Saiba como fazer sua empresa crescer financeiramente de forma efetiva

6 minutos para ler

Todo empresário quer fazer sua empresa crescer financeiramente, principalmente quem tem um pequeno negócio e que começou a operar há pouco tempo. O planejamento financeiro tem um papel fundamental para alcançar esse objetivo, já que ele ajuda a prever os gastos e estipular o volume de vendas necessário para cobri-los.

Neste artigo, você vai aprender a se planejar adequadamente para fazer o seu negócio crescer financeiramente. Apresentaremos dicas de ações e ferramentas que farão toda a diferença. Confira!

Como fazer sua empresa crescer financeiramente?

Como empresário, você já deve ter notado que o aumento no volume de vendas não é o único fator responsável para o crescimento financeiro da empresa. Afinal, mesmo que haja uma expansão no faturamento, existem basicamente dois fatores que podem enfraquecer um negócio: falta de planejamento e ineficiência na gestão.

É possível lidar com essas duas questões, desde que você tome alguns cuidados, como os que apresentaremos a seguir.

Separe as finanças pessoais das profissionais

A partir do momento em que alguém abre uma empresa, ela se torna duas pessoas diferentes: a física e a jurídica. Isso deve refletir no controle financeiro, de forma que cada uma tenha suas próprias receitas e despesas.

Por manter as finanças separadas, fica muito mais fácil entender como o dinheiro está sendo utilizado e encontrar oportunidades de melhoria. Ou seja, é uma forma de melhorar o controle financeiro de ambas as partes.

Faça um planejamento dos gastos

Planeje o que pretende gastar ao longo de todo o ano. Quanto maior for o nível de detalhe, mais eficiente o controle tende a ser. Utilize as informações dos períodos anteriores para ter uma previsão mais precisa das finanças e não se esqueça de separar uma margem para variações de preços e pequenos imprevistos.

Acompanhe o fluxo de caixa com rigor

O acompanhamento do fluxo de caixa é essencial para manter as finanças dentro do planejado. Faça uma conferência diária das movimentações e do saldo das contas bancárias, verifique se os valores estão corretos e não deixe que essa tarefa se acumule por muitos dias.

Outro ponto muito importante é o cumprimento dos prazos. Cada conta que é paga em atraso gera multa e, por menor que ela seja, consome a margem de lucro. Por isso, ações simples como manter uma planilha com os vencimentos da semana sempre atualizada já é o suficiente para evitar o problema.

Deixar de fazer isso pode resultar em um problema financeiro permanecer oculto por um longo tempo, de forma que, quando ele é descoberto, talvez seja muito difícil resolver a situação. Por outro lado, um controle eficiente do fluxo de caixa protege a saúde financeira da empresa.

Tenha um plano de negócios bem estruturado

Ter um plano de negócios é um dos requisitos básicos para alcançar o sucesso, e isso faz uma grande diferença na sustentabilidade financeira de uma empresa.

O plano de negócios é um documento que contém todo o plano estratégico e operacional da empresa para o curto, o médio e o longo prazo, servindo como um guia. Por isso, é a maneira correta de começar um negócio, tendo como base um planejamento sólido!

Busque parcerias

Outra boa maneira de fazer a empresa crescer financeiramente está na busca por parcerias. Afinal, é sempre bom ter ajuda para enfrentar os constantes desafios da caminhada empreendedora. Além disso, as dinâmicas atuais do mercado exigem que esse tipo de ação seja feita, visto que vivemos em um mundo cada vez mais colaborativo.

Nesse sentido, é mais do que indicado fazer parcerias com empresas que possam ajudar a alavancar o crescimento, fornecendo serviços e produtos complementares ou trabalhando com revenda. Também vale a pena contar com influenciadores digitais, visto que eles têm um público muito fiel.

Procure cursos e eventos de capacitação

Não se esqueça de que estudar e se capacitar nunca é demais. Na verdade, é essencial adquirir conhecimento para fazer uma boa gestão financeira do negócio.

Inclusive, hoje é muito mais fácil buscar conhecimento, tendo em vista a grande disponibilidade de cursos e eventos de diversas temáticas — entre elas, as que estão relacionadas com a gestão de negócios.

O Sebrae Alagoas conta com eventos anuais que ajudam os micro e pequenos empresários a se capacitarem, de forma que consigam fazer uma gestão mais consciente e orientada ao crescimento.

Quais ferramentas podem ser úteis no planejamento financeiro?

O universo da gestão empresarial dispõe de inúmeras ferramentas que ajudam no cotidiano dos responsáveis pelo controle administrativo e financeiro de um negócio. Entre elas, vamos destacar algumas que impactam diretamente as ações que fazem uma empresa crescer financeiramente. Acompanhe.

5W2H

O 5W2H é uma ferramenta excelente para definir questões mais estratégicas relacionadas com o atingimento de metas. O objetivo dela é oferecer uma resposta às 7 perguntas abaixo:

  • who (quem);
  • what (o que);
  • where (onde);
  • why (por que);
  • how (como);
  • how much (quanto custa).

Business Model Canvas 

O Business Model Canvas é uma ferramenta que auxilia na definição do modelo de negócio da empresa, ou seja, qual é a proposta de valor que será feita aos clientes. O ideal é que ela seja utilizada antes mesmo de dar início às operações ou sempre que houver a necessidade de uma mudança mais substancial no negócio. 

O Business Model Canvas visa a deixar bem claro os seguintes elementos:

  • proposta de valor;
  • segmentos de clientes;
  • parceiros-chave;
  • atividades-chave;
  • recursos-chave;
  • relacionamento com o cliente;
  • canais de entrega;
  • estrutura de custos;
  • fluxo de receitas.

Design thinking

Por fim, existe uma ferramenta que se tornou muito popular, trazendo inovação e a cultura de ideias para as empresas. Sua abordagem aplica a empatia no contexto de um problema do cliente e imerge nele, visando à compreensão verdadeira da dor que precisa ser resolvida. Feito isso, inicia-se a etapa de construção da solução.

Embora o processo possa ser longo, quando o Design Thinking é bem aplicado, as chances de criar soluções inovadoras e criativas são grandes.

Como você pôde notar, fazer uma empresa crescer financeiramente é um grande desafio, mas é totalmente realizável. Seguindo as dicas que demos neste artigo, o seu negócio pode alcançar novos patamares e se estabelecer de forma sustentável no mercado. Por isso, não espere mais, comece a colocar esse conhecimento em prática agora mesmo!

O que achou deste post? Siga o Sebrae Alagoas no Facebook, Instagram e YouTube e fique por dentro das melhores práticas para a gestão do seu negócio!

Posts relacionados