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Já ouviu falar em Canvas Proposta de Valor? Veja como criar o seu!

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Com o Canvas Proposta de Valor, você pode definir o posicionamento de seu negócio em torno dos desejos e necessidades dos consumidores. Essa ferramenta é complementar ao famoso Business Model Canvas e aprofunda duas partes dessa técnica: a proposta de valor e o segmento de cliente.

Utilizar essa ferramenta é fundamental para que você tenha uma visão aprofundada quanto às possibilidades de melhoria em sua proposta, além da percepção de valor que sua marca consegue gerar.

Para explicar como você pode usar essa metodologia em favor do seu negócio, continue a leitura e veja como criar seu próprio Canvas Proposta de Valor.

O que é o Canvas Proposta de Valor?

O Canvas Proposta de Valor é um recurso visual bastante frequente nas atividades de planejamento estratégico. Ele pode ser utilizado para verificar a eficiência de uma proposta de valor da empresa ou mesmo de um produto, ou projeto específico.

Ele é construído com base em um conjunto de blocos que, ao serem preenchidos, apresentam informações relevantes sobre as necessidades e perfil do cliente.

Ao usar essa ferramenta, você consegue entender mais sobre o funcionamento do próprio negócio, além de melhorar a percepção sobre as necessidades dos clientes e como isso impacta na rentabilidade da marca.

Por que fazer Canvas Proposta de Valor?

Esse recurso traz impactos para o seu negócio, gera informações relevantes e promove inteligência para o processo de tomada de decisão. Veja, a seguir, os benefícios do uso dessa ferramenta:

  • traz informações claras sobre os clientes — permite o levantamento de dados que contribuem para que a empresa conheça as dores e necessidades do público-alvo, permitindo a elaboração de soluções personalizadas;
  • ajuda na criação de propostas persuasivas — isso ocorre porque a análise das dores e necessidades dos clientes ajuda a conhecer melhor o consumidor, permitindo a criação de propostas convincentes e capazes de atrair novos clientes;
  • otimiza a comunicação — esse processo também ajuda a melhorar a comunicação por gerar maior clareza sobre a proposta de valor do negócio, colaborando para que as estratégias de marketing apresentem com objetividade como sua marca gera valor;

Qual é a estrutura do Canvas Proposta de Valor?

Essa ferramenta de gestão está dividida em duas seções: o perfil do cliente e o mapa de valor.

Perfil do cliente

Esse bloco se subdivide em 3 partes: tarefas do cliente, dores e ganhos. Explicamos cada um deles, a seguir:

  • tarefas do cliente — essa parte reúne informações que ajudam a conhecer melhor seu consumidor, descrevendo o que ele realiza no trabalho e na vida pessoal. O uso de personas aqui pode ajudar a definir esse perfil;
  • dores do cliente — nessa etapa você deve descrever os problemas que fazem com que o consumidor procure por um produto ou serviço;
  • ganhos do cliente — aqui, deve-se descrever os benefícios e resultados que o seu consumidor deseja. É importante lembrar que esses ganhos não se relacionam apenas ao custo-benefício e incluem contribuições sociais e emoções positivas, por exemplo.

Mapa Valor

A outra parte do Canva Proposta de Valor também é dividida em 3 segmentos, os quais apresentamos em detalhes, a seguir:

  • produtos e serviços — é a lista de tudo aquilo que sua marca oferece. É aqui também que você precisa responder às perguntas: “o que minha empresa oferece aos clientes?” “Qual é o diferencial do produto ou serviço que ofereço?” “Com que frequência esse cliente vai procurar minha marca?”;
  • analgésicos — aqui, você deve descrever como aliviar a dor do seu cliente. Ou seja, qual sua solução para entregar ao seu consumidor aquilo que ele espera? No caso de um produto ou serviço inovador, um analgésico pode ser a apresentação de um passo a passo para esse cliente, por exemplo;
  • criadores de ganhos — essa etapa você deve se perguntar sobre as vantagens da sua marca. Pergunte-se: “quais os benefícios que sua marca oferece aos consumidores?”.

Feito isso, é hora de identificar se essas respostas trazem valor para o perfil de cliente, apontado na parte anterior, e se seu produto ou serviço está adequado às necessidades desses consumidores ideais.

Como adotar essa ferramenta em seu negócio?

Agora que você já conhece a estrutura do Canvas Proposta de Valor, que tal descobrir como incorporar esse modelo em seu negócio? Pensando nisso, separamos algumas dicas para você adotar a ferramenta, na prática.

Use um Canvas para cada proposta de valor

Se sua marca inclui consumidores de diferentes perfis, é preciso criar uma proposta de valor para cada grupo específico. Esse cuidado vai garantir maior entendimento sobre o que pode ser feito para agregar valor aos diferentes consumidores e melhorar a lucratividade do negócio.

Defina prioridades

Para garantir o foco, não tente resolver todas as dores dos consumidores ou focar em ganhos de uma única vez. No lugar disso, pense em como a sua marca pode resolver uma dor do seu cliente por vez.

Procure saber o que seu cliente pensa

Invista em pesquisas de satisfação para saber se a sua descrição de perfil do cliente está alinhada às expectativas reais do seu consumidor. Pesquise sobre esse público nas redes sociais e em ferramentas como o Google Trends.

Faça as perguntas certas

Existem questões essenciais para o Canvas, mas você precisa pensar em outros questionamentos que surgem dentro do seu negócio. Se uma das dores do seu cliente é a preocupação com a sustentabilidade, você pode precisar de mais informações para entender se esse consumidor está disposto a pagar mais por uma solução mais ecológica e se é possível adotar essa prática em seu negócio agora, por exemplo.

Como preencher o Canvas Proposta de Valor?

O primeiro passo para fazer o preenchimento é escolher um segmento de cliente. Após isso, inclua detalhes sobre o seu cliente na parte de tarefas. Aqui, você pode colocar aspectos como faixa etária, aspectos comportamentais e outros.

Em seguida, é o momento de elencar os principais problemas que o cliente enfrenta e quais são os ganhos que ele vai ter ao solucioná-las. Vale escolher entre 3 e 5 dores e ganhos, elencando os mais importantes.

Depois disso, é hora de entender como o seu produto pode ajudar a alcançar esses benefícios e a solucionar as dores do cliente. Por isso, preencha no Canvas todos os criadores de ganhos e analgésicos obtidos por meio da solução da sua empresa. Aqui também é válido escolher entre 3 e 5 criadores de ganhos, vinculando-os com as dores do cliente.

Por fim, defina em quais aspectos os seus itens superam os da concorrência e, a partir disso, crie diversas propostas de valor. Lembre-se que a comunicação deve ser clara e gerar confiança nos consumidores. Com isso, basta testar e ajustar o seu modelo.

Quando bem estruturado, o Canvas Proposta de Valor pode ajudar você a encontrar a solução ideal para criar uma proposta de valor que conquiste os consumidores. Por isso, ele é tão adotado por grandes empresas que já conquistaram sucesso em seus respectivos mercados de atuação.

Gostou de conhecer essa ferramenta? Deixe seu comentário e compartilhe suas impressões sobre o uso dessa estratégia em seu negócio.

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