Lançamento de produto Lançamento de produto

Lançamento de produto: entenda como fazê-lo para entrar bem no mercado!

6 minutos para ler

Empresas fazem lançamento de produto com a finalidade de conquistar novas fatias do mercado ou atender as novas necessidades de seus clientes. Tamanho investimento merece um planejamento específico para que o produto entre no mercado com a devida credibilidade e se torne um sucesso.

Um produto novo requer pesquisas sobre os interesses dos consumidores, mas também um trabalho direcionado para que esses compradores se reconheçam nas ações de divulgação e se sintam atraídos pela proposta. De modo geral, espera-se de cada lançamento um retorno inicial rápido para custear os gastos empregados no ato do planejamento e da produção.

Sendo assim, é possível afirmar que o lançamento do produto é um momento decisivo em que não se deve arriscar ou apostar em algo sobre o que não se esteja extremamente convencido da viabilidade e do interesse.

Mas como fazer um lançamento bem-sucedido e que convença o consumidor de que o produto é indispensável? Confira nossas dicas!

Entenda para quem será feito o lançamento do produto

Uma forma de estar sempre ciente do público com quem está dialogando é criar personas para a sua marca. Já ouviu falar delas? As personas são perfis de representações ficcionais dos clientes ideais da empresa.

Para construir essas personas, considere o perfil sóciodemográfico de seus clientes mais comuns, seus hábitos de consumo, suas características físicas e psicológicas. Lembre-se de que uma marca pode ter mais de um perfil de cliente, ou seja, não é necessário ficar preso em apenas um tipo de consumidor.

O que vai conduzir a escolha pelo novo produto e a decisão pelo preço, é a necessidade de atender um ou mais desses perfis. Do mesmo modo, para planejar o lançamento, você vai conduzir a linguagem e o tipo de campanha que será criado, a partir dos interesses dessas personas. Por isso, é importante saber com exatidão quem é o cliente para quem está vendendo.

A identidade visual deve corroborar a linguagem do cliente, seu estilo e as ideias com que desenvolveu o produto e que está arquitetando para o lançamento. A intenção é que o cliente veja o anúncio e se identifique imediatamente com ele.

Tenha uma proposta de valor

Ainda que não tenha feito isso de maneira estruturada, durante a criação do produto, você pensou no valor dessa mercadoria ou desse serviço, idealizou aspectos que o tornem uma excelente opção, dentro do que está disponível no mercado, e definiu as necessidades que ele vai satisfazer.

Ou seja, para você e para o seu cliente, o produto tem grande valor e atende uma necessidade muito específica, portanto, você deve se apegar a ela.

Essas ideias precisam ser disseminadas com a equipe de vendas ou com parceiros envolvidos no lançamento. Não encare a proposta de valor como algo que fique restrito aos bastidores, mas como um diferencial que somente o seu produto tem. É das ideias iniciais que as melhores campanhas costumam surgir.

Uma boa identidade visual pode ajudar

O que chama a atenção do cliente e faz com que ele decida conhecer e comprar um produto é a aparência. Há muita informação na internet, na TV e em outros meios de comunicação. Na prateleira da loja ou nas redes sociais, seu produto precisa se destacar pelo visual e por uma boa comunicação com o público-alvo, confirmando as características do conteúdo.

Ao definir o nome, o logotipo e a embalagem considere os interesses da persona, seu estilo e as referências com as quais esse grupo se identifica. É algo que você pode embasar junto com o que foi pesquisado para formatar a persona — é uma pesquisa minuciosa, mas que precisa ser feita para que o lançamento do produto seja um sucesso.

A partir do resultado, crie o manual de identidade visual do produto a fim de que cada ação de marketing e nova campanha tenha uma base, um direcionamento com o qual deve ser estruturado.

Aposte no pré-lançamento para despertar o interesse

Gerar interesse no produto antes do lançamento é uma ação muito bem-vinda, já que prepara o público para o dia em que a sua ideia vai entrar no mercado. Esse processo precisa ser planejado para durar algumas semanas e para alimentar a curiosidade dos clientes progressivamente.

As ferramentas para criar o pré-lançamento são variadas. Usar posts nas redes sociais, a lista de e-mail marketing ou mesmo contar com o apoio de influenciadores e parceiros de negócio é essencial.

Independentemente da ferramenta e dos recursos utilizados, sugerimos que o modo de pré-lançar o produto, assim como o seu lançamento, seja escolhido a partir do objetivo do planejamento de marketing que está elaborando. Como você pode ver, tudo o que vai encaminhar o seu lançamento está no objetivo e no planejamento.

O importante, em relação ao pré-lançamento, é que o cliente esteja sempre bem informado de que o seu produto será lançado, assim aguardando o tão esperado dia para adquirir a novidade.

Crie uma campanha específica para clientes fidelizados

Nada como se sentir especial! Nada como ser lembrado por alguém! Oferecer essa sensação para seus clientes mais frequentes é ganhar pontos positivos com eles. Crie campanhas específicas para esse grupo ao longo do ano, mas, sobretudo, pense em ações especiais para beneficiá-los no lançamento.

Como isso deve ser feito? Pense em formas de dar alguns spoilers exclusivos ou mesmo oferecer alguma promoção. Por exemplo, é possível lançar o produto um dia antes da data anunciada apenas para aqueles que já são seus clientes, oferecendo descontos especiais que não serão estendidos aos consumidores em geral.

Reforce, nas ações, que as condições são especiais para eles, devido à parceria que estabeleceram com o tempo. Lembre-se de cuidar para que esse grupo nunca se perca, ou seja, esquecido entre as muitas ações que sua empresa pode realizar.

Para garantir que seu lançamento de produto vai trazer resultados positivos, conte com uma empresa especializada em marketing, gestão empresarial e funil de vendas para aprimorar a experiência do cliente em relação à sua empresa. Ela vai ter o know-how de que precisa para focar no seu negócio e ver o lançamento do produto acontecer.

Quer saber mais sobre marketing e lançamento de produto. Acesse o blog do Sebrae!

Posts relacionados

Deixe um comentário