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Já ouviu falar em Canvas Proposta de Valor? Veja como criar o seu!

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Com o Canvas Proposta de Valor, você pode definir o posicionamento de seu negócio em torno dos desejos e necessidades dos consumidores. Essa ferramenta é complementar ao famoso Business Model Canvas e aprofunda duas partes dessa técnica: a proposta de valor e o segmento de cliente.

Ao mapear, analisar e testar a proposta de valor de sua marca, é possível reunir informações que vão ajudar os clientes a conhecerem os diferenciais de seu negócio, optando por escolher o produto ou serviço que você oferece. 

Outra grande vantagem dessa ferramenta é que ela permite entender melhor as dores e as necessidades do seu nicho que devem ser resolvidas com seu produto ou serviço. Esse Canvas pode ser utilizado tanto quando você decide criar uma nova oferta quanto para otimizar um produto ou serviço já oferecido.

Continue a leitura e descubra como essa ferramenta funciona e como adotá-la em seu negócio.

Qual é a estrutura do Canvas Proposta de Valor?

Essa ferramenta de gestão está dividida em duas seções: o perfil do cliente e o mapa de valor. 

Perfil do cliente

Esse bloco se subdivide em 3 partes: tarefas do cliente, dores e ganhos. As tarefas do cliente reúnem informações que ajudam a conhecer melhor seu consumidor, descrevendo o que ele realiza no trabalho e na vida pessoal. O uso de personas aqui pode ajudar a definir esse perfil.

Na parte das dores, você deve descrever os problemas que fazem com que o consumidor procure por um produto ou serviço. Já na parte de ganhos, você deve descrever os benefícios e resultados que o seu consumidor deseja. É importante lembrar que esses ganhos não se relacionam apenas ao custo-benefício e incluem contribuições sociais e emoções positivas, por exemplo.

Mapa Valor

Ele se divide em 3 segmentos:

  • produtos e serviços: é a lista de tudo aquilo que sua marca oferece. É aqui também que você precisa responder às perguntas: “o que minha empresa oferece aos clientes?” “Qual é o diferencial do produto ou serviço que ofereço?” “Com que frequência esse cliente vai procurar minha marca?”.
  • analgésicos: aqui, você deve descrever como aliviar a dor do seu cliente. Ou seja, qual sua solução para entregar ao seu consumidor aquilo que ele espera? No caso de um produto ou serviço inovador, um analgésico pode ser a apresentação de um passo a passo para esse cliente, por exemplo.
  • criadores de ganhos: quais os benefícios que sua marca oferece aos consumidores?

Feito isso, é hora de identificar se essas respostas trazem valor para o perfil de cliente, identificado na parte anterior e se seu produto ou serviço está adequado às necessidades desses consumidores ideais.

Como adotar essa ferramenta em seu negócio?

Separamos algumas dicas para você adotar o Canvas Proposta de Valor na prática.

Use um Canvas para cada proposta de valor

Se sua marca inclui consumidores de diferentes perfis, é preciso criar uma proposta de valor para cada grupo específico.

Defina prioridades

Para garantir o foco, não tente resolver todas as dores dos consumidores ou focar em ganhos de uma única vez.

Procure saber o que seu cliente pensa

Invista em pesquisas de satisfação para saber se a sua descrição de perfil do cliente está alinhada às expectativas reais do seu consumidor. Pesquise sobre esse público nas redes sociais e em ferramentas como o Google Trends.

Faça as perguntas certas

Existem questões essenciais para o Canvas, mas você precisa pensar em outros questionamentos que surgem dentro do seu negócio.

Se uma das dores do seu cliente é a preocupação com a sustentabilidade, você pode precisar de mais informações para entender se esse consumidor está disposto a pagar mais por uma solução mais ecológica e se é possível adotar essa prática em seu negócio agora, por exemplo.

Quando bem estruturado, o Canvas Proposta de Valor pode ajudar você a encontrar a solução ideal para criar uma proposta de valor que conquiste os consumidores. 

Gostou de conhecer essa ferramenta? Deixe seu comentário e compartilhe suas impressões sobre o uso dessa estratégia em seu negócio.

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