Ferramentas de gestão Ferramentas de gestão

Confira 6 ferramentas de gestão que você deve usar no seu negócio!

7 minutos para ler

Todo gestor tem uma rotina atribulada, lidando com a necessidade de tomar decisões relevantes e com todos os desafios diários da rotina empresarial. Felizmente, hoje é fácil contar com algumas ferramentas de gerenciamento para otimizar os processos.

Essas ferramentas de gestão são recursos como softwares ou metodologias, utilizados para auxiliar os gerentes de projetos e colaboradores em geral. Com elas, se torna mais fácil organizar o fluxo de trabalho, delegar tarefas e mapear a evolução das atividades.

Preparamos um post para que você conheça não só as principais metodologias, mas também os principais softwares para facilitar a gestão da sua empresa. Acompanhe conosco!

Quais são as principais ferramentas de gestão?

Primeiro, mostraremos algumas técnicas consolidadas de gestão, destinadas a otimizar os processos e integrar o trabalho dos setores.

1. SWOT

A análise SWOT é uma ferramenta importante para o planejamento estratégico e na rotina administrativa. Ela ajuda os gestores a identificar e qualificar os objetivos estratégicos. A própria sigla já mostra a utilidade dessa metodologia:

  • S: strength (força), esse item valoriza os pontos fortes da empresa;
  • W: weaknesses (fraquezas), identifica os pontos fracos do negócio, até mesmo como uma forma de corrigir essas deficiências;
  • O: opportunities (oportunidades), por meio do mapeamento, será mais fácil identificá-las. Elas podem ser exemplificadas pelo preenchimento de uma lacuna comercial, por exemplo, ou até mesmo a adoção de uma inovação tecnológica;
  • T: threats (ameaças), por fim, nesse momento se torna possível analisar os principais problemas enfrentados pela empresa. Alguns exemplos incluem o crescimento de concorrentes, variações cambiais ou a saturação de determinados produtos.

Algo a ser destacado é que os dois últimos tópicos estão diretamente relacionados ao mercado, já que são as oportunidades e ameaças identificadas por forças externas à empresa. Elas são, portanto, geradas de acordo com os cenários econômico, político e empresarial nos quais a companhia está inserida.

Um dos principais diferenciais da metodologia SWOT é a simplicidade para executá-la: basta abrir um documento de texto e realizar um brainstorming com a sua equipe. Dessa forma, ela também serve para agregar opiniões e fortalecer a cultura organizacional.

2. PDCA

Também conhecida como ciclo PDCA, essa ferramenta de gestão é focada na melhoria contínua dos processos, segue as 4 etapas:

  • P: planejamento;
  • D: execução (ou “do”, na versão original em inglês);
  • C: controle;
  • A: ação.

Assim, a primeira etapa enfoca a elaboração de um plano, desenvolvendo uma estratégia para resolver os problemas detectados. O segundo passo é colocar as ações em prática, enquanto o terceiro envolve a verificação e análise dos resultados alcançados. Por fim, o último estágio deve ser dedicado à tomada de ações corretivas, realizando ajustes finais.

Seus principais objetivos são as reduções de custos, estender a margem de ganhos e elevar a satisfação dos clientes. Ela gera um controle eficiente de processos, que pode ser aplicado tanto nas atividades internas como nas rotinas externas. Dessa forma, será possível padronizar informações e minimizar falhas.

3. Canvas

O Project Model Canvas é uma metodologia, oriunda da gestão de projetos, que consiste no agrupamento visual das etapas de um projeto. E como fazer isso? Por meio de um quadro e de post-its, por exemplo.

Dessa forma, o Canvas é um modelo colaborativo que permite o planejamento, execução e gestão de projetos. Uma maneira de aplicá-lo é realizar uma reunião para elaborar um documento com todas as necessidades do projeto.

Assim, é importante abordar desde o escopo, até a utilização de recursos financeiros e humanos, assim como necessidades relacionados à comunicação, riscos e cronograma. O principal objetivo é reunir as informações de uma forma visual, oferecendo uma maneira para que todos consigam acompanhar o projeto sem a necessidade de memorizar um grande número de informações.

4. Matriz BCG

Já uma matriz Boston Consulting Group BCG é uma técnica utilizada para analisar o desempenho dos produtos ou serviços de uma determinada empresa, de acordo com a aceitação geral por parte dos consumidores.

Por isso, ela é importante por oferecer uma visão sistêmica dos produtos e serviços, o que proporciona aos gestores a possibilidade de redobrar a atenção em relação ao que realmente potencializa o fluxo de caixa. Além disso, os líderes ainda poderão abandonar tudo aquilo que demande muito esforço e traga pouco resultado.

A matriz BCG também aposta no conteúdo visual, contando com um esquema bem intuitivo. Basta pegar uma folha de papel ou um arquivo de texto e desenhar duas linhas, uma vertical e uma horizontal. Assim, você terá quatro quadrantes.

4.1. Os quatro elementos

O primeiro deles será o quadrante superior esquerdo, representando as estrelas. Aqui, devem ser reunidos os produtos com alta participação e ótimas oportunidades de crescimento.

Já o quadrante superior direito reúne os pontos de interrogação: mercadorias ou serviços que ainda são pouco explorados pela empresa, mas que também ofereçam uma oportunidade de crescimento.

O canto inferior esquerdo da matriz é o lugar das chamadas vacas leiteiras. Elas são a evolução das estrelas, representando aquele momento em que o crescimento de mercado começa a cair. Portanto, ela aponta que os altos investimentos já foram feitos e está na hora de aproveitar o caixa enquanto essa oportunidade dura.

Por fim, no quadrante inferior direito, temos os abacaxis. Representam o fim do ciclo de vida de um produto, quando ele conta com baixa participação nos lucros da empresa e poucas oportunidades de crescimento.

5. Asana

O Asana é um software destinado a ajudar gerentes de projetos. Com ele, fica bem mais fácil organizar atividades e delegar tarefas. Por meio do programa, os projetos podem ser criados e compartilhados com os colaboradores, fornecedores e clientes.

Como se não bastasse, ele também proporciona aos gerentes de projetos a criação e visualização de metas, assim como o estabelecimento de trabalhos específicos, cronogramas e a sinalização de prioridades dentro dos trabalhos.

6. Trello

O Trello é um dos softwares mais tradicionais de gestão, uma vez que ele melhora os fluxos de trabalho. Ele se tornou ainda mais importante durante a pandemia do novo coronavírus, uma vez que ele apoia o gerenciamento de equipes remotas.

Para explicar o funcionamento, basta lembrar dos post-its, pequenos lembretes que as empresas colam nas paredes e murais para acompanhar o fluxo de um projeto. O Trello é a versão computadorizada desse recurso, uma vez que ele permite que as equipes que trabalham remotamente consigam visualizar a organização (e a evolução) das atividades.

Com a atualização em tempo real, os trabalhadores ficam por dentro do que está sendo feito e de como as atividades estão interligadas. Trata-se, portanto, de uma eficiente ferramenta não só de gestão, mas de integração das rotinas.

E aí, qual dessas ferramentas de gestão se aplica ao seu negócio? O melhor de tudo é que não é preciso se limitar a somente uma delas, uma vez que é possível combinar metodologias e softwares, por exemplo. Tudo depende das suas necessidades e dos projetos que você conduz.

Como pudemos ver, as ferramentas de gestão são versáteis e se adaptam a diferentes contextos. Além disso, uma ótima ideia é basear as suas decisões em dados precisos, o que torna a gestão ainda mais eficiente e gera vantagem competitiva para o negócio.

Gostou do artigo e quer saber mais sobre outras formas de otimizar as decisões empresariais? Então, confira o nosso e-book sobre como usar os dados a seu favor!

Posts relacionados

Deixe um comentário