantir que seu lançamento de produto vai trazer resultados positivos, conte com uma empresa especializada em marketing, gestão empresarial e funil de vendas para aprimorar a experiência do cliente em relação à sua empresa. Ela vai ter o know-how de que precisa para focar no seu negócio e ver o lançamento do produto.

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